A Policia de Segurança Pública (PSP) ministra a 5 e 11 de agosto, em Mogadouro e Vimioso, a Operação “Armas em Segurança”, uma ação para informar as populações sobre o licenciamento de armas de fogo.
O ex-presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo, foi nomeado diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Bragança, em comissão de serviço de cinco anos, através de despacho publicado em Diário da República (DR).
A Segurança Social paga a 8 de agosto, as pensões por transferência bancária ou por vale de correio, já de acordo com as novas taxas de retenção na fonte do IRS.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o diploma do Governo que proíbe o uso de telemóveis até ao sexto ano de escolaridade, considerando que poderá proporcionar uma experiência “de potencial interesse pedagógico”.
Mais de 60% dos manuais escolares, usados pelos alunos do 5º ao 12 º anos, vão poder ser reutilizados, segundo dados do Ministério da Educação, que dispensou o 1.º ciclo da devolução dos livros.
Em Portugal, o número de médicos residentes mais do que duplicou entre 1991 e 2024, mas um quarto destes profissionais de saúde tem mais de 65 anos, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Encerra a 4 de agosto, o prazo para apresentar a candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior e há menos 10.845 inscritos do que no ano passado.
A Liga Operária Católica (LOP) e Movimento de Trabalhadores Cristãos defende que as férias e o descanso “estão intimamente ligados à dignidade do ser humano”.
Um homem de 38 anos, foi detido em Vimioso, por suspeita de furtos em residências e estabelecimentos comerciais, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Dada a maior afluência de público nos meses de verão, as Termas de Vimioso estão abertas, ininterruptamente, todos os dias da semana, proporcionando aos utentes, diversos tratamentos de saúde e bem estar, a preços acessíveis, destacando-se por exemplo, a piscina termal, o banho turco e a sauna.
A povoação do Barrocal do Douro, no concelho de Miranda do Douro, acolhe este sábado, dia 26 de julho, o XVIII Encontro de Barrocalenses, uma iniciativa anual que visa proporcionar o convívio entre a população local e os antigos habitantes desta localidade, construída na década de 1950, para albergar os trabalhadores da Barragem de Picote.
Cerca de 4 mil professores vão aposentar-se anualmente durante a próxima década, segundo uma estimativa divulgada pelo Governo, que anunciou que vai financiar os custos de formação de novos docentes e incentivar o aumento de vagas nas universidades.
A gozar um período de férias, em Castel Gandolgo (Itália), o Papa Leão XIV, disse que é necessário “aprender mais sobre a arte da hospitalidade” e disse que o “todo o encontro e descanso verdadeiros são gratuitos”.
Iniciou a 21 de julho, a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, com quase 56 mil vagas, para mais de mil cursos em universidades e politécnicos públicos.
O novo guião da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento está em consulta pública, com menos atenção a temas como a sexualidade ou bem-estar animal e mais à literacia financeira ou ao empreendedorismo.
Após a demissão da anterior estrutura de comando, Luís Videira é o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (BVV), anunciou o comandante sub-regional das Terras de Trás-os-Montes.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Deco alertam para o crescimento do fenómeno do “spoofing”, técnica usada em burlas informáticas que falsifica números de telefone para enganar as vítimas, e pedem reforço da proteção legal e maior consciencialização dos consumidores.
No segundo semestre de 2024, as Forças Armadas portuguesas participaram com 1.335 militares em missões internacionais, mais de metade no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e com forte presença no leste da Europa.
As notas das provas nacionais do 9.º ano já estão a chegar às escolas e o Ministério da Educação deu ordens para que todos os alunos reprovados fiquem automaticamente inscritos para a 2.º fase, indicou a associação dos diretores.
O número de nascimentos subiu no primeiro semestre deste ano, quando foram rastreados 42.250 recém-nascidos, mais 966 do que no período homólogo, segundo dados baseados no “teste do pezinho”.
A Comissão Europeia lançou a 14 de julho, uma aplicação móvel de verificação da idade para vedar o acesso a conteúdos impróprios nas redes sociais, uma medida que está em teste na União Europeia (UE), com a finalidade de assegurara a privacidade e proteção das crianças.
As férias judiciais de verão começam a 16 de julho e prolongam-se até 31 de agosto, com a interrupção de julgamentos mediáticos como o do processo BES e a Operação Marquês, cujas sessões serão retomadas em setembro.
Cinco das sete comarcas do norte do país registaram uma adesão de 100% à greve, convocada para pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, na Procuradoria-Geral Regional do Porto.
No sábado, dia 12 de julho, as Termas de Vimioso organizam mais uma inciativa “Caminha com o Médico”, uma atividade que consiste num passeio pela natureza, acompanhados por uma profissional de saúde, que desta vez vai dar conselhos aos participantes sobre a saúde mental.
No Domingo, dia 6 de julho, o pavilhão multiusos, em Vimioso, encheu-se de pessoas vindas das freguesias e instituições sociais do concelho, para celebrar a Festa da Alegria, um encontro intergeracional que tem como propósito “acarinhar” os idosos e proporcionar-lhes momentos de convívio.
O Grupo Brisa lança a 8 de julho, uma campanha de sensibilização sobre segurança rodoviária, para apelar ao cuidado nas estradas durante o período do verão, sobretudo nas deslocações a caminho das férias.
O Governo aprovou a 3 de julho, a proibição do uso de telemóveis nas escolas até ao 6ª ano de escolaridade e a revisão da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, medidas que vão entrar em vigor a partir do próximo ano letivo.
O Ministério da Educação reviu as regras para a mobilidade estatutária de professores, que vai ser reduzida em 35% no próximo ano letivo, para que os docentes de disciplinas em zonas com maior carência regressem às escolas.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade decorrem de 1 a 11 de julho.
No Domingo, dia 6 de julho, o pavilhão multiusos, em Vimioso, volta a ser o palco da Festa da Alegria, um encontro anual intergeracional, que este ano tem como maior novidade o convite dirigido aos netos das pessoas idosas.
Termina a 30 de junho, o prazo para os proprietários pagarem o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), numa prestação única caso o valor seja inferior a 100 euros ou da primeira prestação se o montante for superior.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve 45 pessoas, no âmbito de uma investigação de burla que lesou centenas de utentes da Segurança Social Direta, que viram as suas prestações sociais desviadas para contas bancárias dos suspeitos.
Em cinco anos, os produtos alimentares vendidos em Portugal reduziram cerca de 15% do teor médio de sal e 21% do açúcar, sem que os consumidores portugueses tivessem de mudar as suas escolhas alimentares, revela um relatório da Direção-Geral de Saúde (DGS).
Dos 389 médicos de família que terminaram recentemente a formação da especialidade, 231 escolheram uma das 585 vagas disponibilizadas no último concurso para a colocação nas unidades locais de saúde (ULS).
A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), no distrito de Bragança, tem a partir deste mês de junho, consultas de medicina dentária disponíveis em todos os seus centros de saúde.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou para o aumento da transmissão do vírus da hepatite A, em Portugal, dado que foram notificados 504 casos de infeção entre 1 de janeiro e 31 de maio do corrente ano.
Os alunos do 9.º ano realizaram a 20 de junho, a primeira das duas provas finais do ensino básico, mas a avaliação foi dificultada por várias falhas na plataforma digital utilizada, segundo relatos das escolas.
A 17 de junho, começa a época de exames nacionais para os mais de 160 mil alunos, do 11.º e 12.º anos, inscritos para realizarem as provas que permitem concluir o ensino secundário e concorrer ao superior.
Os alunos do 9.º ano realizam a 20 de junho, a primeira das duas provas finais do ensino básico que, pela primeira vez vão ser feitas em formato digital, desafio para o qual as escolas dizem estar preparadas.
