Miranda do Douro: Festival de Sabores Mirandeses de 13 a 15 de fevereiro
No fim-de-semana de 13, 14 e 15 de fevereiro, Miranda do Douro é o palco do XXVII Festival de Sabores Mirandeses, um certame anual de gastronomia e artesanato, que nesta edição tem como destaques as sessões de culinária dedicadas à tabafeia e ao caldo de cascas, as montarias ao javali e os concertos musicais dos Zingarus, Atoa e Cláudia Martins & Minhotos Marotos.

O município de Miranda do Douro, organizador do evento, indica que vão participar no certame, cerca de uma centena de produtores e artesãos, dando a conhecer os sabores e produtos tradicionais da Terra de Miranda.
“Descubra a qualidade inigualável da carne de Vitela Mirandesa, do Cordeiro de Raça Churra Galega Mirandesa, do fumeiro, delicie-se com a doçaria e aprecie o artesanato das gentes do planalto mirandês”, convida o município.
Para realçar o sabor da gastronomia mirandesa, no sábado, dia 14 de fevereiro, o Chef de Cozinha, Marco Gomes, vai apresentar o workshop “A Tabafeia: Sabor Tradicional da Terra de Miranda”. No dia seguinte, 15 de fevereiro, o Chef, João França, vai confeccionar um “Caldo de Cascas – Aroma Intenso da Terra de Miranda”.
Como acontece todos os anos, o Festival de Sabores Mirandeses vai presentear os visitantes com outras marcas identitárias da região, como são a língua e cultura mirandesa, as raças autóctones, a música dos gaiteiros e danças dos pauliteiros.
Nos espetáculos musicais, os destaques são os concertos dos Zingarus (13 de fevereiro, Atoa (14 de fevereiro) e Cláudia Martins & Minhotos Marotos (15 de fevereiro).
Inserido no Festival de Sabores Mirandeses, realiza-se em simultâneo, o Encontro Cinegético do Concelho de Miranda do Douro, com duas montarias ao javali, em Palaçoulo, a 14 de fevereiro e em Aldeia Nova, no dia 15 de fevereiro.
“O Encontro Cinegético é uma atividade que atrai centenas de caçadores ao concelho de Miranda do Douro, durante o fim-de-semana o que permite promover os recursos cinegéticos da região e em simultâneo dar a conhecer o patrimônio natural e cultural da Terra de Miranda”, acrescente o município.
Na estadia em Miranda do Douro, habitualmente, os caçadores e as suas famílias, aproveitam para degustar a gastronomia local, com destaque para a posta à mirandesa, o cordeiro de raça churra mirandesa, o fumeiro, a bola doce mirandesa e outros produtos regionais.
Outros habituais visitantes do Festival de Sabores Mirandeses, são o público espanhol, que aproveita as regulares visitas à cidade de Miranda do Douro, para adquirir alguns dos produtos típicos desta região de Portugal. A pensar nos vizinhos espanhóis, nesta XXVII edição, o evento conta com a participação dos grupos de folclore espanhóis “Yerbatos” de Bimenes (Astúrias) e do grupo de dança e percussão “Juana l de Castilha”, de Tordesilhas (Valladolid).
Na programação do XXVII Festival de Sabores Mirandeses, destaca-se também a apresentação, na Biblioteca Municipal António Maria Mourinho, do livro “Economia Criativa e Territórios Inteligentes”, no dia 13 de fevereiro. No dia seguinte, 14 de fevereiro, é a vez da apresentação das obras “Fomos mais do que um erro”; e da tradução para mirandês de “Tintin, Ls Xarutos de L Farao”. Também a 14 de fevereiro, a colecionadora de histórias, Mariana Machado, vai apresentar na biblioteca municipal, três sessões de histórias para crianças, às 11h00, às 14h00 e às 16h00.


HA