Rua do Mercado, nº 18, 5210-210 Miranda do Douro, Portugal | geral@moveisalegria.com | (+351) 937 486 385

De 15 de dezembro até 7 de janeiro, o Largo do Castelo, em Miranda do Douro, volta a ser a “Tierra Natal”, um espaço de diversão e animação, onde os mirandeses e os visitantes poderão usufruir da pista de gelo, insufláveis, casa do Pai Natal, música, dança, animação de rua e o comboio turístico.

As Monjas Trapistas do Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, estão a participar na 26ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, que decorre de 14 a 17 de novembro, no Mosteiro de Alcobaça, no distrito de Leiria.

No fim-de-semana de 15, 16 e 17 de novembro a localidade de Carção, no concelho de Vimioso, organiza o VI Cachico – Mercado Rural, um certame que tem por objetivo a promoção e comercialização dos produtos locais e que conta com a animação do passeio noturno todo-o-terreno, uma oficina de ervas aromáticas e a atuação do Rancho Folclórico de Vimioso.

Este ano, prevê-se que um maior rendimento, ou seja, que sejam precisos menos quilos de azeitona para fazer o litro de azeite. (HA)

A colheita de azeitona poderá aumentar 10 a 15% em Trás-os-Montes, perspectivando-se bons rendimentos do fruto e mais produção de azeite nesta campanha, em que volta a indicar-se a falta de trabalhadores para a apanha.

No dia 8 de novembro, o salão nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro foi o local de apresentação do projeto transfronteiriço “Atravessando a Raia: Sabores da Fronteira”, uma iniciativa ibérica que decorre de 1 de novembro até 9 de dezembro e pretende promover turisticamente as regiões raianas através da gastronomia tradicional.

O turismo é considerado fundamental para o desenvolvimento e coesão territorial. (Flickr)

Portugal deverá fechar o corrente ano com 27 mil milhões de euros de receitas turísticas e a perspectiva é de um crescimento de 9% no próximo ano, avançou o secretário de Estado do Turismo.

A aldeia de Tó, no concelho de Mogadouro, organizou no fim-de-semana de 9 e 10 de novembro, a Feira de São Martinho, um certame que recebeu a visita de turistas vindos de Lisboa, Coimbra e até de Salamanca (Espanha), que se deliciaram com a hospitalidade da população, a animação musical e o sabor dos produtos locais.

Na freguesia de Penela da Beira, concelho de Penedono, distrito de Viseu, a castanha “é um dos motores mais fortes” da economia local. (HA)

Na região de Penedono, no distrito de Viseu, a apanha da castanha tem vindo a ser cada vez mais mecanizada, devido à falta de mão-de-obra para realizar este trabalho, considerado um dos mais duros na agricultura.

Em Vinhais e Bragança, onde a apanha já vai a mais de meio, há cerca de cinco mil produtores de castanha. (HA)

Este ano, a campanha da castanha caracteriza-se pela boa qualidade, mas com quebras na produção que podem chegar aos 50%, inidicou o presidente da Associação Agro-Florestal da Terra Fria Transmontana (Arborea).

No outono, lameiros, florestas, soutos e pinhais são batidos, palmo a palmo, pelos recoletores de cogumelos silvestres. (Flickr)

O presidente da associação micológica “A Pantorra”, Manuel Moredo, indicou que o planalto mirandês tem apetência natural para o aparecimento da trufa negra ou trufa de inverno (‘Tuber melanosporum’), considerado um dos fungo de maior valor gastronómico.

No fim-de-semana de 9 e 10 de novembro, a localidade de Tó, no concelho de Mogadouro volta a organizar a Feira de São Martinho, um certame cujos destaques são os produtos Origem Mogadouro, tradições como as chegas de touros, o magusto e a prova de vinhos, a animação cultural dos pauliteiricos e o concerto dos Galandum Galundaina.

Em Sendim, a Cooperativa Olivícola “A Sendinense” vai começar a laborar a partir de 14 de novembro, anunciou a direção no decorrer da recente assembleia geral, durante a qual solicitou aos olivicultores associados a elaboração de uma lista para entrega das colheitas, de modo a evitar evitar filas e longos períodos de espera.

