Voleibol: Jovens mirandesas competem no campeonato nacional de júniores
A equipa feminina do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) defrontou na tarde de Domingo, dia 23 de novembro, no pavilhão multiusos, em Miranda do Douro, o Sport Vila Real e Benfica, tendo averbado uma derrota por 0-3, num jogo relativo à quinta jornada do campeonato de júniores da Associação de Voleibol de Trás-os-Montes.
Esta é a segunda época em que as jovens mirandesas participam em competições oficiais, desta vez no campeonato nacional de júniores, com outras seis equipas na Associação de Voleibol de Trás-os-Montes: Clube Desportivo Os Valpacinhos; Viv’Alma – Associação Cultural, Recreativa e Desportiva; Sport Vila Real e Benfica; Clube de Voleibol de Peso da Régua; Grupo Desportivo de Chaves; e Clube Académico de Bragança.
No desafio diante das júniores do Sport Vila Real e Benfica, a equipa de Miranda do Douro ainda inexperiente na modalidade, perdeu os três sets do jogo, pelos parciais de 5-25 | 12-25 | 11-25.
Ainda assim, destaque para a entrega e humildade das jovens mirandesas que encaram a participação no campeonato nacional de júniores, como uma oportunidade para aprender e melhorar o seu desempenho técnico e tático, no voleibol.
O treinador do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD), Rui Bastos, referiu que a formação de uma equipa feminina de voleibol tem por objetivo diversificar a oferta desportiva e proporcionar a prática do voleibol às jovens mirandeses.
“Esta é apenas a segunda temporada em que estamos a competir no voleibol, por isso é uma modalidade que ainda está a ser descoberta pelas jovens de Miranda do Douro. Sobre a nossa prestação no campeonato nacional de júniores, por um lado é frustrante perder, mas lembro que as outras equipas que já estão formadas há mais tempo. Por isso, devemos encarar estas primeiras épocas como uma aprendizagem”, disse o técnico do CDMD.

Em Miranda do Douro, a jovem, Priscila Cardoso, é praticante de voleibol desde 2024, sendo que transita da modalidade do giravólei (2×2).
“O que mais gosto no voleibol é a obrigação de estar permanentemente concentrada para evitar que a bola caia no nosso campo e levar a bola para o campo adversário. Ao competir no campeonato nacional de juniores, apesar dos resultados ainda não serem os que esperamos, é uma oportunidade incrível jogar contra outras raparigas que já estão mais evoluídas nesta modalidade. São estes jogos que nos dão a verdadeira experiência da competição e nos motivam a continuar a treinar e a jogar para melhorar”, disse a jovem mirandesa.

A treinadora do Sport Vila Real e Benfica, Carolina Abreu, afirmou que para as jovens se tornarem jogadoras de voleibol de qualidade o fundamental é a atitude.
“Em primeiro lugar, está a atitude, isto é, as jovens têm que querer aprender a jogar. Depois vem o trabalho técnico e tático semanal, em conjunto com a treinadora e as colegas de equipa”, disse.
Os treinos da equipa feminina do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) realizam-se semanalmente, às segundas e quarta-feiras, das 18h00 às 19h00, no pavilhão da Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro. A equipa técnica do CDMD informa que está receptiva a receber jovens que queiram treinar e praticar o voleibol.
HA