Argozelo: António Santos, Artur Garcia e Rute Lopes em comício do PSD
Em Argozelo, o dia 9 de outubro, foi uma jornada de campanha eleitoral do PSD, que culminou com um comício no pavilhão da vila, onde Artur Garcia, candidato a vereador, Rute Lopes, candidata à presidência da freguesia e António Santos, candidato à presidência do município de Vimioso apresentaram as suas propostas à população.
O comício começou com a intervenção do argozelense, Artur Garcia, que foi convidado para integrar a candidatura social-democrata à Câmara Municipal de Vimioso. No seu discurso, o candidato do PSD afirmou ser capaz de assumir esta responsabilidade política, dada a experiência profissional adquirida em áreas como a saúde, segurança, a banca e a participação na vida associativa em Argozelo.
Outra argoselense, Carina Lopes, até aqui vice-presidente do município de Vimioso, explicou à população da vila as razões da sua não inclusão nas listas do PSD às eleições autárquicas, alegando a dificuldade em conciliar a vida familiar com as solicitações políticas e a vontade em regressar à docência.
“Quis estar presente no comício em Argozelo para apoiar os candidatos do PSD, pois são pessoas dedicadas e comprometidas com as pessoas e o desenvolvimento do concelho de Vimioso”, justificou.
O anterior presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, e atual presidente da Assembleia Distrital do PSD também interveio no comício, onde elogiou o trabalho desenvolvido pela equipa de José Miranda na Freguesia de Argozelo.
“Na vila de Argozelo, José Miranda e a sua equipa, fizeram algo inédito ao completar 12 anos consecutivos na governação da freguesia. As pessoas de Argozelo são gente autêntica e determinada, como é bem evidente nas mulheres, na Rute Lopes que vai ser uma extraordinária autarca”, disse.

No seu discurso, a candidata social-democrata à freguesia de Argozelo, Rute Lopes, que já integrava a equipa do autarca que cessa funções, José Miranda, começou por agradecer a aprendizagem e a experiência adquirida na autarquia.
A jovem argozelense destacou que é a primeira mulher a candidatar-se à presidência da freguesia de Argozelo o que segundo ela é sinal de “mudança e de igualdade de oportunidades para as mulheres”.
Sobre as propostas e projetos que pretende realizar na vila de Argozelo, Rute Lopes, informou que pretende dar continuidade aos apoios sociais às famílias e pessoas mais carenciadas; à limpeza e manutenção dos caminhos rurais e tanques e bebedouros; à renovação do mobiliário urbano; ao apoio às associações; à organização da Feira da Rosquilha; e à realização de cursos socioeducativos; entre outras iniciativas.
“Vamos iniciar projetos novos como a instalação do itinerário da Via Sacra, no caminho do Serro; o embelezamento dos jardins da vila e do cemitério; a inscrição das Minas de Argozelo na rota nacional do turismo industrial; e vamos promover os fiadeiros como atração cultural de inverno”, indicou a candidata do PSD.
Em parceria com o município de Vimioso, Rute Lopes, adiantou que pretendem construir um pavilhão multiusos e iniciar a requalificação e pavimentação de várias ruas na vila de Argozelo.
O comício do PSD encerrou com a intervenção do atual presidente e candidato, António Santos, que referindo-se ao seu programa eleitoral indicou que contêm 94 medidas para o desenvolvimento do concelho de Vimioso.
“Na vila de Argozelo, vamos lançar em breve o concurso para a reabilitação da antiga escola primária, onde será instalado o quartel da GNR. Outro compromisso é a construção de um pavilhão multiusos, para a realização de eventos e fins desportivos. Para a instalação de novos jovens agricultores vamos apoiar até 20% do valor não financiado. Outro objetivo é a criação do gabinete municipal de cinegética, para dinamizar o setor da caça no concelho”, elencou António Santos.
Noutras áreas como a Floresta, o candidato do PSD anunciou a criação de duas novas equipas de Sapadores Florestais. No turismo, a candidatura social-democrata referiu-se ao projeto de recuperação dos antigos moinhos, edificados nas margens dos rios Maçãs e Angueira, para depois criar um rota turística.
“Na construção de infraestruturas e para faciliar a mobilidade e a ligação entre a sede de concelho e as freguesias Carção, Argozelo, Santulhão e Matela, tudo faremos para que a nova ligação Vimioso – Carção esteja concluída em 2028”, disse.
A campanha para as eleições autárquicas encerra esta sexta-feira, dia 10 de outubro. No sábado é dia de reflexão. No Domingo, dia 12 de outubro, as eleições autárquicas decorrem entre as 08:00 e as 20:00. Neste ato eleitoral, vão eleger-se os órgãos dirigentes de 308 câmaras municipais, 308 assembleias municipais e 3.221 assembleias de freguesia.























HA