São Pedro da Silva: Festa em honra de São Pedro promoveu o convívio entre a população

Na quinta-feira, dia 29 de junho, a localidade de São Pedro da Silva, voltou a celebrar a festa em honra do padroeiro, São Pedro, com a missa e a procissão, a que se seguiu um jantar convívio para toda a população, animado musicalmente pelo grupo “Os Molinera”.

Em São Pedro da Silva, após a Missa realizou-se a procissão com a imagem do padroeiro, Sâo Pedro, pelas ruas da localidade.

Depois da celebração religiosa seguiu-se o jantar no recinto da festa, para toda a população e os convidados, um convívio animado musicalmente pelo grupo “Os Molinera”.

Na perspetiva do presidente de União de Freguesias de Silva e Águas Vivas, Silvino Silva, é importante continuar a preservar as festas populares, pois são oportunidades de encontro e de convívio entre a população local e os visitantes das aldeias vizinhas.

“Em festas como a do São Pedro, há muitas pessoas que estando a trabalhar noutras localidades e até no estrangeiro, regressam à aldeia para celebrar esta festividade com os familiares e amigos”, informou.

Em São Pedro da Silva, para além da festa de São Pedro, a 29 de juho, há outras festividades que promovem o convívio entre a população, como são as festas em honra de Nossa Senhora do Rosário (maio) e Santa Bárbara (agosto).

“A festa em honra de Santa Bárbara, em agosto, é a que reúne um maior número de pessoas, com a participação dos muitos emigrantes naturais de São Pedro da Silva que trabalham em França e em Espanha”, indicou.

São Pedro

O seu nome era Simão e foi Jesus quem o apelidou de Pedro. Natural de Betsaida, vivia em Cafarnaum e era pescador no Lago de Tiberíades. Jesus convidou-o a segui-Lo, juntamente com seu irmão André. Com os apóstolos, Tiago e João, testemunharam alguns dos acontecimentos mais importantes da vida de Jesus: a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração e a agonia no Horto das Oliveiras.

Caminhando ao lado do Messias, Pedro passou de um homem simples, irrequieto e, às vezes, impulsivo, a líder dos Apóstolos. Na sua amizade com Jesus, não hesitou em pedir-Lhe explicações e esclarecimentos sobre a sua pregação, as suas parábolas e interrogou-O sobre várias questões.

Foi o primeiro a responder a Jesus, diante da pergunta feita aos discípulos: “Também vós quereis ir embora?”. Ao que Simão Pedro respondeu: “Senhor, para quem iremos? Só Tu tens palavras de vida eterna; e nós acreditamos e sabemos que és o Filho de Deus” (Jo 6,67-68).

O jantar convívio foi animado musicalmente pelo grupo “Os Molinera”

HA

Deixe um comentário