Na noite de 12 para 13 de setembro, um feroz ataque de lobos, na aldeia de Genísio, no concelho de Miranda do Douro, causou a morte de 10 ovelhas e o ferimento de outras 12, confirmando assim o receio e a indignação dos criadores pecuários que se queixam de sucessivos ataques no planalto mirandês.
No sábado e Domingo, dias 13 e 14 de setembro, o Festival Gastronómico Meating está de regresso a Miranda do Douro, com os propósito de promover a gastronomia e a culturas locais, através da criatividade dos chef’s e da interação musical.
Até 2027, o Grupo Vila Galé prevê abrir mais nove hotéis em Portugal e no Brasil, sendo assim proprietário de 61 unidades hoteleiras no total, entre as quais o futuro hotel Vila Galé Mirandum, que vai ser construído na cidade de Miranda do Douro.
A Cooperativa Agrícola Ribadouro C.R.L., voltou a organizar uma assembleia geral extraordinária, no serão de 11 de setembro, no pavilhão multiusos de Sendim, para informar os associados da abertura da campanha vinícola a 17 de setembro.
Na época de vindimas deste ano, os viticultores do Alentejo registam uma redução média de 30% na colheita de uvas, em alguns casos até de 40%, face a 2024, indicou a Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA).
Estamos a aproximar-nos do final do verão e em Bemposta, no concelho de Mogadouro, a tradicional época das colheitas começa com a Festa das Vindimas, um evento cultural e gastronómico que está agendado para o sábado, dia 6 de setembro.
O chef Luís Martins inaugurou no dia 29 de agosto, o restaurante “Baraço”, uma nova cozinha tradicional transmontana que está edificada num antigo palheiro, na aldeia do Azinhoso, no concelho de Mogadouro e abre as portas ao público a 17 de setembro.
A localidade espanhola de Trabanca (Salamanca) voltou a ser o palco do Concurso Internacional Prémios VinDuero-VinDouro 2025, um certame vinícola que nesta 25ª edição contou com a participação de vinhos portugueses e espanhóis e teve como grande vencedor um vinho transmontano, da região de Valpaços.
A Cooperativa Agrícola Ribadouro C.R.L., organizou uma assembleia geral extraordinária, no serão de 3 de setembro, no pavilhão multiusos de Sendim, para informar os associados da possibilidade de vender, simultaneamente, o vinho de 2024 e a colheita deste ano, o que permitiria iniciar a campanha vinícola a 17 de setembro.
Uma primavera “bastante chuvosa” e um verão com “vagas de calor” provocaram quebras de “20%” na produção de maçã, em Carrazeda de Ansiães, adiantou a Associação de Fruticultores e Viticultores do Planalto de Ansiães.
Através das páginas nas redes sociais “Miranda do Douro Digital”, começa a ser visível o Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda”, um projeto inovador que visa modernizar as lojas comerciais da cidade, através de uma contínua presença digital, para facilitar a consulta de produtos e serviços.
As exportações da indústria portuguesa de calçado aumentaram 5,4% em quantidade e 3,7% em valor, no primeiro semestre do ano, em termos homólogos, somando 36 milhões de pares e 843 milhões de euros, indicou a associação setorial.
A reforma agrária era um “velho mito da vida política portuguesa”, que ganhou forma em 1975, quando se registava tensão num Alentejo escasso em mão-de-obra, considerou o antigo político António Barreto.
Em 2024, Portugal foi o terceiro país com mais produção de tomate na União Europeia (UE), atrás de Itália e Espanha, indicou o gabinete estatístico comunitário, o Eurostat.
Em Miranda do Douro, a Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades, que decorreu de 15 a 24 de agosto, mostrou que o certame continua a despertar o interesse do público, mas segundo a organização e os artesãos há a necessidade de uma reinvenção para oferecer novos artigos ao público e para que o espaço tenha melhores condições.
O Largo do Castelo, em Miranda do Douro, é o palco das Festas da Cidade, um evento que decorre de 21 a 24 de agosto e tem como cabeças de cartaz Ivandro, Pedro Abrunhosa e Van Zee.
