Tó: Feira de São Martinho com matança do porco, chegas de touros, produtos e artesanato
No fim-de-semana de 8 e 9 de novembro, a aldeia de Tó, no concelho de Mogadouro, organiza a Feira de São Martinho, um certame anual que visa celebrar o santo que inspirou os magustos de castanhas assadas, mas também reavivar tradições como a matança do porco, as provas do vinho novo, as chegas de touros mirandeses e a mostra de produtos locais e de artesanato.

A feira mensal nesta localidade do concelho de Mogadouro, realiza-se a 11 de cada mês e em novembro ganha especial destaque, pois coincide com o Dia de São Martinho. Por essa razão, ao certame foi dado o nome de Feira de São Martinho e o presidente da Freguesia de Tó, Ricardo Marcos, explicou que esta feira de novembro é vivida com um especial entusiasmo pela população local.
“Dado que a feira coincide com a festa em honra de São Martinho, neste dia há a tradição do magusto, das provas do vinho novo e também a feira de gado, com a compra, venda ou troca de animais. Antigamente, outro costume da feira era a compra do porco para depois nos meses frios de janeiro e fevereiro, fazer a matança e o fumeiro ”, explicou.
Nesta época do ano, em que se concluem as colheitas, outro dos propósitos da feira de São Martinho é promover os produtos locais e o artesanato. Para isso, este ano, a organização convidou 22 produtores e artesãos, a par da exposição de tratores e alfaias agrícolas.
“Vão estar expostos os produtos Origem Mogadouro, como o azeite, cogumelos, frutos secos, mel, fumeiro, pão, frutos secos, doces, queijo, vinhoe chocolates. Na feira, o público poderá ainda adquirir produtos hortícolas e fruta, No artesanato, vão participar artesãos da cutelaria, burel, rendas e bordados e peças de olaria”, indicou.
O programa da Feira de São Martinho oferece uma diversidade de atividades, que começam no sábado, dia 8 de novembro, com a tradicional matança do porco, a abertura oficial da feira, as chegas de touros e um magusto. O primeiro dia da feira de São Martinho, encerra com a animação musical dos grupos “D’Alma Fado”, os “Zingarus” e o Bate Pratos “DJ Thug Boys”.
Na manhã de Domingo, dia 9 de novembro, o certame reabre com o programa radiofónico “Bom-dia, Tio João!”, em direto da aldeia de Tó, a feira de tendeiros e a Caminhada de Outono.
“A Caminhada de Outono é uma iniciativa do município de Mogadouro, que tem como meta incutir hábitos de vida saudável na população e simultaneamente dar a conhecer a beleza natural das freguesias. A realização da Caminhada de Outono na freguesia de Tó, visa também convidar as pessoas a visitarem a Feira de São Martinho”, disse o jovem autarca, Ricardo Marcos.
Para a tarde de Domingo, está programada a atuação do Rancho Folclórico Tentação de Ludares, vindo de Vila Real, seguida da apresentação culinária da Queijada de São Martinho.
“A queijada de São Martinho é uma iguaria da autoria de uma senhora de Tó, que tem o dom da culinária. Convido todas as pessoas a estarem presentes na tarde de Domingo, para a apresentação deste delícia”, adiantou.
Na aldeia de Tó, a Feira de São Martinho encerra no final da tarde de Domingo com o tradicional magusto e o concurso do “Maior apanhador de Castanhas”.
No fim-de-semana de 8 e 9 de novembro, o público que pretenda visitar a Feira de São Martinho, em Tó, tem a possibilidade de almoçar e jantar, no restaurante, cujo serviço está a cargo da Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora do Caminho.

“A aldeia de Tó está preparada para dar as boas-vindas ao público vindo de todo-o-distrito de Bragança, assim como aos nossos vizinhos espanhóis das províncias de Salamanca e Zamora”, convidou o autarca de Tó.
Anualmente, a Feira de São Martinho é uma iniciativa da freguesia de Tó, que conta com a colaboração do município de Mogadouro, da Associação Cultural e Desportiva de Tó e da Associação de Caça e Pesca de Tó.

HA