Mogadouro: 58 universitários regressam para a Missão País
De 15 a 22 de fevereiro, Mogadouro volta a acolher a vinda e a estadia de 58 jovens estudantes universitários, que ao longo de uma semana vão realizar ações de voluntariado nas escolas e lares de idosos do concelho, no âmbito da Missão País 2026, um projeto católico cujo objetivo é evangelizar através do testemunho da fé, do serviço e da caridade.

Os estudantes universitários da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Margarida Figueiredo e Guilherme Arêde, indicaram que este ano, a Missão País tem como lema “A Paz seja convosco!”. Inspirado nas primeiras palavras de Leão XIV, aquando da sua eleição como Papa, o lema tem o propósito de construir a paz e a concórdia num mundo atormentado pelas guerras e conflitos.
“Neste terceiro ano, vêm para o concelho de Mogadouro, 58 jovens universitários maioritariamente da Faculdade de Mediciona da Universidade do Porto (FMUP) e outros estudantes de outras faculdades”, indicaram os chefes da Missão País, em Mogadouro, Margarida Figueiredo e Guilherme Arêde.
De acordo com os jovens universitários, o grande propósito da Missão País é anunciar Jesus através da presença e do serviço nos lares de idosos, nas creches e nas atividades de ocupação de tempos livres (ATL).
“Outra forma de anunciar Jesus é a atividade do porta-a-porta, através da qual somos acompanhados da imagem de Nossa Senhora, a Mãe Peregrina, para conversar e fazer companhia às pessoas que vivem mais sozinhas”, disseram.
No serviço, os jovens universitários vão ajudar nas várias instituições de solidariedade social (IPSS’s) da cidade e do concelho de Mogadouro.
“Vários grupos de voluntários vão estar presentes e ajudar em instituições como o Agrupamento de Escola de Mogadouro, a Santa Casa da Misericórdia, o Espaço + e os lares nas aldeias de Bemposta, Remondes, Bruçó e Urrós”, indicaram.
Outra dimensão importante do projeto Missão País é a oração e o apostolado, com atividades como a participação diária na eucaristia, a oração do terço e a animação da catequese e do agrupamento de escuteiros de Mogadouro.
“O nosso dia-a-dia começa com uma oração da manhã e termina sempre com a oração da noite. Diariamente vamos participar na celebração da missa com a comunidade paroquial de Mogadouro. Também rezamos o terço e em grupo há momentos de reflexão e partilha entre nós, os missionários”, disseram.
Outro destaque da Missão País é a preparação de uma peça teatral, ao longo da semana, para ser apresentada à população de Mogadouro, no serão de sábado, dia 21 de fevereiro, na Casa da Cultura, às 21h00.
Em Mogadouro, a Missão País culmina no Domingo, dia 22 de fevereiro, com a celebração da eucaristia, na igreja matriz de Mogadouro, às 11h00.
“É o culminar de três anos de missão em Mogadouro. O primeiro ano foi de acolhimento. O segundo ano foi de transformação. E este terceiro ano é de envio. Um envio da comunidade de Mogadouro, para que agora se sinta chamada a dar continuidade à missão”, animam os chefes, Margarida Figueiredo e Guilherme Arêde.
Missão Pais 2026
Neste ano de 2026, o projeto Missão País envolve 4300 missionários de 60 faculdades, em 75 localidades de Portugal continental e ilhas, desde meados de janeiro e até ao fim deste mês de fevereiro.
‘A Paz seja convosco’, é o lema da Missão País 2026, com fundamento no Evangelho onde São João relata a aparição de Jesus aos discípulos (João 20, 19-29), e a imagem deste ano apresenta os símbolos do projeto: a cruz, deitada, com a silhueta de uma pessoa no meio, voltada para Cristo, que está na extremidade na cruz.
Grená, a “cor da carne”, é a cor desta edição 2026 deste projeto universitário português, a Missão País explica que “Tomé mostra a fragilidade humana ao não ter medo de dizer as suas dúvidas, ao pedir sinais – é o gémeo da humanidade, é carne como nós!”
HA
