Ifanes: Festa de São Sebastião com canto e leilão do ramo

Na aldeia de Ifanes, a festa em honra de São Sebastião, agendada para os dias 30 e 31 de janeiro, tem como principais destaques o cantar do ramo, seguido da celebração da eucaristia e a tradição culmina no largo da igreja, junto à fogueira, com o leilão das “claras” e dos pães, que ornamentam o tradicional ramo de oferenda.

Nesta aldeia raiana do concelho de Miranda do Douro, os preparativos para a festa começaram no fim-de-semana anterior, com o trabalho dos rapazes solteiros, na apanha da lenha. Por sua vez, as mulheres dedicaram-se ao longo da semana, à confeção das claras, os tradicionais roscos, que vão enfeitar os cinco ramos, de oferta a São Sebastião.

Na Terra de Miranda, o ritual de oferenda dos roscos (feitos com farinha, ovos, açúcar e aguardente ou anis) existe em várias localidades e a sua origem estará relacionada com o ciclo agrícola.

Os roscos são ofertas a Deus e fazem parte do culto divino, sendo mesmo benzidos pelos sacerdotes no decorrer da eucaristia. Os roscos são feitos com farinha de trigo e por isso simbolizam o pão, considerado um alimento essencial e garante da sobrevivência. As comunidades ao ornamentarem o andor com os roscos ou o pão, estão a agradecer a Deus pela colheita e a pedir a sua intercessão para o novo ano agrícola, que vai começar com a chegada da primavera”, explicou o etnógrafo, Mário Correia.

Em Ifanes, na festa em honra de São Sebastião existe também a tradição do canto em mirandês, da “loa” ou “ramo”, com estrofes de uma antiga mordoma da festa, Esmeraldina Raposo.

“Dius mos dê bunos dies

I graças pal serbir i amar

Eiqui stamos más un anho

P’ra San Sebastian loubar…”

No sábado, dia 31 de janeiro, a missa solene em honra de São Sebastião, está agendada para as 14h30, na igreja matriz, em Ifanes. Aquando do início da missa acende-se a fogueira de São Sebastião, no largo da igreja. A celebração religiosa conclui-se com uma procissão, seguida do leilão do ramo, cuja receita destina-se a pagar as despesas da festa.

Em Ifanes, a festa em honra de São Sebastião é organizada pela comissão de festas e conta com os apoios do Município de Miranda do Douro, da União de Freguesias de Ifanes e Paradela e com os patrocínios de várias empresas e donativos.

HA

Deixe um comentário