Carção: Nelson Vale presidiu às celebrações religiosas em honra de Nossa Senhora das Graças

Em Carção, as festas em honra de Nossa Senhora das Graças, culminaram no fim-de-semana de 30 e 31 de agosto, com as celebrações religiosas, sendo que o maior destaque foi a procissão de velas e a missa campal, presidida pelo jovem sacerdote, Nelson Vale, natural de Carção.

Na noite de sábado, dia 30 de agosto, as festividades em honra de Nossa Senhora das Graças, reuniram na localidade de Carção, no concelho de Vimioso, centenas de pessoas, residentes e (e)migrantes, para participar na procissão de velas e na missa campal.

A procissão com as imagens dos santos e de Nossa Senhora das Graças realizou-se por algumas ruas da localidade de Carção e estacionou no largo António José dos Santos, bem no centro da aldeia, onde se celebrou a missa campal.

A celebração eucarística foi presidida pelo jovem sacerdote, Nelson Dias do Vale, que neste regresso à sua terra natal, Carção, disse aos seus conterrâneos que Maria, apelidada de Nossa Senhora das Graças, ensina a manter o olhar na luz de Deus.

“Nossa Senhora das Graças é a mãe que permanece sempre com Jesus e connosco. Maria caminha sempre connosco. Agradeçamos-lhe a sua presença materna e amiga e digamos-lhe continuamente: Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!”, exortou o jovem sacerdote.

Nelson Dias do Vale, 27 anos, é natural de Carção (concelho de Vimioso) e fez a sua formação no Seminário de São José (Bragança), e no Seminário Maior Interdiocesano de São José (Braga). Completou os estudos teológicos na Universidade Católica Portuguesa tendo defendido, em 2023, a dissertação «O sonho de uma Igreja missionária», no âmbito do mestrado em Teologia. Foi ordenado sacerdote a 13 de julho de 2025, na catedral de Bragança.

As Festas em Honra de Nossa Senhora das Graças encerraram no Domingo, 31 de agosto, com a celebração da missa solene, seguida da procissão e o “Adeus à Virgem”.

Na localidade de Carção, pertencente ao concelho de Vimioso, as Festas em honra de Nossa Senhora das Graças, celebram-se desde 1871.

HA

Deixe um comentário