Miranda do Douro: 27 jovens peregrinos franceses participam nos «Dias na Diocese»
A partir de 26 de julho, mais de de 67 mil peregrinos começam a viver um programa cultural e religioso especial, nas várias dioceses de Portugal e Miranda do Douro vai acolher 27 jovens peregrinos franceses, antes da partida para Lisboa para participar no encontro das Jornadas Mundiais da Juventude.
Os mais de 67 mil jovens peregrinos vão participar no programa “Dias nas Dioceses (DND), que decorre até 31 de julho, nas várias dioceses do país, desde Bragança-Miranda até ao Algarve e ilhas.
“Os jovens vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região, tendo cada uma das dioceses um programa centrado em cinco pilares: Acolhimento, Descoberta, Missão, Cultura e Envio”, indica a organização da JMJ Lisboa 2023.
Os peregrinos estão divididos em mais de 950 grupos e vão ficar alojados em casas de famílias de acolhimento, nas paróquias, instalações públicas, nas escolas, nos municípios e freguesias e nas associações/coletividades.
De 26 a 31 de julho, a cidade de Miranda do Douro vai acolher um grupo de 27 jovens peregrinos franceses, numa iniciativa conjunta entre o município de Miranda do Douro, a diocese Bragança-Miranda e a paróquia de Santa Maria Maior.
Nesta estadia de cinco dias, em Miranda do Douro, os jovens franceses vão ser presenteados com um programa espiritual e cultural, no qual se destacam os momentos de oração, uma peregrinação até ao Santuário de Nossa Senhora do Naso e um concerto na Catedral.
Programa "Dias na Diocese", em Miranda do Douro: Quarta-feira, dia 26 de julho: celebração do acolhimento, às 21h00, na catedral; Quinta-feira, dia 27 de julho: peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Naso e celebração da eucaristia, às 11h30. Sexta-feira, dia 28 de julho: concerto oração, na catedral, às 21h00. Sábado, dia 29 de julho: celebração mariana, às 21h00, na catedral. Domingo, dia 30 de julho: celebração do envio dos peregrinos, às 21h00, na catedral
No âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), Portugal vai acolher peregrinos de todos os continentes.
Da Europa, chegam jovens de Espanha, França, Itália, Polónia, Alemanha, Estónia, Bélgica, Lituânia, Luxemburgo, Grécia, Reino Unido e da Escócia.
Dos países lusófonos viajam jovens de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Brasil e Timor-Leste.
E dos restantes continentes – América, Ásia e Oceânia – vão participar, por exemplo, jovens da China, Arábia Saudita, Jamaica, Mauritânia e Polinésia francesa, entre outros países.
Fonte: Ecclesia e Diocese de Bragança-Miranda.