Picote: Voltou a celebrar-se a Festa em honra do Divino Santo Cristo
A festa em honra de Santo Cristo, em Picote, decorreu no fim-de-semana de 5 e 6 de agosto, num programa festivo, cujos destaques foram a assembleia comunitária no Dia da Freguesia, e no Domingo, a missa solene, seguida da procissão até à capela de Santo Cristo, acompanhada pela Banda Filarmónica Mirandesa.
No Domingo, dia 6 de agosto, a festa em honra de Santo Cristo iniciou-se com o peditório da comissão de festas, pelas ruas de Picote, acompanhados pela música da Banda Filarmónica Mirandesa.
Às 14h00, celebrou-se na igreja matriz de Picote, a missa solene em honra de Santo Cristo, uma celebração que contou com a participação da população local, de emigrantes e de outros picoteses, que vivem noutras localidades do país.
No decorrer da celebração, o padre António Pires, fez referência ao encerramento das Jornadas Mundiais da Juventude e elogiou os milhares de jovens que “apressadamente” viajaram para Lisboa, para partilhar a fé em Deus.
“Nesta festa de Santo Cristo também nós somos transfigurados na esperança! Para entrar na vida eterna é necessário escutar e seguir Jesus”, disse.
Após a celebração, seguiu-se a procissão até à capela de Santo Cristo, em Picote.
Finalizada a celebração religiosa, a Banda da Associação Filarmónica Mirandesa interpretou dois temas musicais, no antigo coreto da localidade, que é considerado um ícone da localidade.
Num comentário às festas da localidade, durante as quais se celebrou também o Dia da Freguesia, o autarca, Jorge Lourenço, elogiou o trabalho da comissão de festas, ao longo do ano, para voltar a celebrar a festa em honra do Divino Santo Cristo.
Sobre o Dia da Freguesia, assinalado a 5 de agosto, o presidente da freguesia, Jorge Lourenço, referiu que a cerimónia iniciou-se às 10h00, com o hastear da bandeira. À tarde realizou-se a assembleia comunitária, no salão da casa do povo.
“No decorrer da assembleia comunitária apresentámos alguns dos projetos que estão em curso na freguesia de Picote, como são o projeto da gestão sustentável dos terrenos baldios ou a limpeza dos terrenos não cultivados, dada a perigosidade do risco de incêndio. Para este efeito, até ao final do ano, pretendemos constituir uma cooperativa, que terá entre outras responsabilidades a agropecuária, o turismo e a gestão da natureza”, indicou.
Segundo o autarca de Picote, há outros projetos em curso na freguesia, como é a limpeza da linha de água até ao rio Douro e os arranjos urbanísticos na localidade, obras que contam com o apoio do município de Miranda do Douro.
No âmbito desportivo, a freguesia de Picote associou-se à iniciativa do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD), que está a preparar a primeira edição do “Ultra Trail Tierra de Miranda”, agendado para o dia 24 de setembro, em Picote.
“De modo a proporcionar um bom acolhimento às várias centenas de atletas e visitantes esperados em Picote, no fim-de-semana de 22, 23 e 24 de setembro, a freguesia e a associação Frauga vão organizar a I Feira da Línguas, com o objetivo de promover a língua e a cultura mirandesas”. adiantou.
HA