Comércio: Mupis informam sobre produtos e serviços em Miranda do Douro

As ruas comerciais do Mercado e 1º de maio, em Miranda do Douro, já dispõem de mupis, os pontos de informação digitais, que vão permitir ao público aceder a informações, sobre o comércio e os serviços existentes na cidade e no concelho de Miranda do Douro.

O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), Emanuel Soares, informou que a instalação destes dois equipamentos é mais um passo para a digitalização dos negócios do concelho de Miranda do Douro.

“Os mupis do Bairro Comercial Digital La Nubre an Miranda integram a rede de canais digitais do projeto, juntamente com o site e a aplicação móvel, permitindo o acesso a informações sobre o comércio local, serviços e reservas na hotelaria e restauração. Os mupis instalados nas ruas comerciais do Mercado e 1º de Maio vão começar a funcionar brevemente”, disse o empresário e dirigente associativo.

Para implementar o bairro comercial digital “La Nubre Miranda do Douro”, inicialmente fez-se o registo digital dos comerciantes e empresários, com o objetivo de desenvolver o marketplace, uma plataforma digital, onde cada empresa tem sua própria página para mostrar o stock de produtos, gerir as vendas, indicar os métodos de pagamento, entre outras aplicações.

“O desenvolvimento do marketplace já está na fase final. Trata-se de uma plataforma de vendas online onde os comerciantes e empresários, da cidade e do concelho de Miranda do Douro, têm a oportunidade de publicitar e vender os seus produtos e serviços, com a mais-valia de o fazer para outras geografias e em vários idiomas como o português, mirandês, castelhano, francês e inglês”, informou.


A componente física ou urbana do projeto do Bairro Comercial Digital “La Nubre Miranda do Douro” é da responsabilidade da Câmara Municipal de Miranda do Douro, a quem compete a instalação de um sistema de internet wireless e a decoração das ruas comerciais da cidade.

O vereador do Município de Miranda do Douro, Vitor Bernardo, informou que já foram lançados novos concursos públicos, para instalar a rede de internet wireless e decorar as ruas do Mercado, 25 de Abril e 1º de Maio.

“Nos primeiros concursos públicos não houve empresas interessadas, pelo que tivemos de reformular os orçamentos e lançar novos concursos públicos. No concurso da decoração das ruas, este trabalho foi adjudicado. Relativamente ao concurso do wifi, vai ser lançado até ao final deste mês de janeiro”, disse o autarca de Miranda do Douro.

Em Miranda do Douro, a criação do bairro “La Nubre an Miranda” resulta de um trabalho conjunto entre a ACIMD e a Câmara Municipal de Miranda do Douro e dispõe de um investimento de 700 mil euros, proveniente do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

A implementação do Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda” incide em quatro áreas: a digitalização dos processos comerciais, tornando-os mais modernos e eficientes; a expansão dos negócios locais, através da venda online de produtos e serviços; o aumento da visibilidade do negócio com novas estratégias de marketing; e a conexão das ruas com rede Wi-Fi, para aproximar comerciantes e clientes.

HA | Foto: ACIMD



Deixe um comentário