Palaçoulo: Dom Nuno Almeida visita a Unidade Pastoral da Santíssima Trindade
No Domingo, dia 5 de outubro, o Bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, iniciou a visita à Unidade Pastoral da Santíssima Trindade, com a celebração da eucaristia, em Palaçoulo e Águas Vivas e a oração do terço, em Prado Gatão.
Na paróquia de São Miguel, em Palaçoulo, o bispo diocesano presidiu à eucaristia dominical, acompanhado pelo pároco, o padre António Pires. Na homília, Dom Nuno Almeida, explicou à comunidade de Palaçoulo, que a fé cresce na medida em que nos reconhecemos necessitados do amor de Deus.
“Corremos o risco ou engano de viver uma fé orgulhosa, confiada nas nossas muitas boas ações.”, alertou o prelado.
De seguida, Dom Nuno Almeida interpelou a assembleia com a questão: “Mas afinal, para que serve a fé?”.
“Neste mundo, onde há tanta evolução tecnológica e científica, para que serve a fé? A fé dá-nos um olhar de filhos muito amados! A fé aquece o nosso coração, ilumina o nosso olhar e abre a nossa inteligência”, respondeu.
Em Palaçoulo, o bispo de Bragança-Miranda, criticou a difusão através da televisão e redes sociais, das ideologias racistas e xenófobas contra as pessoas migrantes.
“Para Deus, não há migrantes, há simplesmente irmãos. A fé liga-nos uns aos outros, como irmãos, como um único povo de Deus”, disse.
Para crescer na fé, Dom Nuno Almeida, recomendou a participação nos sacramentos da Igreja, em especial na eucaristia e sublinhou a importância de aprofundar o conhecimento de Deus.

“A nossa fé pode apagar-se se não a aprofundamos e fortalecemos. Em cada paróquia, a fé transmite-se através da oração comunitária, da vida sacramental, da catequese e da atenção e caridade para com os irmãos mais necessitados de companhia, de apoio espiritual e material. Quando a nossa fé é viva, ajudamos a comunidade a crescer”, disse.
No final da eucaristia, o bispo diocesano sugeriu a constituição de uma equipa paroquial, o chamado Conselho da Unidade Pastoral da Santíssima Trindade.
Após a eucaristia, Dom Nuno Almeida, acompanhado pelo padre António Pires, visitaram em Palaçoulo, o eremitério diocesano, as capelas e o Lar de São Miguel.
No âmbito da visita à Unidade Pastoral da Santíssima Trindade, na tarde de Domingo, dia 5 de outubro, Dom Nuno Almeida celebrou a eucaristia em Águas Vivas e participou na oração do terço e numa visita ao cemitério, em Prado Gatão.
A visita do bispo do Bragança-Miranda à Unidade Pastoral da Santíssima Trindade prossegue a 11 de outubro, com uma oração na igreja matriz de Fonte da Aldeia. Às 14h30, Dom Nuno Almeida celebra eucaristia em Vila Chã de Braciosa e às 17h00, desloca-se a Freixiosa, para uma oração comunitária.
HA