Algoso: (E)migrantes participaram com entusiasmo na festa da aldeia

Centenas de (e)migrantes regressaram à aldeia de Algoso, no concelho de Vimioso, para participar na festa em honra de Nossa Senhora do Castelo, uma festividade que este ano teve como novidades a recuperação de tradições como o torneio de futebol interbairros, as danças dos pauliteiros e a entreajuda dos mordomos solteiros e casados.

Amândio Gouveia, membro da Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora do Castelo 2025, explicou que antigamente a equipa dos mordomos era formada apenas por homens e mulheres solteiras.

“Antigamente, em Algoso, a festa em honra de Nossa Senhora do Castelo, seguida da festa de São Roque, era organizada, respetivamente, pelos jovens solteiros e depois pelas pessoas casadas. Dado o decréscimo populacional na aldeia, as festas começaram a ser organizadas conjuntamente entre solteiros e casados”, explicou.

No âmbito religioso, a 14 de agosto, a missa no castelo e a procissão com a imagem de Nossa Senhora para a igreja matriz deram início à celebração da solenidade da Assunção ao Céu. De acordo com a Sagrada Tradição da Igreja, Nossa Senhora foi elevada ao céu de corpo e alma após sua morte.

De 9 a 15 de agosto, a equipa intergeracional de mordomos de Algoso, organizou diversas atividades para promover o convívio entre a população residente e as centenas de emigrantes que regressaram à aldeia para gozar um período de férias.

“Este ano, organizámos os jogos tradicionais (fito, raiola, petanca, jogo dos sacos), torneio de sueca, festa com música da década de 1980, bingo e um torneio de futsal interbairros. No torneio participaram as ruas do Caminho do Campo, Vale, Lagoa e Praça, sendo que o vencedor foi o bairro do Vale”, indicou.

Outros destaques da festa em honra de Nossa Senhora do Castelo foram o jantar convívio, que juntou cerca de 600 pessoas, seguida da atuação dos pauliteiros de Algoso.

“Apresentámos um desafio aos antigos pauliteiros de Algoso, que não dançavam desde 1986, para recuperar esta antiga tradição local. O grupo foi formado por pessoas residentes na aldeia e outros que vivem e trabalham no estrangeiro. Para a atuação na festa realizaram apenas três ensaios, nos dias 11 12 e 13 de agosto e dançaram muito bem!”, informou a comissão de festas.

No dia 15 de agosto, feriado religioso da Assunção da Virgem Santa Maria, a festa em Algoso iniciou-se com o peditório pelas ruas da aldeia, acompanhado pela música da Banda Filarmónica de Bragança. Às 15h00, celebrou-se a missa solene seguida da procissão pelas ruas da aldeia.

Após a celebração religiosa, a festa em Algoso prosseguiu com o concerto da banda filarmónica no adro da igreja matriz, seguido da entrega da festa à nova mordomia e ao serão realizou-se o arraial musical.

HA

Deixe um comentário