Vimioso: I Festival de Folclore Ibérico a 7 de dezembro

No Domingo, dia 7 de dezembro, realiza-se em Vimioso, o I Festival Ibérico de Folclore, um evento cultural que nesta primeira edição tem como grupos convidados a Associação Cultural Etnográfica La Arracada (Zamora/ Espanha) e do Rancho Folclórico do Monte, vindo Vila do Conde, que se juntam ao grupo anfitrião, o Rancho Folclórico de Vimioso.

Inserido no programa da I Feira Ibérica de Artes e Sabores, que se realiza na vila de Vimioso, no fim-de-semana prolongado de 5 a 8 de dezembro, o I Festival de Folclore Ibérico visa estreitar os laços culturais entre as regiões raianas de Portugal e de Espanha.

De acordo com a presidente da Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV), Elisabete Fidalgo, o festival de folclore é um encontro que celebra a identidade, dá a conhecer as tradições de cada localidade e promove o encontro entre portugueses e espanhóis.

“Nesta I edição do Festival Ibérico recebemos a visita da Associação Cultural Etnográfica La Arracada, vinda de Zamora. Este grupo simboliza a riqueza da cultura popular Ibérica, onde a música e a dança, revelam histórias comuns. De Portugal, viaja até Vimioso, o Rancho Folclórico do Monte, de Vila do Conde, um dos grupos mais antigos de nosso país, guardião de uma vastíssima riqueza”, indicou a dirigente associativa.

Elisabete Fidalgo acrescentou que os festivais de folclore são oportunidades de enriquecimento cultural.

“Ao visitar outras regiões e ao sermos visitados por grupos folclóricos de outras localidades e países, dá-se um encontro de pessoas e uma troca de culturas a vários níveis: na música e nos instrumentos musicais utilizados; nas coreografias e na dança; e nos trajes típicos da cada região. Por isso, estes festivais são oportunidades para aprender e evoluir como grupo tradicional”, disse.

O Rancho Folclórico de Vimioso, fundado em 1996 e prestes a celebrar 30 anos de atividade cultural é uma coletividade que tem como missão: preservar e transmitir às novas gerações os cantares e as danças tradicionais do concelho de Vimioso. E dar a conhecer a diversidade e a riqueza cultural de outras regiões do país e do estrangeiro, em particular da vizinha Espanha.

HA

Deixe um comentário