No âmbito da IX Feira da Castanha e Produtos da Terra, realizou-se na tarde de sábado, dia 2 de novembro, a palestra “Um olhar sobre os castanheiros”, durante a qual os agricultores locais receberam instruções sobre a origem de doenças como a “tinta do castanheiro” e o modo de enfrentar este problema.

A IX Feira da Castanha e Produtos da Terra, em Avelanoso, contou com a participação de muitos emigrantes, vindos sobretudo de França e de Espanha. (HA)

A IX Feira da Castanha e Produtos da Terra, que decorreu em Avelanoso, nos dias 1 e 2 de novembro, registou a afluência de emigrantes, turistas, espanhóis e caçadores, que visitaram o certame para conhecer e adquirir alguns produtos locais e conviver com a população.

O município de Bragança promove entre 2 e 10 de novembro, mais uma edição da Semana Gastronómica da Castanha.

A Assembleia Geral terá lugar no pavilhão multiusos, em Sendim, a partir das 15h00. (HA)

Em Sendim, a Cooperativa Olivícola “A Sendinense” vai realizar no próximo Domingo, dia 3 de novembro, uma assembleia geral com os mais de 500 associados, para preparar a campanha de apanha e transformação da azeitona, que este ano se antevê como uma boa colheita.

A Cuga, que substitui o nome da empresa Varandas do Sousa, está a investir três milhões de euros em linhas de produção e refrigeração e prevê aumentar a produção de cogumelos para 6,4 mil toneladas.

Na aldeia de Avelanoso, Adelaide Gonçalves é proprietária de três soutos de castanheiros e iniciou a apanha da castanha no dia 19 de outubro. (HA)

Os agricultores de Avelanoso, no concelho de Vimioso estão desapontados com o reduzido preço do quilo de castanha pago pelos compradores, apenas 1,20€, um valor que dizem não cobrir as despesas dos trabalhos nos soutos ao longo do ano e por isso indicam a necessidade de uma cooperativa para negociar as colheitas de castanhas a um preço mais justo.

A feira dos Grazes que decorreu na vila de Sendim, de 25 a 27 de outubro, contou este ano, com a participação de 22 produtores locais e regionais, que deram a conhecer produtos hortícolas, azeite, vinho, mel, fumeiro, compotas, doçaria tradicional, frutos secos, licores, artesanato em burel, entre outros produtos e artigos.

Segundo o FMI, Portugal enfrenta baixa produtividade, insuficiente nível de investimento público e uma população a envelhecer.

O chefe de missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou a trajetória económica dos últimos anos em Portugal, no entanto indicou que a baixa produtividade, a falta de investimento e o envelhecimento da população são os maiores desafios para o desenvolvimento económico do país.

Apesar do frio e da chuva, a feira franca dos Grazes de Sendim, registou um número recorde de feirantes e também de muito público, que aproveitou o fim-de-semana de 26 e 27 de outubro, para comprar alguns produtos e artigos para o outono/inverno como as castanhas, nozes, fumeiro, calçado, casacos, guarda-chuvas e as flores para o Dia de Todos os Santos.

Em Portugal, existem 50 mil hectares de castanheiros. (HA)

Este ano, a Associação Portuguesa da Castanha (RefCast) prevê um aumento na colheita de castanhas entre 25 e 30%, avançoui o secretário-geral da organização, José Gomes Laranjo.

Com a assinatura deste protocolo é retomada a exportação deste produto para a China. (Foto: ACOM)

Após a assinatura do protocolo, Portugal já pode retomar a exportação de lã não lavada para a República Popular da China.

O presidente da organização transmontana disse ainda não considerar que os empreendimentos existentes estejam subaproveitados. (HA)

O presidente da Associação de Beneficiários de Macedo de Cavaleiros mostrou-se expectante quanto à gestão da água e alertou que Trás-os-Montes precisa de mais investimentos para reter este recurso.

A vila de Sendim, no concelho de Miranda do Douro, organiza neste fim-de-semana de 25 a 27 de outubro, a feira anual dos Grazes, com a mostra de produtos e artigos locais como o vinho ou o azeite, a participação mais de 150 feirantes e um programa cultural que inclui um passeio de motas, a atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Sendim e os concertos de Quina Barreiros, Vira o Milho e Saúl.

