Sendim: “Levamos o Carnaval muito a sério” – Luís Santiago

Na próxima terça-feira, dia 1 de março, a vila de Sendim vai voltar a festejar o Carnaval, uma tradição muito apreciada pela população sendinesa, que leva muito “a sério” a brincadeira do carnaval, como nos contou Luís Santiago, presidente da freguesia local.

“Tradicionalmente, o Carnaval em Sendim é muito animado”, começou por dizer.

De acordo com o jovem autarca, antigamente esta festa era organizada pelas diferentes ruas da vila sendindesa. Mas hoje, dado o decréscimo da população residente, a animação do Carnaval passou a ser feita por grupos de amigos.

“Nunca deixaremos acabar esta tradição”, afirmou Luís Santiago, presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor.

Assim, no dia 1 de março, o dia de Carnaval vai iniciar-se às 14h30, com a concentração das pessoas no largo de São Sebastião, em Sendim. De seguida, os participantes no cortejo vão dirigir-se para a praça central da vila, onde cada grupo devidamente “mascarado” vai fazer a sua apresentação à população.

“Em Sendim, é habitual enfeitar os tratores com tudo o que há em casa: sacas, toldos, alfaias agrícolas, etc.”.

De acordo com Luís Santiago, no dia de Carnaval há pessoas em Sendim com muito humor, que brindam a população local com histórias engraçadas e sátiras, inspiradas nos acontecimentos da vila ao longo do ano.

Finalizado o desfile e as apresentações dos vários grupos, ao final da tarde (18h30), os participantes vão preparar os trajes para encenar o “Enterro do Entrudo”.

“Vamos queimar o entrudo (ou carnaval) pelas ruas da vila, para terminar junto ao adro da Igreja matriz”, explicou.

Segundo o presidente da freguesia, o Carnaval atrai muito público à vila sendinesa.

“Sendim é a localidade do planalto mirandês onde se celebra “a sério” a brincadeira do Carnaval! E este ano, em que há tolerância de ponto esperamos a vinda de muitas pessoas para a tarde carnavalesca”, concluiu Luís Santiago, convidando todos a visitarem e participarem no Carnaval de Sendim.

HA

Deixe um comentário