De 15 a 24 de agosto, a avenida Aranda del Duero, em Miranda do Douro, é o palco da XXVII Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades, um certame comercial que visa mostrar o que de melhor se produz na região e que antecede as Festas da Cidade.
A ViniPortugal alertou para a possibilidade de os consumidores sofrerem um aumento de 30% no preço do vinho, em resultado da tarifa de 15% imposta pelos EUA.
No dia 10 de agosto, a Unidade Industrial de Transformação da Carne Mirandesa celebrou 14 anos de atividade, na zona industrial de Vimioso, onde esta empresa é considerada um exemplo pioneiro no bom aproveitamento de um recurso existente na região, os bovinos de raça mirandesa e a sua carne, considerada de excelente qualidade.
As remessas dos emigrantes subiram 0,14% no primeiro semestre deste ano, para 2.104 milhões de euros, enquanto as verbas enviadas pelos estrangeiros em Portugal para os seus países de origem, aumentaram mais de 8%, para 452,8 milhões de euros.
Neste mês de agosto, milhares de emigrantes portugueses estão a gozar o período de férias em Portugal e em Miranda do Douro já é visível um aumento de público, turistas e emigrantes, que aproveitam para visitar os locais de interesse na cidade, fazer comprar no comércio local e almoçar/jantar nos restaurantes.
Em 2024, o turismo em Portugal contribuiu com 34 mil milhões de euros para a economia, o que equivalente a 12% do Produto Interno Bruto (PIB), indicam dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Governo apresentou a linha de financiamento Fomento Portugal (PT) 2030- Garantias, que conta com 1.000 milhões de euros para acelerar o investimento privado.
A partir de 1 de agosto, as empresas que processarem salários têm de aplicar as novas tabelas de retenção na fonte do IRS, fixadas pelo Governo, com taxas mais baixas do que nos primeiros sete meses do ano.
Na região de Trás-os-Montes, a fibra ótica multiplexador vai chegar a mais de 8.700 novos edifícios e vai servir cerca de 32.600 famílias, avançou a empresa de telecomunicações dstelecom.
Os suinicultores estão obrigados a declarar os seus porcos no mês de agosto, uma medida que visa controlar a doença de Aujeszky, indica a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A Comissão Europeia prevê que os mercados agrícolas da União Europeia (UE) cresçam 1,1% este ano e 1,5% em 2026, antecipando uma quebra histórica na produção de vinho, incluindo de 8% em Portugal e a recuperação no azeite.
Em 2024, a produção de azeite ascendeu a 180 mil toneladas, a segunda maior de sempre e a colheita de amêndoa atingiu um recorde de 91 mil toneladas, consolidando Portugal como o segundo maior produtor da UE, divulgou o INE.
Nos dias 25, 26 e 27 de julho, o centro histórico de Mogadouro foi o palco do XI Festival Terra Transmontana, um evento cultural e gastronómico que este ano evocou a recente elevação a cidade e de acordo com o presidente do município, António Pimentel, é uma amostra da história, tradições e do potencial turístico do concelho.
0 ministro da Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, afirmou em Bragança que o estudo de viabilidade da linha de alta velocidade de Trás-os-Montes “é uma prioridade para o Governo”, sendo considerado um passo importante para o desenvolvimento desta região.
Ao início da tarde de 23 de julho, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz e o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, apresentaram em Vimioso, o projeto de construção da nova Ponte sobre o rio Maçãs, uma infraestrutura que vai ter 850 metros de extensão e vai encurtar a ligação de Vimioso a Carção, em cinco quilómetros.
No primeiro semestre de 2025, o investimento hoteleiro em Portugal somou 331 milhões de euros, mais 33% do que no mesmo período do ano passado, apesar da incerteza económica e geopolítica, segundo consultoras do setor.
Em Mogadouro, o 14º Festival Redburros Fly-In voltou a atrair muito público para ver os aviões, assistir aos saltos de paraquedas e às acrobacias aéreas, tendo o autarca mogadourense, António Pimentel, anunciado a ampliação da pista do aeródromo municipal para fins turísticos.