A maioria dos trabalhadores utiliza ferramentas de inteligência artificial (IA) gratuitas, mas 43% dos portugueses admitem que raramente ou ocasionalmente verificam a exatidão dos resultados, conclui um estudo da KPMG em parceria com a Universidade de Melbourne.
No dia 10 de junho, o município de Miranda do Douro celebrou no santuário do Naso, a XXII Festa da Amizade, um encontro convívio de 1500 pessoas idosas do concelho, às quais se juntou, este ano, o grupo convidado da residência sénior de San Salvador, vindo da localidade espanhola vizinha, de Rabanales.
Na cerimónia do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu que há o dever de recriar Portugal, que está num novo ciclo da sua História e de cuidar melhor das pessoas, sobretudo dos mais pobres.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação indica que estão inscritos nos exames finais nacionais, mais de 160 mil estudantes do ensino secundário, sendo que 88.637 alunos pretendem concorrer ao ensino superior.
A diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) convidou a aproveitar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 10 de junho, para reforçar o diálogo e conhecer culturas de novas comunidades presentes em território nacional.
No encerramento do ano letivo 2024/2025, professores portugueses e espanhóis reuniram-se em Bragança, no âmbito do Projeto de Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF).
Em Vimioso, para assinalar o Dia Mundial da Criança, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) e o município promoveram a 4 de junho, assembleias municipais juvenis, com a finalidade de dar a conhecer aos jovens o que é a atividade política autárquica.
O Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD) organizou a atividade “Rumo ao Futuro”, com a finalidade de proporcionar o encontro dos alunos dos 9º, 11º e 12º anos com profissionais de várias áreas, para os ajudar a definir que profissões querem exercer no futuro.
Nos dias 27 e 28 de maio, professores e alunos do 11º e 12º anos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD) viajaram até Tordesilhas (Espanha), no âmbito do projeto ERIS_IE | Empreendedorismo Responsável, Inclusivo e Sustentável, cuja finalidade é incentivar o conhecimento mútuo e a cooperação transfronteiriça.
Segundo os diretores escolares, a partilha de opiniões extremistas já não é uma “moda” apenas no digital e começa a observar-se também nas escolas, uma situação que segundo os responsáveis pelas escolas é uma “competição desleal” entre educadores e redes sociais na formação dos jovens.
Os alunos do 9º e 10º anos da Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro, participaram no dia 9 de maio, numa ação de sensibilização sobre os malefícios provocados pelo consumo de álcool na adolescência, uma atividade organizada pela Associação Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (APEEAEMD) que teve como intenção informar os jovens.
O Município de Miranda do Douro apresentou o projeto Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS – 5G) ”Miranda, Un Cunceilho CunBida”, que resulta de uma pareceria com a Santa Casa da Misericórdia (SCMMD).
Com os objetivos de proporcionar o convívio intergeracional e promover um estilo de vida ativo e saudável, o município de Miranda do Douro organizou na vila de Sendim, no dia 3 de maio, o VII Encontro Intergeracional, que reuniu cerca de 200 crianças e idosos.
Com o propósito de sensibilizar pais, professores e auxiliares educativos para a importância de acolher e integrar os alunos imigrantes, a Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Sendim (APEEES) organizou no dia 30 de abril, o I Encontro “Direitos e Deveres na Educação Inclusiva: Implicações, Práxis Implícitas”.
O sorteio da campanha “Natal a Meias”, promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses em parceria com as empresas Calzedonia e TVI, ditou que uma três ambulâncias sorteadas se destina à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (A.H.B.V.V.).
O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes informou que até às 00:00 de terça-feira estavam ligadas parcialmente 424 subestações, alimentando cerca de 6,2 milhões de clientes, mas não consegue prever a reposição integral.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, adiantou na noite de segunda-feira, dia 28 de abril, que estava assegurado o fornecimento de energia a cerca de 80% da população, após o apagão maciço que afetou a Península Ibérica.
