Cultura: Velho(a), bailadores e a Galdrapa vão ao Festival Identidades

No fim de semana de 1 e 2 de agosto, os mascarados das festas rituais de inverno, do concelho de Miranda do Douro, entre os quais “A velha, o bailador e a bailadeira”, de Vila Chã de Braciosa e “Velho e a Galdrapa”, de São Pedro da Silva, viajam até à Sardenha, em Itália, para participar no 8º Festival “Identidades”.

A presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, agradeceu o convite que a Associação Maschocalheiro, de Bemposta, endereçou aos representantes das festas rituais de inverno do concelho de Miranda do Douro, para participar no festival internacional.

“Agradecemos à associação Maschocalheiro, o reconhecimento do trabalho realizado pelas comunidades de Vila Chã de Braciosa, São Pedro da Silva e de Constantim na preservação das festas rituais de solstício de inverno. Dada a projeção internacional que este festival proporciona, o município de Miranda do Douro, apoia os nossos representantes nas viagens e na estadia na localidade italiana de Fonni, na região sul, da Sardenha”, indicou a autarca mirandesa.

Da freguesia de Vila Chã de Braciosa, Dalila Valentim, explicou que o Festival “Identidades” é um evento internacional de folclore e tradições populares.

“É com enorme orgulho que vamos participar, com o ritual da Velha, o bailador e a bailadeira. No festival vamos encontrar uma mistura rica de identidades e expressões através da máscara, onde cada cultura se revela com autenticidade e respeito pelas suas raízes. Será certamente, um momento de partilha, encontro e valorização das tradições que nos unem enquanto povos”, antevê.

Do concelho de Miranda do Douro, a par dos mascarados de Vila Chã de Braciosa, também viajam para Itália, o “Velho e a Galdrapa”, de São Pedro da Silva. Já os representantes do ritual do “Carocho e a Velha”, da aldeia de Constantim, embora convidados, não vão participar no festival “Identidades”.

Na preservação e valorização do património cultural, Dalila Valentim, de Vila Chá de Braciosa enalteceu o apoio institucional do município de Miranda do Douro, das freguesias, associações locais e parceiros culturais.

Recorde-se que em dezembro de 2024, o município de Miranda do Douro apresentou uma candidatura para inscrever as Festas Rituais de Solstício de Inverno do concelho, no Inventário Cultural do Património Imaterial. Desde então, as Festas Rituais de Solstício de Inverno, têm suscitado mais interesse cultural, o que se traduz, no aumento do turismo em Miranda do Douro, no inverno.

No concelho de Miranda do Douro, as Festas de Solstício de Inverno são: em dezembro, a Festa de Santa Luzia – L Bielho I La Galdrapa, em São Pedro da Silva. Em Constantim, de 27 a 29 de dezembro, celebra-se a Festa de São João Evangelista – Fiesta dos Moços. E a 1 de janeiro, celebra-se a Festa do Menino – Fiesta De L Menino, em Vila Chã da Braciosa.

HA

Deixe um comentário