Os quatro municípios da região do Baixo Sabor estão otimistas quanto ao pagamento de 9,2 milhões de euros de rendas em atraso, reclamados à EDP e à Movhera, provenientes da Barragem construída neste território.
As novas tabelas do Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS) reduzem o desconto mensal do imposto até ao fim do ano e nos meses de agosto e setembro, quem ganha até 1.136 euros não paga imposto, pois a taxa é de 0%.
No dia 17 de julho, foi apresentado em Miranda do Douro, o programa StartUP Voucher (4ª edição), que consiste numa medida de apoio ao empreendedorismo jovem, ao longo de nove meses e durante este período os jovens até aos 29 anos, beneficiam de uma bolsa mensal de 900€.
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT.I.P.) tornou pública, a lista das candidaturas apresentadas para a abertura do Centro de Inspeção Técnica de Veículos (CTIV), em Miranda do Douro, tendo sido aprovada uma candidatura para a instalação um empreendimento há muito reivindicado no planalto mirandês e que poderá beneficiar as populações dos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro.
Vai ser implementada em Portugal, a primeira edição do programa de empreendedorismo “Entama”, através de uma iniciativa da EDP, que tem por finalidade apoiar o lançamento e consolidação de pequenos projetos empresariais, nas regiões de Trás-os-Montes e no Minho.
Foi apresentado a 30 de junho, em Miranda do Douro, um projeto de desenvolvimento dos territórios de baixa densidade populacional, com a criação de um ecossistema de apoio ao empreendedorismo e à inovação social em zonas rurais.
A Associação de Municípios dos Baixo Sabor (AMBS) exortou a EDP e a Movhera, a pagarem mais de mais de 9,2 milhões de euros de rendas em atraso, devidas aos quatro municípios que integram este território transmontano.
Em 2024, o preço mediano de alojamentos familiares foi de 1.777 euros por metro quadrado (euro/m2), representando um aumento de 10,3% face ao ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
No dia 26 de junho, o diretor de Operações da Vila Galé Hotéis, Carlos Alves, esteve reunido com o município de Miranda do Douro, no âmbito do processo de licenciamento do futuro hotel “Vila Galé Mirandum” e indicou que as obras de construção vão iniciar-se até setembro.
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, apelou ao “esforço patriótico” de todos os agentes para garantir a máxima execução dos fundos comunitários.
O Mercado de Gado, em Malhadas, acolhe esta terça-feira, dia 24 de junho, o Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, um evento anual, organizado pelo município de Miranda do Douro, com os propósitos reunir e premiar os criadores desta raça autóctone do planalto mirandês.
A Deco Proteste considera que a redução das taxas do IRS é “uma boa notícia para as classes média e baixa, mas sobretudo para a média”, permitindo “algum alívio” que “fará diferença” no orçamento mensal das famílias.
O índice de produção na construção cresceu 1,9% em abril, em termos homólogos, acelerando 0,7 pontos percentuais (p.p.) face ao verificado em março, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O prazo para a entrega da declaração anual do IRC (Modelo 22) foi prolongado até 30 de junho e o da declaração da Informação Empresarial Simplificada (IES) até 25 de julho, informou o Ministério das Finanças.
A aldeia de Tó, no concelho de Mogadouro, acolheu no Domingo, dia 8 de junho, o Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, uma iniciativa do município de Mogadouro que teve como objetivo premiar os criadores pela dedicação e preservação desta raça autóctone e símbolo do planalto mirandês.
A Confederação das Cooperativas Agrícolas pediu à União Europeia (UE), uma Política Agrícola Comum (PAC) mais forte e justa, que responda às necessidades do setor.
No Domingo, dia 8 de junho, a aldeia de Tó, no concelho de Mogadouro, acolhe o Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, uma iniciativa do município de Mogadouro, que tem como propósitos promover o convívio entre os criadores e selecionar os melhores animais para o concurso nacional.
O Centro de Gestão de Empresas Agrícolas Vimiosense (CGEAV) está a organizar uma visita no dia 9 de junho, à Feira Nacional de Agricultura (FNA), em Santarém, com a finalidade de proporcionar aos agricultores do concelho de Vimioso, o conhecimento das modernas práticas e equipamentos agrícolas.
No Domingo, dia 1 de junho, no decorrer da III Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, foi inaugurado o Centro de Promoção dos Produtos Locais e Tradições de Santulhão, numa cerimónia que contou com a visita do Secretário de Estado das Florestas, o engenheiro, Rui Ladeiras.
Após o Governo ter alargado o prazo, os agricultores têm até 26 de maio para apresentar a sua candidatura ao Pedido Único (PU) 2025, sem penalizações.
Em Alfândega da Fé, há uma redução de 20% na colheita de cereja, comparativamente com o ano passado, devido ao frio e à chuva, indicou a cooperativa agrícola.
Em 2024, as exportações de azeite de Portugal devem ter ultrapassado os mil milhões de euros em valor, o que acontece pelo segundo ano consecutivo e é considerado “histórico” para o setor.
A Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana regressa no fim-de-semana de 31 de maio e 1 de junho, ao Centro de Promoção dos Produtos e Tradições de Santulhão, um moderno edifício que vai ser inaugurado no decorrer do certame, onde vão participar 30 produtores, com uma variedade de produtos locais como o azeite, o mel e o queijo.
O município de Vimoso aprovou um protocolo de apoio financeiro, no valor total de 8383 euros, destinado à desparasitação dos bovinos adultos, ovinos, caprinos e cães de rebanho existentes nas explorações pecuárias do concelho.
A 19 de maio iniciou-se em Miranda do Douro, a Semana de Empreendedorismo Agropecuário, uma iniciativa conjunta das associações das raças autóctones, do município de Miranda do Douro e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que tem como finalidade desenvolver projetos e ações de revitalização do território rural.
A campanha deste ano da cereja do Fundão esteja atrasada duas semanas, prevendo-se que a fruta seja de boa qualidade, mas a colheita deve ser 40% inferior em relação a um ano normal.
O rendimento real ‘per capita’ das famílias portuguesas foi o que mais aumentou em 2024, entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), ao subir 6,7% face a 2023.
A REN – Redes Energéticas Nacionais decidiu aumentar o limite das importações de eletricidade de Espanha, mas só fora das horas de sol, após o bloqueio total na sequência do apagão de 28 de abril.
O Governo continua a perspectivar um crescimento económico acima de 2% este ano, bem como um excedente orçamental de 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB), assegurou o ministro das Finanças.
A Freguesia de Miranda do Douro vai iniciar neste mês de maio, o curso “Artesão/â das Artes Têxteis”, com a finalidade de preservar e transmitir a arte de trabalhar o burel, o tecido de lã que dá origem entre outras peças, às Capas d’honra Mirandesas.
O grupo de trabalho criado para definir como devem ser avaliadas as barragens para efeitos do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). considera que o imposto é devido pelo concessionário ou titular da licença, propondo que estes passem a constar do código do IMI.
De 1 a 31 de maio, os restaurantes do concelho de Vimioso estão a promover as Jornadas Grastronómicas do Bacalhau, uma iniciativa do município de Vimioso que tem como objetivo servir a gastronomia para dinamizar turisticamente o concelho.
Atualmente com pouca utilidade e a consequente desvalorização no mercado, a lã de ovinos está a ser reaproveitada como recheio de edredões, vendidos por uma empresa de Sousel, no distrito de Portalegre.
A Feira das Cantarinhas de Bragança decorre de 2 a 4 de maio e nesta edição tem uma rua destinada a promover os produtos da região como o mel, o azeite e o vinho, num fim de semana em que se esperam milhares de pessoas na cidade, sede do distrito.
Um casal de empreendedores do concelho de Mogadouro vai investir cerca de 600 mil euros na reconversão de duas casas devolutas, situadas na aldeia de Vale da Madre e transformá-las num complexo turístico pioneiro e 100% inclusivo.
No fim-de-semana de Páscoa, a cidade de Miranda do Douro recebeu a visita de milhares de pessoas, portugueses, espanhóis e outros estrangeiros, para visitar a Feira da Bola Doce, um certame recheado de produtos, artesanato e muita animação.
