Turismo: Municípios transmontamos reforçaram presença no mercado espanhol
Os nove municípios da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) participaram na 46.ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid, reforçando assim a aposta no mercado espanhol, considerado estratégico para a atração de turistas e visitantes ao nordeste transmontano.

Esta foi a segunda presença consecutiva da região naquele que é um dos maiores certames internacionais de turismo.
A participação foi assegurada pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), entidade gestora da marca e do destino turístico, com o objetivo de afirmar o território junto de profissionais do setor, da comunicação social espanhola e também do público em geral.
Situadas no nordeste de Portugal, as Terras de Trás-os-Montes apresentaram-se na FITUR como um destino de proximidade, autêntico, “a dois passos de Espanha”. Um território que alia tradição, gastronomia e natureza, mantendo uma forte ligação à paisagem, às comunidades e aos modos de vida locais.
O stand das Terras de Trás-os-Montes recorreu a conteúdos visuais tridimensionais (3D) e imagem em movimento, criando uma apresentação imersiva do território, através de elementos identitários ligados à gastronomia, à cultura local e à natureza.
Esta componente foi complementada por um espaço expositivo de forte identidade territorial, inspirado nos produtos locais e na cultura local, reforçando a autenticidade do destino. Esta abordagem permitiu comunicar a identidade transmontana através de uma linguagem contemporânea, afirmando um território orgulhoso do seu passado e da sua tradição, mas atento aos desafios do futuro e à forma como os territórios se projetam nesse equilíbrio entre herança e modernidade.
De 21 a 25 de janeiro, foram realizadas reuniões com operadores turísticos, agentes de viagens e jornalistas, promovendo-se um destino pouco massificado e com forte identidade cultural e qualidade ambiental adequado a experiências de natureza, gastronomia, vinhos e descoberta cultural.
Para além dos contactos profissionais, a presença na FITUR permitiu igualmente o contacto direto com o público em geral, dando a conhecer as Terras de Trás-os-Montes a visitantes interessados em destinos de proximidade, natureza e gastronomia.
Com esta presença, as Terras de Trás-os-Montes consolidam a sua estratégia de internacionalização e reforçam a visibilidade num mercado de proximidade, com elevada afinidade cultural e forte potencial para o crescimento do turismo na região.
As Terras de Trás-os-Montes abrangem os nove concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.
Fonte e fotos: CIM-TTM
