Miranda do Douro: Helena Barril (PSD) reeleita presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro

Nas eleições autárquicas de 12 de outubro, Helena Barril (PSD) foi reeleita presidente do município de Miranda do Douro, num ato eleitoral onde se registou um aumento da abstenção, não votaram 38,72% dos eleitores inscritos e os dois partidos mais votados PSD, com 47.57% e PS, com 39,79%, receberam menos votos do que em 2021.

Em Miranda do Douro, o PSD voltou a ser o partido mais votado, tendo obtido 2029 votos. Em comparação com as eleições de 2021, os sociais-democratas tinham alcançado 2892 votos, tendo-se agora registado uma diminuição de 863 votos.

Também o PS, teve uma queda na votação, pois passou de 2196 votos, em 2021; para 1697 votos, em 2025, ou seja, obteve menos 499 votos.

Já os partidos PEV/CDU e Chega registaram ligeiros crescimentos, tendo obtido nestas eleições 51 e 141 votos, respetivamente.

O PSD de Miranda do Douro justifica a diminuição na votação, com o significativo aumento da abstenção, dado que em 2021 votaram 5341 eleitores, enquanto que em 2025, votaram 4265 pessoas, ou seja menos 1076 votantes, segundo dados do Ministério da Administração Interna (SIGMAI).

“A população do concelho de Miranda do Douro participou menos nestas eleições autárquicas devido à inexistência de listas da oposição para as várias assembleias de Freguesia. Veja-se o caso do partido socialista (PS), que só apresentou candidaturas para duas, das 13 freguesias do concelho”, indicou a presidente reeleita de Miranda do Douro, Helena Barril.

Outra alteração no concelho de Miranda do Douro, foi a redução do número de eleitores inscritos, de 7376 eleitores, em 2021, para 6960, em 2025, ou seja, menos 416 eleitores votantes.

A presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, indicou que esta redução do número de eleitores inscritos deveu-se “às novas regras do domicílio fiscal, que para efeito de participação nas eleições, obriga as pessoas a manterem a mesma residência durante quatro anos consecutivos”.

Outras causas para o decréscimo da votação nos partidos, foram os 231 votos em branco e os 116 votos nulos.

“Os resultados eleitorais são uma expressão da vontade popular. Relativamente ao aumento dos votos em branco e à persistência dos votos nulos, preocupa-me, pois os eleitores não se identificaram com nenhuma das candidaturas ou não cumpriram o procedimento correto para os que os seus votos fossem considerados válidos. Ainda assim, assinalo a vontade das pessoas em querer participar no ato eleitoral”, salientou Helena Barril.

No novo mandato (2025-2029) as prioridades do executivo municipal de Miranda do Douro, são segundo a presidente reeleita, a modernização do sistema de água na zona sul do concelho, a construção de um pavilhão multiusos e apoios à natalidade e à criação de emprego.

“Com a abertura do programa Portugal 2030, o município de Miranda do Douro submeteu várias candidaturas, que estão em fase de aprovação e são estruturantes para o desenvolvimento do concelho. No decorrer deste novo mandato, esperamos também inaugurar o novo matadouro intermunicipal, o hotel Vila Galé e o centro de inspeção técnica de veículos”, disse a autarca mirandesa.

Após as eleições autárquicas, é muito comum ouvir dizer-se que os políticos só se aproximam do povo quando precisam dos votos. Questionada sobre o que pretende fazer o executivo municipal, ao longo dos próximos quatro anos para manter a proximidade às pessoas, Helena Barril, respondeu que esse é o seu modo de trabalhar, pois permite-lhe “acompanhar de perto às populações e inteirar-se dos problemas das várias localidades do concelho”.

HA

Imagens: SIGMAI

Deixe um comentário