Vimioso: Alunos assumiram o papel de deputados municipais
No dia 27 de janeiro, o salão nobre da Câmara Municipal de Vimioso, voltou a acolher uma Assembleia Municipal Jovem, uma atividade da disciplina de Educação para a Cidadania, cujo objetivo é dar a conhecer aos jovens alunos vimiosenses o funcionamento de uma autarquia.
Em Vimioso, a Assembleia Municipal Jovem começou com a eleição por parte dos jovens deputados municipais da mesa da Assembleia, constituída pelo (a) presidente e o (a)s secretário (a)s, que conduziram a sessão, no salão nobre da Câmara Municipal de Vimioso.
Seguiram-se depois as intervenções dos jovens deputados municipais, com interpelações ao executivo municipal, liderado pelo presidente da Câmara Municipal de Vimioso, António Santos. Nas alocuções, os alunos vimiosenses indicaram alguns dos problemas existentes no Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) e no concelho, tendo apresentado igualmente propostas em áreas como a educação, a saúde, o ambiente, os transportes, o desporto e o lazer.
Por sua vez, o autarca vimiosense, António Santos, respondeu elogiando o espírito crítico e o empreendedorismo dos jovens alunos do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV).

“A realização destas assembleias municipais jovens é das experiências mais gratificantes que já vivi no exercício da política. Destaco a capacidade destes jovens identificarem problemas existentes no Agrupamento de Escolas e no concelho de Vimioso, que por vezes nos passam despercebidos. A esta capacidade crítica acrescem ainda as pertinentes propostas que visam melhorar a vida das pessoas no concelho de Vimioso”, elogiou António Santos.
No final da Assembleia Municipal Jovem, o autarca de Vimioso, avançou a intenção de propiciar aos jovens alunos do Agrupamento de Escolas e no concelho de Vimioso (AEV) uma viagem à Assembleia da República, em Lisboa, no início do próximo ano letivo.
De acordo com o diretor do AEV, Jorge Gonçalves, a Assembleia Municipal Jovem é uma atividade da disciplina de Educação para Cidadania, através da qual os alunos do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) aprendem o funcionamento do poder autárquico.
“A 27 de janeiro realizou-se a segunda Assembleia Municipal Jovem, na Câmara Municipal de Vimioso. Esta atividade dá a conhecer aos alunos o modo de funcionamento de uma autarquia, no qual participam o executivo municipal e a assembleia municipal. No papel de deputados municipais, os alunos tiveram a oportunidade de identificar problemas e apresentar propostas para melhorar a vida da população no concelho de Vimioso”, disse o diretor do AEV.

De 28 janeiro até 2 de fevereiro (inclusive), o Agrupamento de Escolas de Vimioso está em pausa letiva, devido à implementação do regime semestral, no ano letivo 2025/2026.
“O planeamento do ano letivo em dois semestres dá aos alunos mais tempo para realizarem as avaliações. Para os professores, um maior intervalo de tempo entre as avaliações semestrais, possibilita uma maior diversificação de estratégias e instrumentos de avaliação”, justificou o diretor do AEV.


HA