Miranda do Douro: Festas culminaram com a missa e procissão em honra de Santa Bárbara
Em Miranda do Douro, as Festas em honra de Santa Bárbara culminaram no passado Domingo, dia 20 de agosto, com a celebração da missa, na concatedral, seguida da procissão pelas ruas da zona histórica da cidade, na qual voltaram a participar centenas de pessoas.
As Festas de Santa Bárbara ou da Cidade de Miranda do Douro decorreram de 16 a 20 de agosto, sendo que a celebração religiosa, que regista habitualmente uma grande participação de pessoas, realizou-se na tarde de Domingo, dia 20 de agosto
Com a concatedral de Miranda do Douro repleta de gente, o padre Manuel Marques, inspirado pela passagem do evangelho (Mt 15,21-28), no qual a mulher cananeia, insistentemente, pede ajuda a Jesus, sublinhou a importância de ir ao encontro de Deus e pedir com insistência.
“Não é sentados em casa que se resolvem os problemas! Quando somos proativos e humildes, quando acolhemos a Deus e aos outros nas nossas vidas, os milagres acontecem. A paz só se alcança com a reconciliação”, disse.
No decorrer da homília da missa, o pároco de Miranda do Douro enalteceu ainda o exemplo de vida dos emigrantes, que com coragem e humildade foram à procura de melhores condições de vida.
“Hoje, também nós temos a obrigação de ser acolhedores para com as pessoas estrangeiras que chegam ao nosso país e que vêm contribuir para o desenvolvimento de Portugal”, disse.
Após a eucaristia, seguiu-se a procissão dos estandartes e das várias imagens de santos, venerados na concatedral, com destaque para Nossa Senhora dos Remédios e Santa Bárbara. A procissão foi acompanhada musicalmente pela Banda Filarmónica Mirandesa e por centenas de pessoas.
Finalizada a celebração religiosa, seguiu-se, às 18h00, o concerto da Banda Filarmónica Mirandesa, no Largo do Castelo.
As festas em honra de Santa Bárbara encerraram na noite de Domingo, com a atuação musical da “Orquestra Magma” e o espetáculo do fogo preso.
HA