Miranda do Douro: Município homenageou associações e personalidades do concelho

No dia 10 de julho, Dia de Cidade de Miranda do Douro, o município prestou homenagem a várias instituições e personalidades que se destacaram pelo seu contributo em diversas áreas, para o desenvolvimento e projeção do concelho.

As comemorações dos 478 anos da Cidade de Miranda do Douro decorreram na renovada Biblioteca Municipal António Maria Mourinho, onde o executivo municipal, liderado por Helena Barril, entregou medalhas de honra à Associação de Língua e Cultura Mirandesa (ALCM), ao Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM) e à FRAUGA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote.

Em representação do Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM), José Maria Pires, agradeceu o reconhecimento e a distinção do município de Miranda do Douro.

Na sua intervenção, o gestor tributário e professor universitário referiu que é importante que os três municípios, que constituem a região designada por Terra de Miranda, ou seja, os municípios de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, devem trabalhar juntos na implementação do Plano Estratégico, elaborado pelo MCTM.

“A melhor homenagem que podem prestar à Terra de Miranda é implementar o Plano Estratégico, defender a língua mirandesa e lutar pelos direitos fiscais dos aproveitamentos hidroelétricos construídos em Miranda do Douro, Picote e Bemposta”, disse.

José Maria Pires acrescentou que quando as pessoas e instituições se juntam na defesa dos seus direitos, o poder central dá maior atenção às reivindicações da região.

No decorrer da cerimónia de homenagem às instituições e personalidades, o município de Miranda do Douro atribuiu ainda medalhas de mérito a Laura Castro, diretora regional a Cultura do Norte (DRCN); a Manuel dos Ramos Alves, músico da Associação Filarmónica Mirandesa; e aos brigadeiros-generais, António Moldão e Aquilino Torrado.

A sessão de homenagem concluiu-se com a intervenção da presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, que inspirando-se nos homenageados afirmou que a projeção do concelho de Miranda do Douro é um trabalho diário e contínuo.

“Desenvolver e projetar o concelho de Miranda do Douro faz-se todos os dias, com trabalho, resiliência e dedicação, nas mais variadas profissões, desde os pastores e agricultores, aos comerciantes, professores, empresários, músicos, entre muitas outras profissões”, concluiu.
O Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM) foi uma das entidades homenageados no Dia da Cidade de Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário