Sociedade: IEFP recebeu 144 mil inscrições de estrangeiros que querem trabalhar em Portugal
Nos últimos dois meses, o número trabalhadores estrangeiros que se inscreveram no IEFP, para trabalhar em Portugal, ascendeu a 144 mil pessoas, segundo indicou a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.
“Há 144 mil estrangeiros que se inscreveram nos últimos dois meses [no Instituto do Emprego e da Formação Profissional -IEFP] sinalizando a sua vontade de vir trabalhar para Portugal”, disse a ministra.
Ana Mendes Godinho falava numa conferência de imprensa com os ministros da Economia, António Costa Silva, e das Finanças, Fernando Godinho, de balanço da atividade das áreas tuteladas por estes ministérios e perspetivas para 2023.
Em causa está o novo visto de procura de trabalho, criado aquando da alteração da lei da permanência em Portugal, que prevê a possibilidade de os estrangeiros que querem vir trabalhar para Portugal se inscreveram no site do IEFP.
Ana Mendes Godinho adiantou ainda que no âmbito da resposta portuguesa à crise de refugiados da Ucrânia, os últimos dados apontam para a capacidade de integração no mercado de trabalho de 7.100 cidadãos ucranianos.
Fonte: Lusa