Vimioso: Minas de Santo Adrião com estatuto de Zona Especial de Conservação

O Governo deu por concluído o processo de designação da Zona Especial de Conservação (ZEC) Minas de Santo Adrião, no concelho de Vimioso, através de decreto–lei publicado em Diário da República.

Neste sentido, a Zona Especial de Conservação Minas de Santo Adrião passa a beneficiar de um regime jurídico de conservação de habitats conferindo-lhes uma proteção especial, especificamente direcionado à manutenção ou restabelecimento do estado de conservação favorável dos tipos de habitat naturais ou seminaturais e das populações das espécies selvagens com presença significativa nesta zona.

“O decreto-lei conclui o processo de classificação da Zona Especial de Conservação (ZEC) Minas de Santo Adrião em 16 de março, que procedeu à sua delimitação territorial e geográfica, e define para a sua área os objetivos e as medidas de conservação e de gestão que visam a manutenção ou o restabelecimento dos tipos de habitat naturais ou seminaturais e das populações de espécies da flora e da fauna selvagens num estado de conservação favorável”, lê-se na publicação.

Segundo o DR, a ZEC Minas de Santo Adrião é objeto de um plano de gestão a aprovar por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas do ambiente, do ordenamento do território, da agricultura e florestas.

O plano de gestão para a ZEC Minas de Santo Adrião apresenta um conjunto de medidas e ações de conservação complementares às previstas no presente decreto-lei, designadamente medidas de gestão ativa e de suporte, que visam contribuir para assegurar o estado de conservação favorável dos tipos de habitat e das espécies de fauna e flora a identificar na portaria referida no número anterior na região biogeográfica mediterrânica e que assentam numa abordagem integrada para dar resposta às suas exigências ecológicas.

O plano de gestão estabelece, ainda, as prioridades de conservação, determinando as espécies e os tipos de habitat em relação aos quais se impõem medidas mais urgentes.

Este nono regime de proteção da Minas de Santo Adrião entra em vigor no sábado e foi aprovado em Conselho de Ministros de 04 de dezembro de 2025.

Segundo informação do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), as Minas de Santo Adrião são um sítio classificado, onde se encontra a maior área de calcários do Norte de Portugal, apresentando assim algumas características particulares no que respeita à flora e à fauna.

As minas situadas no planalto mirandês, entre os concelhos de Vimioso e Miranda do Douro, albergam importantes colónias de quirópteros (morcegos), onde se destacam espécies como o morcego-de-ferradura-grande (‘Rhinolophus ferrumequinum’) e o morcego-de-peluche (‘Miniopterus schreibersii’). São ainda locais de criação de espécies classificadas “em perigo”,  como o morcego-rato-pequeno (‘Myotis blythii’), desempenhando um importante papel na conservação destas espécies.

Fonte: Lusa | Foto: Património Geológico no Planalto Mirandês

Deixe um comentário