Santulhão: Comunidade celebrou a festa do padroeiro São Julião

A comunidade paroquial de Santulhão celebrou a festa do padroeiro, São Julião, no Domingo, dia 25 de janeiro, com um peditório e arruada pela aldeia, seguido da eucaristia e a procissão da imagem do santo, um mártir do século IV, que terá dado o nome a esta localidade do concelho de Vimioso.

A celebração religiosa na igreja matriz de Santulhão, foi presidida pelo frade capuchinho, Hermano Filipe. Na homília, o sacerdote alertou para as falsas luzes que frequentemente fascinam e criam divisões nas famílias, nas comunidades e na própria igreja.

“Seguindo o exemplo de São Julião, mártir do século IV, padroeiro de Santulhão, procuremos e deixemo-nos guiar pela luz da Palavra de Deus. O pecado divide, mas Deus une e aproxima-nos uns dos outros. A espada de São Julião é sinal da profunda luta interior que enfrentou contra o pecado da idolatria. Por isso, em Santulhão, São Julião é amado, venerado e admirado. Agora é a nossa vez de seguir de seguir a luz de Deus, que nos ilumina e fortalece”, exortou o sacerdote.

Como é tradição em Santulhão, a celebração religiosa concluiu-se com a procissão da imagem de São Julião, acompanhada pela música dos gaiteiros locais.

Em representação da freguesia de Santulhão, Carla Torrão, referiu que a festa em honra de São Julião realiza-se, anualmente, no último Domingo de janeiro.

“Antigamente, a romaria em honra de São Julião coincidia com feira mensal de Santulhão. Atualmente, dado o despovoamento e esta altura fria do ano, a festa do padroeiro é celebrada maioritariamente pela população residente. A festa iniciou-se com uma arruada e peditório pela aldeia, animado com a música dos gaiteiros de Santulhão”, disse a autarca de Santulhão.

De acordo com a população, a origem do nome “Santulhão” provém do latim “Sancti Juliani”, sendo que a imagem do santo, encontra-se na capela-mor, da Igreja Matriz.

HA



Deixe um comentário