No fim-de-semana de Páscoa, a cidade de Miranda do Douro é o palco da Feira da Bola Doce Mirandesa, um certame que visa promover este ícone da doçaria tradicional e outros produtos, como o folar de carne e o artesanato, animados pela música tradicional e as danças dos pauliteiros.
A falta de jovens pastores põe em risco a sobrevivência do cordeiro mirandês, considerado uma das mais emblemáticas raças autóctones do planalto mirandês, cujo efetivo de 5 mil animais é insuficiente para satisfazer o mercado, em particular na época festiva da Páscoa.
O presidente da Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE), Paulo Amorim, disse que “os EUA pararam as encomendas de vinhos portugueses e de vinhos da Europa”.
O custo dos ovos fez aumentar 10 a 15% o preço do pão-de-ló de Ovar, ainda assim este aumento tem menos repercussão noutras variedades da doçaria tradicional de Páscoa.
Na tarde de sábado, dia 12 de abril, a aldeia de São Martinho de Angueira, no concelho de Miranda do Douro, volta a organizar as Jornadas Técnicas do Castanheiro, uma iniciativa promovida pelo município de Miranda do Douro e a freguesia local, com o objetivo de informar os agricultores sobre as boas práticas nos soutos de castanheiros.
Quatro restaurantes no concelho de Vimioso participam nas Jornadas Gastronómicas do Cabrito, uma iniciativa que decorre de 5 a 30 de abril e visa promover um dos pratos típicos do concelho.

A aldeia de Caçarelhos, no concelho de Vimioso, no fim-de-semana de 12 e 13 de abril, a XXIII Feira do Pão que este ano apresenta várias novidades como o Convívio de Pesca Desportiva, o I Desfile de Folclore Transfronteiriço e a celebração religiosa da Benção dos Ramos, que dá inicio à Semana Santa.
O mercado de gado, em Malhadas, voltou a acolher no dia 4 de abril, os concursos de ovinos mirandeses e de cães de gado transmontanos, no qual participaram mais de uma centena de animais, maioritariamente pertencentes a criadores do planalto mirandês.
O presidente da Câmara Municipal de Vimioso, António Santos Vaz, anunciou um investimento de mais de 4,2 milhões de euros destinados ao Aproveitamento Hidroagrícola de Santulhão, que vai abranger mais de 185 hectares de terreno e servir 115 unidades de rega.
No Domingo, dia 6 de abril, foi apresentada na vila Argozelo, a “Confraria da Rosquilha”, uma nova associação local que tem por missão preservar, transmitir e promover este doce tradicional, em Portugal e no estrangeiro.
No fim-de-semana de 5 e 6 de abril, aquando da realização da XVIII Feira da Rosquilha, a vila de Argozelo, no concelho de Vimioso, recebeu a visita de milhares de pessoas para visitar o certame e assistir às “renhidas” chegas de touros de raça mirandesa.
O Governo autorizou a Infraestruturas de Portugal (IP) a disponibilizar 30 milhões de euros, repartidos por quatros anos, para prosseguir com os estudos e ações para a construção da ponte rodoviária Vimioso–Carção, sobre o rio Maçãs.
No fim-de-semana de 5 e 6 de abril, a freguesia de Argozelo, no concelho de Vimioso, volta a organizar a Feira da Rosquilha, um doce tradicional de Páscoa, que é a maior atração de um certame, em que se celebra também o 24º aniversário de elevação de Argozelo à categoria de vila.
A aldeia de Malhadas, no concelho de Miranda do Douro, volta a ser o palco do XXVIII Concurso Nacional de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e do X Concurso Concelhio de Cães de Gado Transmontano, agendados para o dia 4 de abril, no mercado de gado.
A Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD) realizou no dia 27 de março, a eleição dos órgãos sociais para o triénio 2025-2028, tendo sido reeleito presidente, Bruno Gomes, que definiu como prioridades o envolvimento dos empresários, a transição digital dos negócios e a implementação do Bairro Comercial Digital.
