Calor: Todos os distritos sob aviso laranja até 4.ª feira
Todos os distritos do continente vão estar sob aviso laranja, de 21 a 23 de agosto, devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
No continente, os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro estão sob aviso laranja desde as 01:00 de segunda-feira, dia 21 de agosto e até às 23:00 de quarta-feira, dia 23, devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa, que hoje estão sob aviso amarelo por causa do tempo quente, passam a laranja às 00:00 de terça-feira e até às 23:00 de quarta-feira.
O IPMA colocou também a costa sul da Madeira sob aviso laranja até às 23:00 de terça-feira por causa do tempo quente, passando depois a amarelo até às 23:00 de quarta-feira.
Sob aviso amarelo estão também a Costa Norte da Madeira e o Porto Santo até às 23:00 de quarta-feira.
O IPMA prevê um aumento da temperatura nos próximos dias, alertando que as máximas podem atingir valores acima dos 40 graus em alguns locais.
Segundo o IPMA, “prevê-se uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima nos próximos dias, com valores que entre os dias 21 e 24 irão estar próximos dos 40°C na região Sul e interior Norte e Centro, podendo atingir pontualmente 44°C em alguns locais do Alentejo e Vale do Tejo”.
Já no litoral Norte e Centro, a temperatura máxima será mais baixa, com valores entre os 30 e 35°C, “sendo inferiores na faixa costeira”.
O IPMA prevê que as temperaturas só comecem a descer de forma generalizada a partir de sexta-feira, “atingindo valores normais para a época do ano no fim de semana de 26 e 27”.
O IPMA explica que a subida de temperatura está relacionada com “uma crista anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Central, promovendo o transporte de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África sobre o território do continente”.
Fonte: Lusa