Miranda do Douro: 11 peregrinos mirandeses vão a caminho de Fátima

De 18 a 25 de março, um grupo de 11 peregrinos, naturais de Miranda do Douro, vão percorrer 370 quilómetros até ao Santuário de Nossa Senhora, em Fátima, com os propósitos de aprofundar a fé e os laços de amizade.

Os 11 peregrinos mirandeses, seis mulheres e cinco homens, têm idades compreendidas entre os 37 e os 67 anos.

Questionámos o casal Bruno Rodrigues e Sandra Argulho, sobre o que os motiva a percorrer quase 400 quilómetros entre Miranda do Douro e Fátima. Ambos responderam que a principal motivação é a fé, a confiança em Deus.

“É a primeira vez que vamos fazer uma aventura destas. Estamos conscientes que vamos passar pelas dificuldades do cansaço e da dor física. Mas todo o grupo tem uma grande vontade de fazer esta peregrinação e acalenta a esperança de chegar ao Santuário de Nossa Senhora, em Fátima”, disseram.

Ao longo dos últimos meses, o grupo de peregrinos fez treinos aos fins-de-semanas, para se prepararem para a longa caminhada de 370 quilómetros.

Em cada etapa, os peregrinos mirandeses vão percorrer uma distância média diária de 37 quilómetros.

A peregrinação está planeada para ser realizada em 10 etapas diárias. 1º dia: Miranda do Douro – Tó (Mogadouro); 2º dia: Tó – Carviçais; 3º dia: Carviçais – Vila Nova de Foz Coa; 4º dia: Foz Coa – Moitos de Trancoso; 5º dia: Trancoso – Celorico da Beira; 6º dia: Celorico da Beira – São Romos (Seia); 7º dia: São Romos (Seia) – Arganil; 8º dia: Arganil – Bairro Novo (Miranda do Corvo); 9º dia: Miranda do Corvo – Alvaiázere; 10º dia: Alvaiázere – Fátima.

Raúl Silva., vai ser o responsável pela carrinha de apoio e tem como missão, assegurar a logísitica da peregrinação, desde o transporte das bagagens, do material de apoio (água, sumos, fruta) e de assistência aos peregrinos.

“Quando soube da intenção deste grupo de mirandeses de peregrinar até Fátima, disponibilizei-me para os acompanhar pela fé e devoção que tenho a Nossa Senhora”, disse.

Em cada dia, os peregrinos iniciam a jornada com uma oração da manhã, que consta no Guia da Peregrinação “Miranda do Douro a Fátima 2023” elaborado expressamente para esta grande aventura coletiva.

“A dimensão espiritual é uma parte fundamental desta nossa peregrinação a Fátima. Por isso, vamos iniciar cada dia com uma oração da manhã. Ao início da tarde, vamos rezar o terço em conjunto. Na nossa chegada às localidades, se houver missa também vamos participar nas celebrações. Para além destes momentos de oração, cada peregrino, poderá, individualmente, fazer as suas próprias orações e meditações usando o guia da peregrinação, onde consta. por exemplo, um pensamento diário”, explicou.

Segundo o grupo denominado “Cartolinhas Peregrinos”, ao longo da peregrinação, as pausas para o almoço vão ser breves de modo a não perder o ritmo da caminhada e os alojamentos vão ser feitos em corporações dos bombeiros.

“Em Vila Nova de Foz Côa, a corporação dos bombeiros vai oferecer-nos o alojamento e o jantar”, destacaram.

Os “Cartolinhas Peregrinos” elaboraram também uma credencial do peregrino, para que em cada localidade recebam o carimbo da paróquia.

O dia da chegada a Fátima está previsto para o dia 25 de março. Aí chegados, os peregrinos de Miranda do Douro, esperam juntar-se à procissão das velas, que vai realizar-se na noite desse sábado. No dia seguinte, Domingo, às 11h00, os peregrinos mirandeses pretendem concluir esta sua aventura, com a participação na Eucaristia Dominical, na Basílica da Santíssima Trindade.

Quem pretenda acompanhar a peregrinação do grupo de mirandeses a Fátima, poderá fazê-lo através da página de facebook Cartolinhas Peregrinos.

A peregrinação a Fatima conta com o apoio do município de Miranda do Douro, da Freguesia de Miranda do Douro, do Motoclube Cartolicas Zinantes e das seguintes empresas: Espaço Fisio, Elite wine and spirits, Intermarché de Miranda do Douro, Restaurante Miradouro e Quinas Horas Refrescantes.

HA

Deixe um comentário