Algoso: Procissão e missa no castelo iniciam as festas
da Assunção de Nossa Senhora

Em Algoso, a procissão e a missa no castelo, a 14 de agosto, dão início à festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, uma festividade que este ano tem como novidades o recomeço dos pauliteiros de Algoso, o arraial com o grupo Top 5 e as chegas de touros mirandeses, no encerramento das festas.

Os dias festivos em Algoso, começam a 14 de agosto, com a procissão ao castelo, onde está a imagem de Nossa Senhora da Assunção. Aí é celebrada a missa e na procissão de regresso, a imagem de Nossa Senhora é transportada para a igreja matriz, onde permancece até ao fim das festividades.

No serão do dia 14, a comissão de festas preparou um jantar-convívio na aldeia, seguido da novidade da atuação dos pauliteiros de Algoso (em inatividade há dezenas de anos) e do arraial com o grupo NV3 a o DJ MM.

No feriado religioso do 15 de agosto, em que se celebra a Assunção (elevação) de Nossa Senhora ao Céu, a festa começa com a alvorada e o peditório pelas ruas da aldeia, acompanhados pela música da Banda Filarmónica de Bragança. Às 15h00, celebra-se a missa solene em honra de Nossa Senhora da Assunção ou do Castelo. Durante a tarde, a festa continua com o concerto da Banda Filarmónica de Bragança junto à igreja matriz e a entrega da festa à nova mordomia. À noite, o arraial é animado pelo grupo Top 5 e o DJ MM.

A 16 de agosto, Algoso celebra a festa em honra de São Roque, com a missa às 14h30, seguida da procissão. Na animação desta festividade está programada para o serão a atuação do Rancho Folclórico de Vimioso, o concerto do grupo Triângulo e o DJ MM.

As festas em Algoso encerram no Domingo, dia 17 de agosto, com as tradicionais Chegas de Touros Mirandeses, no largo das eiras, uma iniciativa organizada pela freguesia local.

Assunção de Nossa Senhora ao Céu

A Sagrada Tradição da Igreja ensina que Nossa Senhora foi elevada ao céu de corpo e alma após sua morte.

O Dogma da Assunção da Virgem Santíssima foi proclamado, solenemente, pelo Papa Pio XII, no dia 1º de novembro de 1950 e sua festa é celebrada no dia 15 de agosto.

Maria participa da ressurreição e glorificação de Cristo. Jesus e Maria subiram ao Céu de corpo e alma.

HA | Fonte e imagem: Canção Nova



Deixe um comentário