A arte de tanoeiro começou na família Gonçalves em 1924, com Abílio dos Reis Gonçalves a fabricar barricas para os produtores de vinho de Trás-os-Montes. (Foto:Tanoaria JMG)

Neste ano de 2024, a Tanoaria J.M.Gonçalves, localizada em Palaçoulo, está a celebrar o centenário, evocando o início da atividade do seu precursor Abílio dos Reis Gonçalves, que em 1924, na profissão de carpinteiro e tanoeiro, começou a fabricar barricas para os agricultores transmontanos armazenarem o vinho.

A Feira da Castanha e Produtos da Terra, em Avelanoso, está agendada para os dias 1 e 2 de novembro, um certame que todos os anos possibilita aos produtores locais a comercialização da sua colheita de castanha e outros produtos e que nesta IX edição tem como novidades os 36 expositores, a missa em honra de Todos os Santos e a palestra “Um olhar sobre os castanheiros”.

A caça é considerada um fator de desenvolvimento económico, dado que promove a valorização dos recursos e produtos endógenos. (HA)

No fim-de-semana de 19 e 20 de outubro, a II Feira do Mel e Produtos da Terra, em Angueira, iniciou-se com a montaria ao javali, uma atividade que contou com a participação de uma centena de caçadores, que aproveitaram a visita à aldeia para comprar alguns dos produtos da região como o mel, os produtos hortícolas, a castanha, o pão ou o fumeiro.

A partir de hoje, dia 21 de outubro, aplicam-se os limites às comissões bancárias nas transferências feitas através de plataformas de pagamento como MB Way, após a publicação da legislação em Diário da República.

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, sugeriu o reforço do chamado IVA turístico, cujas verbas são transferidas para as câmaras municipais, como alternativa à criação de novas taxas turísticas.

Os empresários do concelho de Vimioso participaram na apresentação do projeto “Acelerar o Norte”, uma iniciativa cujo objetivo é incentivar a transição digital das micro, pequenas e médias empresas, dos setores do comércio, dos serviços pessoais e da restauração e similares.

No fim-de-semana de 12 e 13 de outubro, o Parque de Feiras e Exposições, em Mogadouro, registou uma grande afluência de público, na abertura da feira dos Gorazes, cujos destaques foram a visita do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz e o concerto dos Xutos e Pontapés.

Após o sucesso da primeira edição, no fim-de-semana de 19 e 20 de outubro, volta a realizar-se em Angueira, no concelho de Vimioso, a II Feira do Mel e dos Produtos da Terra, um certame que tem como maiores atrativos a montaria ao javali, a caminhada interpretativa pelo vale do rio Angueira e o convívio que se gera na aldeia.

A cultura da castanha representa, num ano com médias de produção consideradas normais, entre 12 a 15 milhões de euros para a economia local de Vinhais. (HA)

Na antevisão da XIX Rural Castanea – Festa da Castanha, que se realiza de 25 a 27 de outubro, o município de Vinhais indicou que no corrente ano já investiu mais de 300 mil euros nos tratamentos das doenças do castanheiro.

Estão a decorrer até ao dia 22 de novembro, as candidaturas dos artesãos e produtores da região para participar na XXIII Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), em Vimioso, um certame anual que tem como finalidade desenvolver a economia local, através da promoção do artesanato e dos produtos regionais.

Já é conhecido o programa dos Gorazes de Mogadouro, a Feira de Atividades Económicas e Turísticas do Nordeste Transmontano, que decorre de 12 a 16 de outubro, no pavilhão “Origem de Mogadouro” e este ano conta com a participação de 130 expositores e uma forte aposta na animação, em que o maior destaque é o concerto dos “Xutos e Pontapés”.

No Domingo, dia 29, o Dia Mundial do Turismo, é também assinalado na celebração religiosa da Eucaristia Dominical, agendada para as 11h00, na concatedral de Miranda do Douro. (Flickr)

O Dia Mundial do Turismo assinala-se esta sexta-feira, dia 27 de setembro, tendo como tema “Turismo e Paz” e o município de Miranda do Douro programou várias iniciativas, com a finalidade de sublinhar a importância do turismo na construção da paz e no entendimento entre povos e culturas.

Iniciaram-se as vindimas, no planalto mirandês e em Sendim, no concelho de Miranda do Douro, a quantidade de uvas aumentou, comparativamente com o ano passado e a qualidade é considerada “muito boa” segundo o vitivinicultor, Luís Peres.

