Miranda do Douro: “A água do concelho é a melhor do distrito” – Nuno Rodrigues

Neste mês de novembro, o município de Miranda do Douro está a realizar trabalhos de manutenção e limpeza dos reservatórios e redes de distribuição de água no concelho, uma atividade regular que visa assegurar a qualidade da água para consumo.

Os serviços de abastecimento público de água em Portugal tem evoluído nas últimas décadas e este progresso traduz-se no aumento da qualidade da água para consumo humano. No concelho de Miranda do Douro, a Câmara Municipal é a entidade gestora do sistema de abastecimento de água à população, desde a captação até à torneira dos consumidores. A análise regular da água é feita em conjunto com a Unidade Local de Saúde do Nordestes (ULSN) e a ERSAR- Entidade Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Resíduios, que fiscalizam e controlam a qualidade da água que chega à casa das pessoas.

O vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, afirmou que a qualidade da água no concelho é “a melhor do distrito de Bragança”.

“No caso de existir algum incumprimento na qualidade de água que chega às torneiras, quer a autoridade de Saúde (ULSN), quer a ERSAR obrigam ao fecho imediato das torneiras ao público. Por isso, se a água que abastece o concelho de Miranda do Douro não tivesse qualidade ou fosse imprópria para consumo isso já teria acontecido. É claro que queremos ir substituindo as redes e tubarias mais antigas, para que a água que sai dos reservatórios chegue com a mesma qualidade à casa das pessoas”, afirmou o vice-presidente de Miranda do Douro.

Com o objetivo de modernizar o sistema de abastecimento de água na zona sul do concelho, o atual executivo municipal de Miranda do Douro pretende construir um grande reservatório de água no cabeço da Trindade, em Fonte Aldeia, para servir as localidades de Sendim, Atenor, Teixeira, Prado Gatão, Palaçoulo, Águas Vivas, São Pedro da Silva, Fonte Ladrão, Granja e Duas Igrejas.

“Nas épocas de maior consumo, como acontece nos meses de verão há uma recorrente dificuldade em abastecer em quantidade de água, localidades como Fonte de Aldeia. Para suprir esta carência realizamos captações de água, com o devido tratamento e controlo de qualidade. Com o projeto de modernização do sistema de abastecimento de água na zona sul do concelho, o grande reservatório no cabeço da Trindade, em Fonte de Aldeia, visa assegurar o abastecimento de água a todas essas localidades”, indicou a técnica municipal, Olga Andrade.

Outras obras previstas no concelho de Miranda do Douro são a substituição da conduta de abastecimento de água entre as localidades de Águas Viva, São Pedro da Silva e Fonte Ladrão, uma infraestrutura que a autarquia diz estar bastante envelhecida; e a construção de um novo reservatório de água na aldeia de Vale de Mira, que abasteça também a população vizinha de Cércio.

“O município de Miranda do Douro pretende também substitutir as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s) em localidades como Palaçoulo, Granja, Freixiosa, São Pedro da Silva, Ifanes, Constantim e Fonte Ladrão. Em Atenor, vai ser instalada uma ETAR nova, dado que atualmente na aldeia ainda existe uma fossa séptica”, adianta o município.

Sobre as perdas de água, o município de Miranda do Douro informou que com a instalação do sistema de telegestão, conseguiu reduzir significativamente o desperdício de água que entra e sai dos reservatórios e agilizou os trabalhos de reparações de fugas nas redes do concelho.

HA

Deixe um comentário