Começam a 22 de abril e terminam no final de maio, as matrículas das crianças que em setembro vão para o pré-escolar ou para o 1.º ano de escolaridade, sendo que as colocações são conhecidas a 1 de julho.
A Pastoral Nacional dos Ciganos (PNC) divulgou uma mensagem por ocasião do Dia Internacional dos Ciganos, que se assinala no dia 8 de abril, onde alerta para “desafios persistentes” que a comunidade enfrenta no “acesso a direitos fundamentais”, como no acesso à educação, saúde, habitação e emprego.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garantiu que o recente acordo, assinado com a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), vai permitir melhorar e alargar a rede de socorro, em especial no interior do país.
A diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), Eugénia Quaresma, afirmou que o protocolo de cooperação sobre migração laboral regulada, assinado entre o governo, confederações patronais e associações empresariais, “pretende responder” às necessidades das empresas, de Portugal, e dos migrantes.
No final do primeiro dia da campanha de entrega da declaração de rendimentos relativos a 2024, foram submetidas quase 470 mil declarações de IRS no portal das Finanças.
Neste mês de abril, os oficiais de justiça vão ter um movimento extraordinário de colocação, com 51 vagas resultantes de desistências do último concurso de recrutamento, que abriu 570 vagas, agora redistribuídas dando prevalência às comarcas mais deficitárias.
Os professores têm até às 18:00 de 2 de abril para se candidatarem aos concursos de colocação para o próximo ano letivo, com 11 mil vagas disponíveis, número que os diretores escolares dizem ser insuficiente.
No dia 31 de março, a aldeia de Vale de Algoso, no concelho de Vimioso, foi o local escolhido para um simulacro de incêndio, uma medida do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, que tem como finalidade ensinar a população a agir em caso de incêndio rural.
Em Sendim, foram reeleitos os órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sendim (A.H.B.V.S.) para o triénio 2025-2028, tendo sido reconduzido como presidente, Ilídio Rodrigues, que adiantou que as prioridades são a formação contínua dos bombeiros e a aquisição de equipamento e viaturas modernas.
No dia 14 de março, Dia Internacional da Matemática e o Dia do Pi (π), alunos da Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro participaram, pela primeira vez, na grande final do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que se realizou na Universidade de Aveiro (UA).
Vários municípios de todo o país estão a investir em parcerias com entidades privadas, para prestar cuidados de saúde aos seus habitantes, numa tentativa de compensar a falta de resposta no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Em Portugal, os preços nas residências sénior têm vindo a aumentar, com médias mensais entre 1.315 euros e 1.675 euros, devido, sobretudo, à falta de oferta, de acordo com um estudo divulgado.
O professor Jorge Gonçalves é o novo diretor do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), após a tomada de posse realizada no dia 6 de janeiro, uma cerimónia que contou com a presença da comunidade educativa.
Luís Manuel Ramos Tomé é o novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMMD), na sequência do ato eleitoral que decorreu na assembleia geral ordinária, realizada no dia 20 de dezembro, nas instalações do Arquivo Municipal, em Miranda do Douro.

A partir de janeiro, as pensões até dois indexantes de apoios sociais (IAS) vão aumentar 3,85%, tendo em conta a atualização que decorre da lei e o aumento adicional aprovado no parlamento.
Na madrugada do dia 22 de dezembro, deflagrou um incêndio numa habitação em São Martinho de Angueira, no concelho de Miranda do Douro, que causou a morte a um homem de cerca de 70 anos, informou o comandante dos bombeiros locais, Luís Martins.
Várias aldeias do concelho de Miranda do Douro, estão a receber a visita mensal de uma equipa de profissionais de saúde, que dinamiza a “Ginástica nas aldeias”, uma atividade inserida no projeto “Miranda Cumbida”, que tem como finalidades a promoção do envelhecimento ativo, a autonomia das pessoas idosas e o combate à solidão e ao isolamento.