Miranda do Douro: Executivo municipal informou sobre o trabalho realizado em quatro meses

No decorrer da assembleia municipal, realizada a 18 de fevereiro, o executivo liderado por Helena Barril deu a conhecer ao vereador da oposição, aos presidentes de freguesias e aos deputados municipais, o trabalho realizado nestes primeiros quatro meses de governação do concelho de Miranda do Douro.

A assembleia municipal realizou-se no mini-auditório da Câmara Municipal de Miranda do Douro e no decorrer da assembleia, os vários presidentes de freguesias e deputados municipais começaram por expor ao executivo municipal, os assuntos e problemas que urge resolver nas freguesias de Miranda do Douro.

Entre os assuntos abordados, os presentes congratularam-se pelo voto de louvor ao Capitão Cristiano Gonçalves, Comandante do Destacamento de Miranda do Douro da Guarda Nacional Republicana (GNR) pelos serviços prestados à população.

Entre outros assuntos, no decorrer da assembleia municipal falou-se da falta de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Atenor e de Reservatórios de Água em Fonte Ladrão e Atenor; da limpeza e manutenção das aldeias; do fim da utilização de herbicidas nas limpezas urbanísticas; do regulamento das aposentações aprovado pelo anterior executivo; do centro de inovação tecnológica e ser implementado em Sendim; dos estágios desportivos das seleções nacionais, em Miranda do Douro; do centro de melhoramento das raças autóctones, em Malhadas; do financiamento para a reabilitação e construção de habitação social; e do protocolo assinado com a Santa Casa da Misericórdia para a cedência de um terreno para construção de um novo lar para as pessoas idosas.

Sobre a falta de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) em Atenor, o vice-presidente do município, Nuno Rodrigues lamentou que “Atenor seja a única do concelho que não dispõe de uma ETAR, mas vai ter”, assegurou.

Por sua vez, o presidente da União de Freguesias de Ifanes e Paradela questionou o executivo municipal sobre a razão da interrupção das obras no miradouro de Paradela. Em resposta, o vereador responsável pelo pelouro das obras, Vitor Bernardo, respondeu que foram detetadas irregularidades na construção.

Os presidentes das freguesias do concelho de Miranda do Douro também questionaram a equipa de Helena Barril, sobre os protocolos que pretendem estabelecer com as freguesias. Nesta matéria, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro informou que vão iniciar reuniões com as várias freguesias para estabelecer esses protocolos de cooperação.

Numa das suas intervenções, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro referiu-se, uma vez mais, à insuficiência de resposta do centro de saúde local e reiterou que foi solicitado à Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSN) o alargamento do horário até às 24 horas.

“No concelho de Miranda do Douro há qualidade de vida, mas o serviço de saúde continua a ser o nosso calcanhar de aquiles”, protestou.

Helena Barril acolheu de bom grado a sugestão da “assembleia municipal jovem” e referiu que “quanto mais cedo os jovens começarem a interessar-se e a trabalhar pela defesa do bem público, melhor”.

No âmbito do fornecimento de água à população, a presidente de Miranda do Douro lamentou as sucessivas avarias no sistema e agradeceu aos canalizadores do município pelo incansável trabalho realizado na resolução destes problemas.

Sobre este problema, a autarca criticou o facto de não existir uma mapa das canalizações que permita detetar e resolver estes problemas que afetam a vida da população.

No âmbito do fornecimento de água à população, a presidente de Miranda do Douro lamentou as sucessivas avarias no sistema e agradeceu aos canalizadores do município pelo incansável trabalho realizado na resolução destes problemas.

Na conclusão da sua intervenção, Helena Barril, disse que estes primeiros quatro meses de trabalho na liderança da Câmara Municipal têm sido muito intensos e apelou ao empenho de todos em prol do desenvolvimento do concelho de Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário