Igreja: “Peregrinos por 1 dia” continuam a aprofundar a fé e a amizade

No Sábado, dia 14 de janeiro, cerca de 100 peregrinos portugueses e espanhóis percorreram mais uma etapa da rota dos santuários marianos existentes na raia, desta vez entre a igreja da Virgem de La Salud, em Alcañices até à capela da Virgen de La Soledad, em Trabazos.

A iniciativa denominada “Peregrinos por 1 dia” surgiu em 2014, graças à colaboração entre a paróquia de Miranda do Douro e a delegação da religiosidade popular da diocese de Zamora.

A peregrinação do dia 14 de janeiro iniciou-se com uma oração da manhã, na igreja da Virgen de La Salud, em Alcañices, orientada pelo padre espanhol Fernando Ruiz.

Ainda na igreja de Alcañices, o sacerdote espanhol, deu a conhecer aos peregrinos, espanhóis e portugueses, algumas das imagens que aí existem, com destaque para o Cristo românico e a imagem da Virgem de la Salud.

“A atual imagem da Virgen da La Salud data de 1920. A imagem original foi destruída num incêndio em 1917 que evocava a aparição da Virgem Maria nesta região”, explicou.

Depois da oração da manhã e da visita guiada à igreja da Virgem de La Salud, em Alcañices, os peregrinos iniciaram a caminhada em direção ao santuário da Virgem de La Soledad, em Trabazos.

Uma das peregrinas, a espanhola, Mercedes Martin, explicou que a grande participação dos espanhóis nestas caminhadas deve-se à grande ligação de “nuestros hermanos” ao Caminho de Santiago.

“Na década de 1990 houve uma grande promoção do Caminho de Santiago e não só do caminho ou percurso vindo de França, mas também de outros percursos como o caminho português, que é percorrido desde a Idade Média”, explicou.

Mercedes Martins, informou que a atividade “Peregrinos por 1 dia” insere-se no propósito de percorrer, mensalmente, uma etapa do Caminho de Santiago.

“Esta atividade conjunta da diocese de Zamora com a paróquia de Miranda do Douro é um modo de continuarmos a percorrer e promover o Caminho de Santiago”, acrescentou.

Na peregrinação do dia 14 de janeiro, uma centena peregrinos percorreu a distância de 14,5 quilómetros, entre Alcañices e Trabazos, sempre por caminhos rurais e atravessando campos e florestas.

Nestas peregrinações mensais, para além do exercício físico, os peregrinos têm a oportunidade de conviver e de conhecerem-se entre si, bem como de desfrutar de momentos de contemplação na natureza e de reflexão enquanto caminham.

Após a caminhada e chegados ao santuário da Virgen de La Soledad, em Trabazos, os peregrinos portugueses e espanhóis, participaram na missa, presidida pelo padre Javier Campos.

Na homília, o sacerdote espanhol, evocando a soledade da Virgem Maria, lembrou que Cristo quis assumir a cruz e a nossa fragilidade.

Na capela dedicada à Mãe de Deus, o padre Javier Campos, animou os peregrinos a olhar uns para os outros com compaixão e a ser consoladores nos momentos de dor e solidão.

A atividade “Peregrinos por 1 dia” vai prosseguir no próximo dia 25 de fevereiro, com a etapa entre o santuário da Virgen de La Salud, em Trabazos, e o santuário de Nossa Senhora da Ribeira, em Quintanilha.

HA

Deixe um comentário