Vimioso: Inscrições para o Rancho Folclórico que celebra 30 anos

Estão abertas as inscrições para o Rancho Folclórico de Vimioso, que está prestes a celebrar 30 anos, foi fundado a 25 de abril de 1996 e apesar do despovoamento e do êxodo dos jovens, esta associação cultural pretende manter-se ativa no trabalho de recolha, salvaguarda e divulgação dos cantares e danças tradicionais.

Na preparação do 30º aniversário do Rancho Folclórico de Vimioso, a presidente da Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV), Elisabete Fidalgo, adiantou que em colaboração com o município, pretendem assinalar esta data, no próximo dia 25 de abril.

“Para celebrar o 30º aniversário do Rancho Folclórico de Vimioso, gostaríamos de organizar um evento comemorativo com a participação de outros ranchos e sessões de interação e dança com o público”, adiantou a dirigente associativa.

Questionada sobre o que foi mais gratificante ao longo destas três décadas na direção da Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV), Elisabete Fidalgo, destacou as amizades e o espírito de missão das pessoas na salvaguarda e divulgação da cultura popular de Vimioso.

“Desde a fundação do Rancho Folclórico de Vimioso, em 1996, organizámos todos os anos, o Festival de Folclore de Vimioso, que conta com a participação de grupos de várias regiões do país e do estrangeiro, com os quais estabelecemos intercâmbios ou permutas”, disse.

No que respeita, às dificuldades, a dirigente associativa indicou que o maior problema continua a ser o despovoamento e o êxodo dos jovens, por causa da falta de ensino secundário no Agrupamento de Escolas de Vimioso.

“O despovoamento e o êxodo dos jovens são fatores que põem em risco a continuidade do Rancho Folclórico de Vimioso. Por outro lado, recordo que a Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV) é uma entidade sem fins lucrativos, ou seja, as pessoas participam voluntariamente, porque gostam das danças, do canto, da música e pela afeição que têm pelo folclore e pelas tradições da nossa terra”, disse.

Segundo a ADCCV, atualmente, participam no Rancho Folclórico de Vimioso, 41 pessoas (adultos, jovens e crianças), maioritariamente do concelho de Vimioso e algumas do concelho vizinho de Miranda do Douro.

“Os ensaios do Rancho Folclórico de Vimioso realizam-se nos serões de sexta-feira, a partir das 21h00, no pavilhão multiusos. De momento, abrimos as inscrições para admissão de novos membros, na dança, no canto e nos instrumentos musicais”, informou.

De acordo com a presidente da Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV), Elisabete Fidalgo, “o folclore está na moda” e há cada vez mais jovens a interessarem-se pela música e pela dança tradicional.

“Os jovens divertem-se muito ao dançar e cantar nos ranchos folclóricos. Esta participação também lhes permite conhecerem outras regiões, culturas e pessoas, no país e no estrangeiro, o que torna os jovens mais abertos, cultos e sociáveis”, destacou.

No repertório, o Rancho Folclórico de Vimioso já editou dois CD’s, com temas como “Ó Celeste vem comigo”, “Carrinho Transmontano”, “A Castanha do Ouriço”, “Os Pratos da Cantoneira”, “Loureiro” ou “Maganão”, recolhidos junto da população mais idosa do concelho de Vimioso.

“Neste momento, estamos a preparar um terceiro CD, desta vez com temas alusivos aos Cantares dos Reis e à tradição da Encomendação das Almas”, adiantou.

No Domingo, dia 8 de fevereiro, o Rancho Folclórico de Vimioso vai atuar na Feira do Fumeiro, em Vinhais.

HA

Deixe um comentário