Miranda do Douro: Município atribuiu 15 bolsas de estudo
O município de Miranda do Douro atribuiu 15 bolsas de estudo a alunos do ensino superior, num investimento total de cerca de 16.500 euros, foi divulgado.
“Este apoio visa minimizar o impacto das despesas das famílias mais carenciadas e assim apoiar os estudantes no seu dia a dia no ensino superior”, explicou a presidente da câmara, Helena Barril.
“Consciente do papel fundamental que a educação desempenha no desenvolvimento social, económico e cultural do nosso concelho e da necessidade de garantir igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, a autarquia considera essencial implementar medidas para apoiar estudantes carenciados que, devido à situação económica do seu agregado familiar, têm dificuldade em prosseguir os seus estudos”, pode ler-se no sítio electrónico da autarquia.
Cada bolsa de estudo tem um valor de 1.097 euros e a autarquia pretende que no próximo ano, o apoio financeiro seja superior.
Na edição deste ano, foram entregues 25 candidaturas, mas 10 dos processos não preenchiam os requisitos do regulamento. Segundo a autarquia de Miranda do Douro, as bolsas são atribuídas tendo por base o rendimento mensal per capita do agregado familiar, sendo admitidos apenas os candidatos cujo rendimento seja inferior ou igual ao Indexante de Apoios Sociais (IAS).
Fonte: Lusa e HA