Pitica de Dius” é uma marca de artesanato criada em 2012, pela artesã, Sofia Ortega, em Fonte de Aldeia, no concelho de Miranda do Douro, com a finalidade de divulgar a língua mirandesa, através de palavras, ditos e provérbios bordados em t-shirts, bonés, sacolas, jogos didáticos e vários outros artigos.

Em 2023, o preço do azeite em Portugal aumentou mais de 70%, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), devido à redução de produção. (HA)

O diretor executivo do Conselho Oleícola Internacional (COI), Jaime Lillo, adiantou que “os indícios” apontam para “uma boa produção” de azeite na campanha olivícola deste ano, o que poderá baixar o preço do azeite.

O programa Portugal 2030 (PT2030) conta com cerca de 4.680 milhões de euros, provenientes de fundos europeus, que estão a concurso até agosto de 2025, segundo o plano anual de avisos.

Por distritos, este ano, os mais afetados foram Santarém (74), Portalegre (73) e Setúbal (68). (Flickr)

Até 20 de agosto, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou mais de 300 furtos de cortiça, sobretudo no distrito de Santarém e três pessoas foram detidas.

No dia 6 de setembro, realizou-se o V Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, um evento que este ano contou com a participação de 43 criadores e 78 animais e segundo a organização, esta raça autóctone está a ser muito procurada para atividades como a agricultura biológica ou o turismo rural.

Segundo o registo da freguesia de Picote, desde o início do ano, o miradouro da Fraga do Puio, foi visitado por 27 078 pessoas. (FP)

No mês de agosto, o miradouro da Fraga do Puio, em Picote, registou a visita de mais de seis mil pessoas, um número que é um novo recorde para a freguesia e vai encontro do objetivo de promoção turística dos recursos naturais e culturais da localidade.

Em agosto, a produção renovável abasteceu 55% do consumo, a não renovável 10% e os restantes 35% correspondem à energia importada. (Flickr)

O consumo de energia elétrica aumentou 1,7% até agosto e as fontes renováveis abasteceram três quartos do consumo nacional de eletricidade, segundo dados da Rede Elétrica Nacional (REN).

Nas vindimas deste ano, a Cooperativa Agrícola Ribadouro, em Sendim, vai começar a receber uvas no próximo dia 19 de setembro até 6 de outubro, numa campanha em que se prevê uma redução de 20% na colheita de uvas.

Uma centena de criadores de vários concelhos participaram no XXXIII Concurso Nacional de Bovinos de Raça Mirandesa, que decorreu no recinto da Feira de Gado, em Vimioso, de 30 de agosto até 1 de setembro.

Segundo a empresa, não se registam subidas nas tarifas desde outubro de 2023.

A partir de 1 de outubro, a fatura da eletricidade e do gás vai aumentar em média, 9% e 16% para os clientes da Galp, refletindo o aumento do custo de aquisição de energia, adiantou a petrolífera.

De 29 de agosto até 1 de setembro, o município de Carrazeda de Ansiães promove a Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite, com expectativas de boas colheitas, indicou o autarca local, João Gonçalves.

No dia 27 de agosto iniciaram-se em Palaçoulo, os dias de festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, com a realização da feira anual que este ano contou com a participação de artesãos locais e ao final da tarde as chegas de touros e as danças dos pauliteiros, trouxeram muitos visitantes à localidade.

A cidade de Miranda do Douro tem registado uma maior afluência de visitantes espanhóis, de turistas e emigrantes que aproveitam as férias de verão para visitar a cidade, almoçar nos restaurantes, fazer compras no comércio local e na feira de artesanato que decorre até ao dia 18 de agosto.

Os museus, monumentos e palácios têm vindo gradualmente a recuperar as perdas de visitantes devido à pandemia de covid-19. (Flickr)

No ano passado, os museus, monumentos e palácios receberam 5.157.360 visitantes, indicou a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP).

No dia 10 de agosto, a vila de Vimioso registou a afluência de milhares de pessoas para participar no feriado municipal, que começou logo pela manhã com a feira anual de São Lourenço e teve outros destaques ao longo do dia, com o concurso concelhio de bovinos mirandeses, as chegas de touros e ao final da noite, o concerto musical de David Carreira.

