Vale de Algoso: Atividades aquáticas no rio Angueira refrescaram os mais novos
No dia 17 de julho, o rio Angueira, em Vale de Algoso, foi o local das “Férias Desportivas” das crianças e jovens do concelho de Vimioso, que praticaram atividades aquáticas como a canoagem, o caiac e o stand up paddle e tornaram este dia refrescante e memorável para os mais novos.
Com o final do ano letivo, o município de Vimioso está a proporcionar a 50 crianças e jovens do concelho, as “Férias Desportivas”, que consiste num programa variado de atividades desportivas e culturais, que são também oportunidades de novas aprendizagem e momentos de convívio e muita animação.
Segundo Sérgio Torrão, coordenador da empresa Coordenadas de Aventura, o interesse e a participação das crianças e jovens por este programa de férias tem sido “excelente”.
No dia 17 de julho, as “Férias Desportivas” levaram os jovens vimiosenses até ao rio Angueira, em Vale de Algoso, onde praticaram atividades aquáticas como a canoagem, caiac e stand up paddle. A meio da jornada, realizou-se um piquenique, em que cada participante trouxe a merenda ou o farnel de casa.
“Neste tempo de verão procuramos oferecer atividades ao ar livre, para que os mais novos descubram as potencialidades da natureza e pratiquem outras atividades fora do âmbito do pavilhão gimnodesportivo”, disse.
Questionado sobre os receios iniciais das crianças e jovens, pela prática de atividades radicais como a escalada, a canoagem ou outras, o também professor de educação física, explicou que os mais novos motivam-se mutuamente e juntos tornam-se mais autoconfiantes nas suas próprias capacidades.
“As crianças que inicialmente são mais receosas, ao verem os outros jovens a praticar canoagem ou outra atividade, decidem experimentar e acabam por conseguir fazê-lo também. Em grupo, tudo se torna mais fácil”, explicou.
Segundo Sérgio Torrão, o concelho de Vimioso oferece boas condições para a realização de atividades aquáticas, dado que é atravessado por três rios: o Angueira, o Maçãs e o Sabor.
No decorrer das “Férias Desportivas”, os monitores pedem às crianças e jovens para evitar os telemóveis e os jogos digitais, sugerindo-lhes, em alternativa, jogos didáticos, como as cartas ou os jogos de tabuleiro, como o xadrez, as damas, etc.
O jovem Gonçalo Ramos foi um dos participantes nas atividades, no rio Angueira.
“Estou a divertir-me muito nas Férias Desportivas, nas quais já pratiquei paint-ball, slide e agora caiac. Este programa de férias também dá a possibilidade de estar com os meus colegas e conviver”, disse.
Por sua vez, Sandro Afonso, de 13 anos, disse que as Férias Desportivas permitiram-lhe praticar, pela primeira vez, atividades como o stand up paddle.
“Estou a gostar muito deste dia passado no rio Angueira, onde podemos praticar as modalidades aquáticas, nadar e até pescar lagostins!”, disse.
A seu lado estava o colega, Gabriel Rodrigues, que partilhou o mesmo entusiasmo pelas atividades aquáticas.
A jovem, Joana Lourenço , também estava entusiasmada com a possibilidade de praticar stand up paddle, no rio.
“Entre as atividades aquáticas, gosto particularmente do stand up paddle, pois ao estar de pé em cima da prancha dá-me e sensação de estar a surfar”, disse.
As “Férias Desportivas” decorrem de 26 de junho a 28 de julho e resultam de uma parceria entre o município de Vimioso e a empresa “Coordenadas de Aventura”- Animação Turística.
HA