Miranda do Douro: Pizzaria Gorgonzola pretende obter certificação internacional
A pizzaria Gorgonzola, em Miranda do Douro, é muito apreciada pela qualidade das suas pizzas, uma distinção que segundo o pizaiolo, Emanuel Soares, resulta de um processo de aprendizagem, no qual aprendeu a preparar a massa e a escolher os melhores ingredientes, segundo a arte tradicional napolitana.
Emanuel Soares apaixonou-se pela esposa, Margarida, natural de Bemposta e decidiram viver no planalto mirandês. Em 2006, viu um letreiro na porta de uma pizzaria, em Miranda do Douro, com a inscrição “Passa-se”. Falou com o proprietário, chegaram a um acordo, recebeu uma formação (de um único dia!) e desde aí começou a sua aventura como pizeiro.
Nos primeiros 12 anos desta aventura profissional foi um autodidata e procurou aprender o ofício por si mesmo. Até que em novembro de 2018, decidiu procurar aconselhamento e formação profissional, junto do italiano Giuseppe Irace.
“Este formador italiano, trabalha numa pizzaria em Barcelos, e procura transmitir o saber da confeção das pizzas tradicionais italianas, como a finalidade de preservar esta arte tradicional”, disse.
Ao longo de cinco dias, Emanuel Soares, acompanhou o trabalho deste mestre napolitano, com quem aprendeu várias técnicas, que lhe permitiram começar a confecionar a pizza clássica italiana, a napolitana, entre outras pizzas.
Descobriu, por exemplo, que a qualidade das pizzas começa na preparação da massa e na escolha dos ingredientes.
Concluída a formação, Emanuel Soares obteve o certificado internacional de pizzaiolo (pizeiro).
“Aconselho todos os comerciantes, empresários e artesãos a procurarem sempre evoluir profissionalmente e a adquirem novos conhecimentos. Ao fazê-lo, estão a contribuir para desenvolver os seus negócios e artes, a dar-lhes mais requinte e qualidade e por conseguinte, a tornar Miranda do Douro mais atrativa”, disse.
Segundo Emanuel Soares, a pizza é o prato mais popular em todo o mundo e é apreciada por todas as idades. À pizzaria Gorgonzola acorrem jovens, adultos, famílias e até os vizinhos espanhóis.
“A população de Miranda do Douro aprecia as pizzas com fumeiro. Já os espanhóis preferem as pizzas com queijo”, indicou.
Em setembro ou outubro deste ano, a pizzaria Gorgonzola vai ser remodelada com os objetivos de tornar o espaço interior mais acolhedor, pretende-se ainda reorganizar o espaço de trabalho e obter a certificação internacional da pizza Gorgonzola.
“As obras estão agendadas lá para setembro ou outubro e têm por grande objetivo elevar as nossas pizzas a um nível superior e obter o certificado internacional da pizza napolitana ”, adiantou.
“Gorgonzola” é o nome do queijo picante de leite de vaca, originário de Gorgonzola (Itália), de pasta mole e amanteigada, com o interior raiado de mofo e cheiro intenso.
HA