Fonte Ladrão: Festa em honra de São João Batista
No próximo Sábado, dia 24 de junho, em Fonte Ladrão, vai realizar-se a festa em honra de São João Batista, padroeiro da aldeia, com a celebração da Missa, o jantar-convívio e um serão musical.
De acordo com Filipa Lopes, da comissão de festas, no próximo sábado, dia 24 de junho, a festa em honra de São João Batista vai iniciar-se com a celebração da missa, às 18h00.
“Segue-se um jantar-convívio, no qual vão ser servidas sardinhas e febras assadas. E o serão vai ser animado musicalmente pelo grupo DM”, informou.
Em Fonte Ladrão, vivem diariamente cerca de 30 pessoas, que se dedicam à agricultura e à pecuária, com destaque para a criação de bovinos mirandeses e burros de Miranda.
Segundo Filipa Lopes, a aldeia passou a ser mais visitada, dada a proximidade ao mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, que está a ser construído nas imediações.
No mês de agosto, em Fonte Ladrão, celebra-se também a festa em honra de Nossa Senhora da Purificação, que este ano vai realizar-se no dia 22.
São João Batista
Segundo as Escrituras, João, mais tarde chamado João Batista, era filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, parenta próxima de Maria, mãe de Jesus. Isabel, estéril e já idosa, viu cumprida a promessa de Deus, após a visita do anjo Gabriel que anunciou a Zacarias que a esposa lhe daria um filho, que devia se chamar João.
Depois disso, Maria foi visitar Isabel. Ora quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu de alegria no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com grande alegria, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”. Todas estas circunstâncias realçam a importância de João Batista, como precursor de Cristo.
Ao atingir a maturidade, João encaminhou-se para o deserto e nesse ambiente, preparou-se, através da oração e da penitência – que significa mudança de atitude, para cumprir sua missão. Através de uma vida extremamente coerente, não cessava de chamar os homens à conversão, dizendo: “Arrependei-vos, pois o reino de Deus está próximo”. João Batista passou a ser considerado profeta. Alertava o povo para a vinda do Messias e praticava o batismo, como um ritual de purificação corporal, através da imersão dos fiéis na água, para simbolizar uma mudança interior de vida.
Fonte: Canção Nova
HA