Vimioso: Reabertura da estrada das Três Marras a 30 de março

Em Vimioso, continuam a decorrer as obras na estrada municipal das Três Marras, que liga Vimioso a Alcañices (Espanha), tendo já sido substituída a conduta hidráulica sobre a ribeira de Santa Marinha, em Avelanoso, faltando agora a compactação e o asfaltamento, pelo que a abertura ao trânsito está agendada para 30 de março.

O presidente do município de Vimioso, António Santos, explicou que a obra e a consequente interdição ao trânsito da estrada para Alcañices (Espanha) deve-se ao abatimento de uma conduta hidráulica sobre a ribeira de Santa Marinha, em Avelanoso, que punha em causa a segurança rodoviária.

“Dada a urgência desta obra foi lançado um procedimento concursal, no valor de 292.454.000 euros, para a substituição da conduta de água, compatação e asfaltamento da estrada”, indicou o autarca vimiosense.

Relativamente à execução da obra, António Santos, referiu que foi necessário realizar o desvio temporário do curso de água da ribeira de Santa Marinha, para proceder à substituição da conduta hidráulica por uma estrutura de betão armado, com impermeabilização.

“Apesar das condições climatéricas não ajudarem à execução da obra pois tem chovido bastante, seguem-se agora os trabalhos de compatação de terra sobre a nova conduta, para no final realizar o devido asfaltamento, neste pequeno troço da estrada municipal das Três Marras”, avançou o autarca de Vimioso.

Recorde-se que os trabalhos em curso, obrigaram o município de Vimioso a encerrar a 7 de outubro de 2025, um troço da estrada entre o cruzamento de Separicos e a saída sul de Avelanoso, obrigando assim o trânsito a efetuar-se-á pela antiga estrada de Avelanoso.

O prazo de execução da obra é de seis meses, pelo que a reabertura da estrada municipal das Três Marras está prevista para 30 de março de 2026.



Ainda no âmbito das obras previstas para o concelho de Vimioso, o presidente da Câmara Municipal, António Santos, adiantou que no próximo dia 20 de janeiro, os autarcas da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes deslocam-se a Lisboa, para uma reunião com o ministro das Infraestruras e da Habitação, Miguel Pinto Luz.

“Trata-se de uma reunião de trabalho e de cortesia, com o objetivo de agilizar o lançamento do novo concurso público para a adjudicação da nova ponte sobre o rio Maçãs, que espero se concretize ainda este mês de janeiro. O orçamento foi reformulado, pelo que acredito que a construção da ponte Vimioso – Carção vai ser adjudicada e concretizada”, disse António Santos.

O projeto “EN218 – Ponte sobre o rio Maçãs e Acessos” foi apresentado em Vimioso, no dia 23 de julho de 2025, tendo o presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, indicado que a nova ponte terá 850 metros de extensão, o pilar mais alto terá 120 metros de altura e vai reduzir em cinco quilómetros a ligação Vimioso-Carção, ou seja, dos atuais 11,7 quilómetros para apenas seis quilómetros.

HA | Foto e vídeo: MV

Deixe um comentário