Em 2025, os reembolsos de IRS devem reduzir-se em 1.167 milhões de euros devido às alterações na retenção na fonte no ano passado, tendo um impacto positivo na receita fiscal, calcula o Conselho das Finanças Públicas (CFP).
A renovação do Cartão de Cidadão já pode ser feita através da aplicação gov.pt, que foi lançada em dezembro de 2024, anunciou a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
A nova escola de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) deve começar a ser construída ainda em 2025, adiantou o presidente da instituição de ensino, Orlando Rodrigues.
As autoridades portuguesas estimam que 1,6 milhões de pessoas estrangeiras, residiam em Portugal no final de 2024, de acordo com o relatório intercalar da recuperação de processos pendentes na Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
A Pastoral Nacional dos Ciganos (PNC) divulgou uma mensagem por ocasião do Dia Internacional dos Ciganos, que se assinala no dia 8 de abril, onde alerta para “desafios persistentes” que a comunidade enfrenta no “acesso a direitos fundamentais”, como no acesso à educação, saúde, habitação e emprego.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garantiu que o recente acordo, assinado com a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), vai permitir melhorar e alargar a rede de socorro, em especial no interior do país.
A diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), Eugénia Quaresma, afirmou que o protocolo de cooperação sobre migração laboral regulada, assinado entre o governo, confederações patronais e associações empresariais, “pretende responder” às necessidades das empresas, de Portugal, e dos migrantes.
No final do primeiro dia da campanha de entrega da declaração de rendimentos relativos a 2024, foram submetidas quase 470 mil declarações de IRS no portal das Finanças.
Neste mês de abril, os oficiais de justiça vão ter um movimento extraordinário de colocação, com 51 vagas resultantes de desistências do último concurso de recrutamento, que abriu 570 vagas, agora redistribuídas dando prevalência às comarcas mais deficitárias.
Os professores têm até às 18:00 de 2 de abril para se candidatarem aos concursos de colocação para o próximo ano letivo, com 11 mil vagas disponíveis, número que os diretores escolares dizem ser insuficiente.
No dia 31 de março, a aldeia de Vale de Algoso, no concelho de Vimioso, foi o local escolhido para um simulacro de incêndio, uma medida do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, que tem como finalidade ensinar a população a agir em caso de incêndio rural.
O mês de abril é dedicado à Prevenção dos Maus Tratos na Infância e com este propósito, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vimioso organizou na tarde de 1 de abril, em conjunto com os alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas (AEV), o Laço Humano Azul.
O presidente do Instituto de Apoio à Criança (IAC) afirmou que “as situações disruptivas que acontecem na adolescência não são de hoje”, comentando o impacto da minissérie televisiva ‘Adolescência’ e destacou que o organismo “trabalha as situações de bullying diariamente”.
A secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, adiantou que o encurtamento do prazo médio do reembolso do IRS vai se manter este ano, devendo diminuir face aos 13 dias, do ano passado.
Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão adiantar os relógios uma hora, na madrugada do próximo Domingo, 30 de março, dando início ao horário de verão.
Na manhã de 28 de março, a cantora, Cláudia Pascoal regressa a Miranda do Douro, para apresentar aos alunos dos 10º, 11º e 12º ano do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), o projeto pedagógico “Login”, que aborda o uso das redes sociais, procurando informar os jovens sobre os perigos e potencialidades.
O programa Integrar, destinado a apoiar imigrantes na procura de emprego, já ajudou quase 50 mil imigrantes, indicou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho.
Em Portugal, os jovens consideram as notícias “tendenciosas” e “aborrecidas”, sobretudo sobre política, conclui um inquérito desenvolvido pelo projeto YOUNDigital.
O ministro da Educação, Fernando Alexandre, considerou que o reforço da ação social deve ser o foco da luta estudantil e não o fim das propinas, uma das principais reivindicações dos estudantes.
Em Portugal, a idade mínima para um jovem poder casar-se passou para os 18 anos, após o Presidente da República promulgar o decreto da Assembleia da República, que proíbe o casamento de menores.
Em Sendim, foram reeleitos os órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sendim (A.H.B.V.S.) para o triénio 2025-2028, tendo sido reconduzido como presidente, Ilídio Rodrigues, que adiantou que as prioridades são a formação contínua dos bombeiros e a aquisição de equipamento e viaturas modernas.
