Bragança-Miranda: Monsenhor Adelino Paes homenageado em livro «O Tempo e o Pastor – A Jornada de Adelino Paes»

Para assinalar os cinquenta anos da ordenação sacerdotal de monsenhor Adelino Fernando Paes, vigário-geral da Diocese de Bragança-Miranda, vai ser apresentado a 24 de janeiro, o livro «O Tempo e o Pastor – A Jornada de Adelino Paes».

A cerimónia está agendada para as 16h30, no Auditório Paulo Quintela, em Bragança e vai contar com a presença do homenageado, monsenhor Adelino Paes, do arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, de D. Nuno Almeida, Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, e do professor Henrique Manuel Pereira, coordenador da obra.

Editada pela Diocese de Bragança-Miranda em parceria com a Fundação Betânia – Centro Apostólico de Acolhimento e Formação, a obra integra a coleção Presbyterium e conta com o apoio dos Municípios de Miranda do Douro e de Bragança, da Associação Frauga, da Junta de Freguesia de Picote e da Obra Kolping da Diocese de Bragança-Miranda.

Adelino Paes é natural de Picote, no concelho de Miranda do Douro, onde nasceu em janeiro de 1947. Nos estudos, licenciou-se em Teologia, na Faculdade de Teologia de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa. Foi ordenado sacerdote em 1975 e aprofundou a sua formação pastoral na Universidade Pontifícia de Salamanca, em Espanha.

Ao longo do seu percurso ministerial, exerceu diversos cargos na Diocese de Bragança-Miranda, entre os quais o de vice-reitor do Seminário de São José e pároco das Paróquias dos Santos Mártires e de Santo Condestável, em Bragança. Foi vigário-geral durante o ministério pastoral de D. José Cordeiro na diocese e assumiu a sua administração durante o período de sede vacante, tendo sido novamente escolhido para o cargo por D. Nuno Almeida.

Membro do Cabido diocesano também é Presidente da Fundação Betânia, e integra o Colégio dos Consultores, o Conselho Presbiteral, o Conselho Pastoral Diocesano, entre outros.

Fonte: Ecclesia

Deixe um comentário