Vimioso: Feira de São Lourenço com muito público

A vila de Vimioso celebrou a 10 de agosto, o feriado municipal, com a realização da célebre feira de São Lourenço, a que se juntou o concurso concelhio de bovinos da raça mirandesa e a luta de touros.

A madrugada do dia 10 de agosto começou com a chegada da tão desejada chuva e nem a manhã molhada desanimou os feirantes e o muito público, de se deslocaram a Vimioso, para participar na conhecida feira de São Lourenço.

Para o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, neste dia de feriado municipal, o propósito da autarquia é proporcionar um dia de festa para toda a população do concelho e também para os muitos emigrantes que estão de visita às suas terras de origem.

“O Dia do Município começa com a feira de São Lourenço que habitualmente atrai muitos vendedores e também muito público. Despois há o concurso de bovinos de raça mirandesa, que felizmente tem sido um sucesso ao longo dos anos. E o dia culmina com os espetáculo musicais. Com esse programa variado queremos que o feriado municipal seja um dia de festa para o povo” – Jorge Fidalgo.

E se o povo compareceu em peso na feira de São Lourenço, este ano os feirantes acabaram por ser menos do que o habitual. Segundo José André, funcionário da município de Vimioso, a trovoada e a chuva da madrugada e o atual preço dos combustíveis poderão ter desanimado alguns vendedores.

“Este ano, a maioria dos feirantes são do distrito de Bragança. Penso que a chuva e o preço dos combustíveis impediu a vinda dos feirantes de outras zonas do país. Mesmo assim, há muito público, em particular, muitos emigrantes” – José André.

O feirante, Paulo José, veio de Bragança e disse que a feira de São Lourenço estava a correr bem. Questionado sobre os produtos mais procurados na sua tenda, indicou que o público procurava sobretudo sapatilhas e sandálias para o verão.

Por seu lado, Inês Santos mostrou-se preocupada que a chuva inicial da manhã afastasse as pessoas da feira. Como isso não aconteceu, as vendas de carne e de presunto correram significativamente bem.

Por sua vez, Alice Marvila, feirante de atoalhados disse que as vendas correram bem e as pessoas compraram jogos de cama, cobertores, colchas e jogos de banho.

Do lado do público, José António Jerónimo Gago, emigrante português a viver em Vitória (Espanha), mostrou-se muito agradado com a feira de São Lourenço, mas queixou-se do preço elevado dos produtos.

Paralelamente, à feira de São Lourenço estava a decorrer o concurso concelhio de bovinos de raça mirandesa, que este ano reuniu 80 animais desta raça autóctone.

De acordo com o programa, às 17h00 realizou-se as tradicionais lutas de touros.

Para o final do dia estava agendadas as atuações do fadista Camané, às 23h00, seguida do DJ Overrule, mas por causa da trovoada e da chuva os espetáculos musicais foram cancelados.

HA

Deixe um comentário