De 18 de março até 15 de abril, o município de Mogadouro está a realizar ações de sensibilização, nas 21 freguesias do concelho, sobre o projeto “Radar Social”, que consiste na georeferenciação e identificação de pessoas e famílias, que possam está a viver em situações de exclusão social, isolamento, pobreza e que precisam de apoio.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, apresentou o “maior aumento de sempre nas comparticipações” do Estado para o setor social, no valor de 220 milhões.
Os estudantes do ensino secundário têm até ao final de 19 de março, para se inscreverem na primeira fase dos exames nacionais, que se iniciam a 17 de junho.
No dia 14 de março, Dia Internacional da Matemática e o Dia do Pi (π), alunos da Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro participaram, pela primeira vez, na grande final do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que se realizou na Universidade de Aveiro (UA).
Vários municípios de todo o país estão a investir em parcerias com entidades privadas, para prestar cuidados de saúde aos seus habitantes, numa tentativa de compensar a falta de resposta no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Em Portugal, os preços nas residências sénior têm vindo a aumentar, com médias mensais entre 1.315 euros e 1.675 euros, devido, sobretudo, à falta de oferta, de acordo com um estudo divulgado.
De 16 a 23 de março, a rede diocesana e paroquial da Caritas está a assinalar a semana nacional 2025, com o convite para que cada pessoa ‘envolva-se’, com tempo ou um donativo, na melhoria das condições de vida da sociedade portuguesa.
A Associação Círculo de Estudos do Centralismo (ACEC), com sede em Miranda do Douro, elegeu Carlos Tavares, antigo ministro da Economia, para presidir à direção desta associação, que tem como missão realizar estudos e promover o debate público, sobre a descentralização e a organização administrativa do território.
Para assinalar o Dia da Mulher, as Termas de Vimioso estão a promover de 1 a 9 de março, uma campanha de cuidado facial feminino, com oferta ao circuito de piscina termal, banho turco e sauna.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza uma consulta descentralizada da especialidade de psiquiatria, no Centro de Saúde de Miranda do Douro.
A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) tem um novo projeto de teleconsultas, para ser implementado no distrito de Bragança e que visa contribuir para a redução de deslocações às unidades de saúde.
No interior do país, os alunos continuam sem acesso ao ensino artístico articulado, porque a rede de escolas deixa várias “regiões a descoberto”, criando uma “injustiça gritante” que impede um direito legalmente previsto, alertou uma especialista.
Durante o mês de fevereiro, os alunos dos 4º, 6º e 9º anos realizaram provas em formato digital, para identificar eventuais falhas e simular as provas oficiais agendadas para o final do ano letivo.
Termina esta terça-feira, dia 25 de fevereiro, o prazo para a validação de faturas no portal das Finanças, relativas ao ano de 2024, para que as despesas sejam contabilizadas como deduções ao IRS.
A pandemia trouxe “mudanças profundas” no mercado de trabalho, com empresas a readaptarem negócios: teletrabalho, gestão do tempo ou entregas em casa foram algumas das alterações que vieram para ficar, segundo associações, confederações patronais e sindicatos.
No passado dia 31 de janeiro, um grupo de quatro dezenas de alunos da Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro foi recebido no Grande Auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) informa que de 1 de abril até 30 de junho, os contribuintes devem confirma o IRS automático ou entregar a declaração modelo 3 de rendimentos.
A Câmara Municipal de Vimioso está a implementar o projeto Radar Social, uma iniciativa que visa identificar e apoiar pessoas e famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade nas várias localidades do concelho, com especial atenção ao isolamento e solidão das pessoas mais idosas.
Quase meio milhar de professores dão aulas em estabelecimentos prisionais, onde surpreendentemente encontram entusiasmo num ambiente desafiante e motivador.
O presidente da Câmara Municipal de Vimioso, António Santos, mostrou-se indignado com o “grande atraso” verificado nas obras de requalificação do edifício que alberga o Tribunal, apontando responsabilidades ao Ministério da Justiça.
A maioria dos alunos carenciados que tentaram aceder ao ensino superior, ignorou a existência do contingente especial que reserva 2% das vagas, segundo um estudo divulgado.
O município de Mogadouro e a Associação Humanitária dos Bombeiros locais assinaram um contrato de comodato, que inclui a cedência de um terreno para construção de uma escola de formação e treino de bombeiros.
O professor Jorge Gonçalves é o novo diretor do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), após a tomada de posse realizada no dia 6 de janeiro, uma cerimónia que contou com a presença da comunidade educativa.
