Vimioso: Chegas de touros e Toni Carreira trouxeram milhares de visitantes à vila

No Domingo, 10 de agosto, milhares de pessoas visitaram a vila de Vimioso, no feriado municipal para fazer compras na feira de São Lourenço, assistir ao concurso e às chegas de touros mirandeses e ao final da noite cantar e dançar no concerto musical de Toni Carreira.

Sobre o investimento realizado na programação do feriado municipal, o presidente do município de Vimioso, António Santos, explicou que a estratégia do atual executivo municipal é investir para inverter o êxodo demográfico no concelho, fixar a população e atrair empresas e novos residentes.

“Estou convencido de que o município de Vimioso tem que investir para dinamizar a economia local. No âmbito do mercado de trabalho, dou o exemplo da criação de um novo regulamento de Apoio à Criação de Emprego, que prevê a atribuição de 5 mil euros, por cada posto de trabalho criado. Adianto também que vai ser elaborado outro regulamento de apoio ao investimento, para apoiar os empresários na criação de novas empresas que por sua vez, criem novos postos de trabalho. Outro importante investimento é a nova ponte Vimioso-Carção cuja construção deve iniciar-se até ao final do ano e que acredito vai oferecer melhores condições para a vinda e a fixação de empresas e pessoas”, informou.

Referindo-se ao concurso concelhio de bovinos de raça mirandesa, o presidente do município de Vimioso, António Santos, referiu que as raças autóctones são um exemplo de um recurso da região que importa preservar, aproveitar e promover.

“Mais uma vez, o concurso de bovinos de raça mirandesa e as chegas de touros atraíram a vinda de milhares de pessoas a Vimioso. Este sucesso deve-se a várias condições que foram criadas ao longo dos anos, como a construção deste recinto para o gado e as bancadas para o público. Outros fatores para o sucesso são a data da realização do concurso, no mês de agosto, com a visita de milhares de emigrantes e a inserção do concurso no programa do Dia do Município, que conta ainda com a Feira de São Lourenço, o almoço convívio e o concerto à noite, este ano com Toni Carreira”, destacou.

No feriado municipal, entre o público que veio a Vimioso, o migrante, José Geraldes, da aldeia de Campo de Víboras, lembrou a secular importância da feira de São Lourenço e do concurso concelhio de bovinos mirandeses.

“Antigamente, no feriado municipal em Vimioso era tradição vir comprar calçado e a roupa nova para usar na festa da aldeia. No passado, os emigrantes passavam mais tempo e investiam mais nas aldeias e na economia local. Atualmente acabam preferir ir para a praia ou viajar. Na minha perspectiva, o concelho de Vimioso precisa de mais gente empreendedora e de novas empresas que criem postos de trabalho para a fixação e vinda de mais pessoas, à semelhança do que acontece em Palaçoulo, com as empresas de cutelaria e tanoaria”, sugeriu.

Do Porto, António Miguel, foi um visitante que acompanhou com muito interesse no recinto de gado, em Vimoso, o concurso de bovinos de raça mirandesa e as chegas de touros.

“Hoje é um dia em grande para Vimioso! Pessoalmente, gosto do concurso e das chegas de touros pois são marcas identitárias desta região de Trás-os-Montes. A minha esposa é de Vimioso e sendo eu natural do litoral gosto de descobrir e conhecer a cultura desta região. Este ano também fiquei surpreendido como é que uma vila tão pequenina como Vimioso conseguiu trazer um cantor internacional como o Toni Carreira para animar a festa”, disse.

Questionado sobre o que pode fazer “crescer” a vila de Vimioso, o visitante António Miguel indicou a instalação de indústrias, relacionadas com a agricultura, a pecuária, a floresta, o mel, entre outros produtos locais.

De Miranda do Douro, Pedro Magalhães, veio acompanhado do filho, Dinis, para visitar a feira de São Lourenço, reencontrar amigos e assistir às lutas de touros mirandeses.

“Neste mês de agosto é com grande satisfação que recebemos a visita dos emigrantes, que com a sua estadia para rever a família e os amigos trazem vida às nossas aldeias. Esta vitalidade dos emigrantes está bem demonstrada aqui em Vimioso, neste feriado municipal”, disse.

O emigrante em França, Manuel Lopes, natural de Carção, indicou que durante o ano regressa duas vezes a Portugal e aprecia sobretudo a proximidade que se estabelece com a população local.

“Reservo cinco semanas para vir a Portugal: três semanas no mês de agosto e duas semanas em dezembro para a apanha da azeitona. As férias de verão são uma oportunidade para reencontrar e conviver com os amigos”, disse.

HA

Deixe um comentário