No contexto do ano letivo 2025/2026, que está a começar, a professora Fernanda Montenegro explicou que é preciso “ter cuidado acrescido” com os alunos estrangeiros, para que se sintam acolhidos, uma atenção da escola pública e na escola privada.
Na 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, apenas metade dos candidatos ficou colocada, num total de 8.824 novos caloiros nas universidades e politécnicos, havendo ainda 9.313 vagas nas universidades e politécnicos.
O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), da Igreja Católica em Portugal, destacam a “grande alegria” com que está a começar o Ano Letivo 2025/2026, e explicam alguns desafios do setor.
O auditório da Escola Básica e Secundária (EBS), em Miranda do Douro, foi esta quinta-feira, dia 11 de setembro, o local da sessão de abertura do ano letivo 2025/2026, cujas novidades são a redução do número de alunos no Agrupamento de Escolas (AEMD), a proibição do uso de telemóvel até ao 6º ano e a revisão dos conteúdos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Nos 27 países da União Europeia (UE), a esperança de vida aumentou para os 81,7 anos, segundo dados divulgados pelo Eurostat.
A antiga cantina escolar de Mogadouro foi transformada num polo do Hospital Terra Quente (HTQ), uma nova unidade de saúde que vai abrir a 15 de setembro e tem como missão ministrar consultas de especialidade às populações, evitando assim longas deslocações a outras localidades.
No novo ano letivo 2025/2026, as aulas começam esta quinta-feira, dia 11 de setembro e em quase todas as escolas (98%) há professores para todas as disciplinas, segundo o ministério da Educação.
A vacinação contra a gripe passa a ser gratuita para todas as crianças dos 6 aos 23 meses de idade, na campanha outono-inverno 2025-2026, que se inicia a 23 de setembro, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu o reconhecimento da “contribuição da diáspora africana para a sociedade portuguesa”, na celebração do Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes.
Em 2024, as comarcas que integram a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P) registaram um aumento dos processos pendentes, situação que se verifica desde 2018.
As universidades e politécnicos vão disponibilizar quase 16 mil vagas para a 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, cujas candidaturas terminam a 3 de setembro.
Os proprietários com um valor anual de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 500 euros, têm até 1 de setembro, para pagar a segunda prestação do imposto às Finanças.
Em Carção, continuam a decorrer as obras de construção das residências autónomas destinadas a albergar pessoas com deficiência e incapacidade, um projeto do município de Vimioso e do Instituto da Segurança Social (ISS), que deve estar concluído em junho de 2026.
A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) saudou a “eliminação dos conteúdos referentes à identidade de género”, na disciplina Cidadania e Desenvolvimento e sugeriu que a “inclusão da dimensão espiritual, transcendente e religiosa”.
O Ministério da Justiça alerta os cidadãos e intervenientes em processos judiciais, para a circulação de mensagens fraudulentas, que simulam notificações judiciais atribuídas aos tribunais.
As escolas continuam com cerca de três mil horários de professores por preencher e o Governo vai abrir um concurso extraordinário, com quase 1.800 vagas, para zonas com mais dificuldade em atrair docentes.
O número de alunos no ensino obrigatório e pré-escolar voltou a aumentar, sendo atualmente de mais de 1,6 milhões de crianças e jovens a estudar, no entanto também se verificam mais chumbos e abandonos da escola no 2.º ciclo.
No dia 26 de agosto, a rua principal da vila de Argozelo foi o local escolhido para para realização de um simulacro de atropelamento, uma ação preventiva promovida pelo município de Vimioso, com o objetivo de informar e preparar a população para agir em caso de acidente.
A Policia de Segurança Pública (PSP) ministra a 5 e 11 de agosto, em Mogadouro e Vimioso, a Operação “Armas em Segurança”, uma ação para informar as populações sobre o licenciamento de armas de fogo.
O ex-presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo, foi nomeado diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Bragança, em comissão de serviço de cinco anos, através de despacho publicado em Diário da República (DR).
A Segurança Social paga a 8 de agosto, as pensões por transferência bancária ou por vale de correio, já de acordo com as novas taxas de retenção na fonte do IRS.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o diploma do Governo que proíbe o uso de telemóveis até ao sexto ano de escolaridade, considerando que poderá proporcionar uma experiência “de potencial interesse pedagógico”.
Mais de 60% dos manuais escolares, usados pelos alunos do 5º ao 12 º anos, vão poder ser reutilizados, segundo dados do Ministério da Educação, que dispensou o 1.º ciclo da devolução dos livros.
Em Portugal, o número de médicos residentes mais do que duplicou entre 1991 e 2024, mas um quarto destes profissionais de saúde tem mais de 65 anos, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Encerra a 4 de agosto, o prazo para apresentar a candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior e há menos 10.845 inscritos do que no ano passado.
A Liga Operária Católica (LOP) e Movimento de Trabalhadores Cristãos defende que as férias e o descanso “estão intimamente ligados à dignidade do ser humano”.