Luís Manuel Ramos Tomé é o novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMMD), na sequência do ato eleitoral que decorreu na assembleia geral ordinária, realizada no dia 20 de dezembro, nas instalações do Arquivo Municipal, em Miranda do Douro.

A partir de janeiro, as pensões até dois indexantes de apoios sociais (IAS) vão aumentar 3,85%, tendo em conta a atualização que decorre da lei e o aumento adicional aprovado no parlamento.
Na madrugada do dia 22 de dezembro, deflagrou um incêndio numa habitação em São Martinho de Angueira, no concelho de Miranda do Douro, que causou a morte a um homem de cerca de 70 anos, informou o comandante dos bombeiros locais, Luís Martins.
No Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) iniciou-se a 22 de novembro, a apanha da azeitona, uma atividade que é realizada pelos alunos finalistas do 9º ano e que tem como finalidades realçar a importância desta atividade na economia local e angariar dinheiro para a viagem de finalistas.
O Instituto da Segurança Social (ISS) alertou para uma nova tentativa de fraude por SMS, que está a circular sobre um suposto pedido de liquidação de dívida.
Os Bombeiros de Vimioso estão sem estrutura de comando, após a demissão do comandante e da sua adjunta que alegaram motivos “de ordem pessoal”, indicou fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Os filhos de idosos que residem em lares e contribuam para o pagamento da mensalidade podem pedir que a fatura seja emitida com o seu NIF, no valor correspondente à parte que suportam.
Esta quinta-feira, dia 17 de outubro, a Unidade Móvel de Saúde deslocou-se à aldeia de Ifanes, no concelho de Miranda do Douro, para ministrar a vacinação contra a gripe e a covid-19, às pessoas com idades entre os 60 e os 84 anos.
Um estudo feito a partir do Censos 2021, mostra que em Portugal, a população jovem está em declínio e atualmente os jovens representam apenas cerca de um quinto da população do país.
Em 2021, quase 40% dos idosos portugueses, com mais de 80 anos, viviam sozinhos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que indica também que a maioria destas pessoas idosas vive nas freguesias do interior do país.
O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) adiantou que as instituições vão avançar para a criação de Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo C, lançadas pelo Governo.
Iniciou-se a 12 de setembro, o novo ano letivo na Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro (EBSMD), com o acolhimento aos alunos e a apresentação aos pais, tendo o diretor do agrupamento, o professor António Santos informado do aumento do número de matriculas, pelo que vão estudar nas cinco escolas do concelho, 612 crianças e jovens.
A ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, anunciou uma auditoria urgente à segurança dos 49 estabelecimentos prisionais de Portugal, na sequência da fuga de cinco reclusos da cadeia de Vale dos Judeus, ocorrida a 7 de setembro.
No dia 9 de setembro, o INEM volta a contar com um helicóptero de emergência médica na base de Macedo de Cavaleiros, uma semana após o acidente da aeronave no concelho de Mondim de Basto, avançou a entidade.
A campanha de vacinação sazonal do outono-inverno de 2024-2025 começa a 20 de setembro, nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nas farmácias, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
No dia 3 de setembro, realizou-se a sessão de boas vindas aos professores que vão lecionar no Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), no ano letivo 2024-2025, estando matriculados 220 alunos, entre os quais 11 jovens que frequentam o ensino profissional na modalidade de turmas partilhadas.
A campanha de vacinação do outono-inverno, de 2024-2025 começa no final de setembro, com a vacina da gripe reforçada para os utentes com mais de 85 anos, anunciou a secretária de Estado da Saúde.
Portugal tem quase 15 mil cuidadores informais, dos quais mais de 9 mil são cuidadores principais, segundo dados do Instituto da Segurança Social relativos a julho, sobretudo mulheres com idade média próxima dos 60 anos.
A Polícia Judiciária (PJ) alertou para a existência de uma campanha “intensa e massiva” de burla, com chamadas fraudulentas para enganar os cidadãos e levá-los a transferir dinheiro para contas bancárias.
Várias aldeias do concelho de Miranda do Douro, estão a receber a visita mensal de uma equipa de profissionais de saúde, que dinamiza a “Ginástica nas aldeias”, uma atividade inserida no projeto “Miranda Cumbida”, que tem como finalidades a promoção do envelhecimento ativo, a autonomia das pessoas idosas e o combate à solidão e ao isolamento.