Portugal alcançou a terceira posição no ‘ranking’ de destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa, subindo quatro lugares, segundo um inquérito desenvolvido pela consultora CBRE.
Mogadouro: Loja para promoção dos produtos locais
A cidade de Mogadouro tem um novo espaço para promoção e venda dos produtos endógenos, com a marca Origem: Mogadouro, onde se destacam os queijos, os enchidos, os vinhos, ou amêndoas, informa a autarquia.
O Governo vai pagar aos produtores de ovinos, afetados pela doença da língua azul, 48 euros por animal morto, com prejuízos inferiores a 30% e criou uma linha de crédito bonificado de cinco milhões de euros para apoio às explorações afetadas.
Até 15 de abril de 2025, as micro e pequenas empresas do concelho de Vimioso têm a possibilidade de candidatar-se ao programa “Apoio à Criação de Emprego e Microempreendedorismo”, que com uma taxa de financiamento de 75%, pretende promover a modernização da atividade empresarial e apoiar a criação de novos postos de trabalho.
No dia 6 de dezembro, a Câmara Municipal de Miranda do Douro anunciou a assinatura do contrato para a construção do Matadouro do Planalto, um investimento de quase 4,6 milhões de euros, que vai começar a ser construído neste mês de dezembro, na vila de Sendim e que deve estar concluído no final de 2026.
Com os objetivos de incentivar a criação de emprego e a fixação de população no concelho de Vimioso, o município agora liderado pelo presidente António Santos, elaborou uma proposta de Regulamento de Apoio à Criação de Emprego, que prevê a atribuição de 5 mil euros, por cada posto de trabalho criado.
No âmbito do Festival de Sabores Mirandeses, que decorreu em Miranda do Douro, no fim-de-semana de 14, 15 e 16 de fevereiro, o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, inaugurou na aldeia de Malhadas, o Centro de Valorização e Melhoramento das Raças Autóctones.
Em Portugal, a maioria das empresas (51%) coloca a descida do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas (IRC) no topo das prioridades fiscais, considerando que seria mais vantajoso ter uma taxa de 17%, do que manter a atual e os benefícios, revela um inquérito da Associação Industrial Portuguesa (AIP).
A 11 de fevereiro foi apresentado no miniauditório, em Miranda do Douro, o projeto “Acelerar o Norte”, uma iniciativa que atribui apoios até dois mil euros, aos empresários do comércio, serviços e da restauração para a digitalização dos seus negócios.
A cidade de Miranda do Douro acolhe no fim-de-semana de 14, 15 e 16 de fevereiro, o Festival de Sabores Mirandeses, um evento anual que para a Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril tem como objetivo promover o concelho, através da mostra e venda dos produtos locais como o fumeiro, a doçaria tradicional, o artesanato e que este ano abre as portas a produtos e artigos de outras regiões.
No concelho de Miranda do Douro, António Meirinhos e Glória Fidalgo arregaçaram as mangas e recuperaram a antiga abadia de Vila Chã de Braciosa, para a converter na Casa d’Augusta, um projeto inovador de agroturismo, onde os hóspedes podem participar nas atividades agrícolas e no trato dos animais.
Neste ano de 2024, a Tanoaria J.M.Gonçalves, localizada em Palaçoulo, está a celebrar o centenário, evocando o início da atividade do seu precursor Abílio dos Reis Gonçalves, que em 1924, na profissão de carpinteiro e tanoeiro, começou a fabricar barricas para os agricultores transmontanos armazenarem o vinho.
No dia 6 de setembro, realizou-se o V Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, um evento que este ano contou com a participação de 43 criadores e 78 animais e segundo a organização, esta raça autóctone está a ser muito procurada para atividades como a agricultura biológica ou o turismo rural.
Nos meses de primavera e do verão, o cultivo da horta é uma atividade muito comum no nordeste transmontano. Em Sendim, por exemplo, há uma família de mulheres agricultoras, a avó, Ilda Conde, a filha, Vera e a neta, Mafalda, que cultivam e vendem o excedente de produtos hortícolas em feiras e em cabazes através das redes socais.