Um homem de 38 anos, foi detido em Vimioso, por suspeita de furtos em residências e estabelecimentos comerciais, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Dada a maior afluência de público nos meses de verão, as Termas de Vimioso estão abertas, ininterruptamente, todos os dias da semana, proporcionando aos utentes, diversos tratamentos de saúde e bem estar, a preços acessíveis, destacando-se por exemplo, a piscina termal, o banho turco e a sauna.
A povoação do Barrocal do Douro, no concelho de Miranda do Douro, acolhe este sábado, dia 26 de julho, o XVIII Encontro de Barrocalenses, uma iniciativa anual que visa proporcionar o convívio entre a população local e os antigos habitantes desta localidade, construída na década de 1950, para albergar os trabalhadores da Barragem de Picote.
Cerca de 4 mil professores vão aposentar-se anualmente durante a próxima década, segundo uma estimativa divulgada pelo Governo, que anunciou que vai financiar os custos de formação de novos docentes e incentivar o aumento de vagas nas universidades.
A gozar um período de férias, em Castel Gandolgo (Itália), o Papa Leão XIV, disse que é necessário “aprender mais sobre a arte da hospitalidade” e disse que o “todo o encontro e descanso verdadeiros são gratuitos”.
Iniciou a 21 de julho, a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, com quase 56 mil vagas, para mais de mil cursos em universidades e politécnicos públicos.
O novo guião da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento está em consulta pública, com menos atenção a temas como a sexualidade ou bem-estar animal e mais à literacia financeira ou ao empreendedorismo.
Após a demissão da anterior estrutura de comando, Luís Videira é o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (BVV), anunciou o comandante sub-regional das Terras de Trás-os-Montes.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Deco alertam para o crescimento do fenómeno do “spoofing”, técnica usada em burlas informáticas que falsifica números de telefone para enganar as vítimas, e pedem reforço da proteção legal e maior consciencialização dos consumidores.
No sábado, dia 12 de julho, as Termas de Vimioso organizam mais uma inciativa “Caminha com o Médico”, uma atividade que consiste num passeio pela natureza, acompanhados por uma profissional de saúde, que desta vez vai dar conselhos aos participantes sobre a saúde mental.
No Domingo, dia 6 de julho, o pavilhão multiusos, em Vimioso, encheu-se de pessoas vindas das freguesias e instituições sociais do concelho, para celebrar a Festa da Alegria, um encontro intergeracional que tem como propósito “acarinhar” os idosos e proporcionar-lhes momentos de convívio.
O Grupo Brisa lança a 8 de julho, uma campanha de sensibilização sobre segurança rodoviária, para apelar ao cuidado nas estradas durante o período do verão, sobretudo nas deslocações a caminho das férias.
O Governo aprovou a 3 de julho, a proibição do uso de telemóveis nas escolas até ao 6ª ano de escolaridade e a revisão da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, medidas que vão entrar em vigor a partir do próximo ano letivo.
O Ministério da Educação reviu as regras para a mobilidade estatutária de professores, que vai ser reduzida em 35% no próximo ano letivo, para que os docentes de disciplinas em zonas com maior carência regressem às escolas.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade decorrem de 1 a 11 de julho.
No dia 10 de junho, o município de Miranda do Douro celebrou no santuário do Naso, a XXII Festa da Amizade, um encontro convívio de 1500 pessoas idosas do concelho, às quais se juntou, este ano, o grupo convidado da residência sénior de San Salvador, vindo da localidade espanhola vizinha, de Rabanales.
Com os objetivos de proporcionar o convívio intergeracional e promover um estilo de vida ativo e saudável, o município de Miranda do Douro organizou na vila de Sendim, no dia 3 de maio, o VII Encontro Intergeracional, que reuniu cerca de 200 crianças e idosos.
Com o propósito de sensibilizar pais, professores e auxiliares educativos para a importância de acolher e integrar os alunos imigrantes, a Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Sendim (APEEES) organizou no dia 30 de abril, o I Encontro “Direitos e Deveres na Educação Inclusiva: Implicações, Práxis Implícitas”.
O sorteio da campanha “Natal a Meias”, promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses em parceria com as empresas Calzedonia e TVI, ditou que uma três ambulâncias sorteadas se destina à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (A.H.B.V.V.).
No dia 31 de março, a aldeia de Vale de Algoso, no concelho de Vimioso, foi o local escolhido para um simulacro de incêndio, uma medida do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, que tem como finalidade ensinar a população a agir em caso de incêndio rural.
Em Sendim, foram reeleitos os órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sendim (A.H.B.V.S.) para o triénio 2025-2028, tendo sido reconduzido como presidente, Ilídio Rodrigues, que adiantou que as prioridades são a formação contínua dos bombeiros e a aquisição de equipamento e viaturas modernas.
O professor Jorge Gonçalves é o novo diretor do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), após a tomada de posse realizada no dia 6 de janeiro, uma cerimónia que contou com a presença da comunidade educativa.
Várias aldeias do concelho de Miranda do Douro, estão a receber a visita mensal de uma equipa de profissionais de saúde, que dinamiza a “Ginástica nas aldeias”, uma atividade inserida no projeto “Miranda Cumbida”, que tem como finalidades a promoção do envelhecimento ativo, a autonomia das pessoas idosas e o combate à solidão e ao isolamento.