Malhadas: Aldeia Presépio inicia as celebrações de Natal
No fim-de-semana de 20 e 21 de dezembro, a localidade de Malhadas, no concelho de Miranda do Douro, converte-se numa “Aldeia Presépio”, um evento natalício em que os maiores destaques são os presépios construídos nas ruas da aldeia, o mercado rural e a animação musical.

Em Malhadas, o evento “Aldeia Presépio” é uma iniciativa organizada, anualmente, pela Associação Cultural e Recreativa de Malhadas “Todas”, com os propósitos de preservar as tradições natalícias e promover o convívio entre a população.
“Em Malhadas, há a tradição comunitária de construir presépios na igreja matriz, nas ruas, cafés, comércio, na junta de freguesia, no posto de abastecimento, etc.”, indica Vitor Córdova, o presidente da Associação Cultural e Recreativa de Malhadas “Todas”.
Em 2024 e com o propósito de atrair mais visitantes à “Aldeia Presépio”, o programa do evento incluiu um Mercado Rural, uma iniciativa que volta a ter continuidade este ano, com a participação de 20 produtores e artesãos.
“O público que pretenda visitar o mercado rural da “Aldeia Presépio” vai encontrar produtos como o fumeiro, pão, produtos hortícolas, frutos secos, mel, doçaria tradicional, vinho, licores, queijos e artesanato”, indicou o dirigente associativo.
Para animar a “V Aldeia Presépio”, a organização programou no sábado, dia 20 de dezembro, uma arruada com o grupo “Us bat n’pelle” e os concertos musicais de “Rebenta a Gaita” e “Cabra Cega”.
No Domingo, dia 21 de dezembro, a animação prossegue com a arruada dos gaiteiros da Póvoa e os concertos de “Manaita” e “Amigo Simão”, o finalista do programa televisivo Got Talent Portugal.
«O público que pretenda visitar a “Aldeia Presépio”, em Malhadas, tem a oportunidade de jantar no sábado (dia 20) e almoçar no Domingo (dia 21), no recinto do Mercado Rural», informa a organização.
A “Aldeia Presépio” é uma inciativa da Associação Cultural e Recreativa de Malhadas “Todas”, que conta com os apoios da Freguesia de Malhadas e do Município de Miranda do Douro.
A presidente da freguesia de Malhadas, Micaela Igreja, destacou que este evento visa dinamizar social e economicamente a localidade, nesta época festival do Natal.
“Neste fim-de-semana, que antecede o Natal, pretendemos envolver a população de Malhadas na apresentação dos presépios e com a vinda de público para contemplar os seus trabalhos, espera-se que os visitantes aproveitem também a estadia para visitar o II Mercado Rural e aí adquirir algumas prendas e produtos para a ceia de Natal”, convidou a jovem autarca de Malhadas.
Nesta aldeia do concelho de Miranda do Douro, as festividades prosseguem no dia 25 de dezembro, na Casa do Povo, com a tradicional Festa de Natal, que inclui a celebração religiosa da missa e um baile animado pelo grupo musical “Os Cubanitos”.
Depois, a 27 de dezembro, a associação “Todas” celebra o dia do Associado, com o tradicional jantar da “Sopa do Pendão”. Este ano, esta festividade em Malhadas vai contar com a visita do bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, para a apresentação do livro “Testamentos de Malhadas” e a atuação do Grupo Etnográfico Terra de Miranda.
Finalmente, no dia 31 de dezembro, a passagem de ano em Malhadas celebra-se na Casa do Povo, com um jantar e animação musical, organizada pela comissão de festas em honra de Santa Bárbara.
“Neste Natal e final de ano, considero que é muito importante organizar estas festividades na aldeia de Malhadas, porque há muitas pessoas que vivem sozinhas e estas iniciativas propiciam o encontro, o convívio e a celebração em comunidade”, justificou Micaela Igreja.
HA
