Cércio: Cumpriu-se a tradição na Festa de Santa Marinha
O Santuário de Santa Marinha, em Cércio, voltou a acolher no fim-de-semana de 21, 22 e 23 de julho, as celebrações em honra da santa padroeira, num programa festivo que começou com a tradicional noite de petiscos e culminou no Domingo, com a celebração da missa solene e da procissão.
A Festa em honra de Santa Marinha iniciou-se na sexta-feira, dia 21 de julho, com uma tarde/noite de convívio, que juntou centenas de pessoas para a degustação de petiscos como os caracóis, bifanas, moelas, cristas e o caldo verde, animados musicalmente pelo grupo “Concertina Ribeirinhos”.
A representante da freguesia de Cércio, Fátima Domingues Sil, recordou que a tradição deste convívio começou aquando da reconstrução da capela de Santa Marinha, concluída em 1995.
“Todos os anos, aquando da Festa em honra de Santa Marinha, a aldeia de Cércio recebe a visita de centenas de pessoas das várias localidades do concelho de Miranda do Douro e também de outros concelhos vizinhos, para conviver e degustar os saborosos petiscos, em que os caracóis são a grande atração gastronómica”, contou.
Segundo a jovem autarca, à festa acorrem também as pessoas naturais de Cércio que vivem noutras localidades e no estrangeiro, pois fazem questão colaborar na organização desta festividade.
No Domingo, o destaque foi a celebração da missa solene em honra de Santa Marinha, realizada ao ar livre. Na homília da missa, o padre Pedro Samões, felicitou a população local pela perseverança em continuar a celebrar a festa da padroeira, Santa Marinha.
“Não obstante as contrariedades do êxodo populacional felicito a população de Cércio pela determinação em continuar a celebrar a fé e a devoção à virgem e mártir, Santa Marinha. Que o exemplo de coragem desta santa, nos ajude a enfrentar as dificuldades da vida, vencendo o mal praticando o bem”, disse.
Após a eucaristia, realizou-se a tradicional procissão à volta da capela e a celebração conclui-se com o cântico dedicado a Santa Marinha.
A festa em honra de Santa Marinha assinala-se no dia 18 de julho, data do seu martírio, que terá ocorrido em Orense, na Galiza.
HA