Póvoa: IX Festa da Gaita de Foles Mirandesa assinala 40º aniversário da associação local

Na aldeia da Póvoa, em Miranda do Douro, vai realizar-se este fim-de-semana a IX Festa da Gaita de Foles Mirandesa, um evento que este ano vai assinalar o 40º aniversário do Grupo Cultural e Recreativo Renascer das Tradições e tem como destaque o concerto dos Galandum Galundaina.

Na Póvoa, a “Fiesta de la Gaita de Fuolhes Mirandesa “é, anualmente, o ponto de encontro de gaiteiros do planalto mirandês e também da vizinha Espanha, sendo por isso, a localidade onde mais se ouve a sonoridade caraterística da gaita de foles e as tradições que lhe estão associadas, como é a dança dos pauliteiros.

Este ano, a IX edição da “Fiesta” inicia-se no serão desta sexta-feira, dia 12 de maio, com o ensaio dos pauliteiros locais, às 21h00.

No dia seguinte, sábado, a festa prossegue com a ronda dos gaiteiros pela localidade da Póvoa. Às 20h00, vai ser servida a ceia gaiteira.

Após o jantar assinala-se o 40º aniversário da associação Renascer das Tradições, organizadora do evento, com uma cerimónia na qual vão ser homenageados alguns dos associados.

O sábado de festa culmina com o concerto dos Galandum Galundaina.

No Domnigo, dia 14 de maio, os gaiteiros da Póvoa vão participar na Missa Dominical e acompanhar musicalmente a Procissão, às 15h00.

Na tarde de Domingo, o encerramento da festa vai contar com a atuação do grupo de dançadores locais, os pauliteiros da Póvoa.

A IX edição da Festa da Gaita de Foles Mirandesa é organizada pela associação Renascer das Tradições e conta com os apoios da freguesia da Póvoa, do município de Miranda do Douro, da ALCM, do AG3 e do Bar da ENA.

HA

Deixe um comentário