Está a decorrer em Miranda do Douro, de 9 a 18 de agosto, a XXVI Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades, um certame dirigido aos turistas e emigrantes que nesta época de verão visitam a cidade e pretendam adquirir artigos e produtos locais de qualidade.

No passado dia 14 de julho, hipermercado Intermarché de Miranda do Douro assinalou o 2º aniversário, tendo a administração indicado que esta nova loja comercial emprega atualmente 26 pessoas e no segundo ano de atividade registaram um aumento de 10% nas vendas.

Em julho de 2022, o grupo Intermarché investiu 2,8 milhões de euros nesta nova loja, em Miranda do Douro, com uma área de 900 metros quadrados. (HA)

Em Santulhão e no âmbito das festas de verão, vai realizar-se de 5 a 10 de agosto, o evento Pecha Kucha, uma iniciativa que convida pessoas empreendedoras, naturais da região, a apresentarem as suas ideias e projetos num curto espaço de tempo, com a exibição de 20 slides e a “falar menos e mostrar mais”.

O Festival Terra Transmontana (FTT) decorre de 26 a 28 de julho e este ano tem como tema “Retratos da Nossa Gente”, inspirado na obra literária do escritor J. Rentes de Carvalho, com raízes em Mogadouro.

O bairro “La Nubre an Miranda” foi um dos 50 projetos aprovados em todo o país. (HA)

Miranda do Douro apresentou a 24 de julho, o Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda”, um projeto que tem por finalidade modernizar as lojas comerciais, através de uma presença digital, que vai proporcionar aos clientes, uma maior comodidade e agilidade, com o acesso a informação sobre que produtos e serviços existem na cidade.

A XXVI Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades vai contar com a participação de meia centena de artesãos e outros expositores, que de 9 a 18 de agosto de 2024, vão mostrar o que de melhor se produz na região, ao público que visita a cidade de Miranda do Douro.

Portugal ocupa a 8.ª posição entre os países membros da organização, que apresentam a maior diferença entre os custos laborais suportados pelo empregador e o salário efetivamente recebido pelo trabalhador.

A Associação Business Roundtable Portugal (BRP) criou um modelo de recibo de vencimento, que dá visibilidade aos encargos salariais das empresa, evidenciando a diferença entre aquilo que estas pagam e o que o trabalhador recebe.

Entre os locais elegíveis para integrar a rota do património industrial estão também o Complexo Agroindustrial do Cachão, em Mirandela, e o Fabrico da Seda, em Bragança. (HA)

Esta terça-feira, dia 23 de julho, o Centro Interpretativo das Minas de Argozelo foi o local de apresentação do projeto transfronteiriço “In_Genius_Duero_Douro”, uma inicativa conjunta de portugueses e espanhóis, que pretende inventariar e promover o património industrial existente nos dois lados da fronteira, como é o caso das antigas minas de estanho e volfrâmio, na vila de Argozelo.

Na família Conde, o saber cultivar a horta tem sido transmitido de geração em geração. (HA)

Nos meses de primavera e do verão, o cultivo da horta é uma atividade muito comum no nordeste transmontano. Em Sendim, por exemplo, há uma família de mulheres agricultoras, a avó, Ilda Conde, a filha, Vera e a neta, Mafalda, que cultivam e vendem o excedente de produtos hortícolas em feiras e em cabazes através das redes socais.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) faz um balanço positivo da integração dos serviços de agricultura, destacando uma aceleração na execução do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 mas reconhece problemas de frota e instalações.

Como manda a tradição, no dia 24 de junho, o Mercado de Gado, em Malhadas, foi o recinto do Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, um certame que reuniu criadores do concelho de Miranda do Douro e premiou aqueles que mais se destacaram na seleção, trato e maneio dos seus animais.

Neste ano de 2024, foram submetidas 174.877 candidaturas ao Pedido Único (PU), com uma média de 4 mil pedidos por dia na última semana, segundo os últimos dados do Ministério da Agricultura.

A Cutelaria Martins, sediada em Paçaçoulo, celebrou 70 anos de atividade. Fundada por José Maria Martins, um antigo ferrador que para agir contra a sazonalidade desta profissão e a posterior mecanização da agricultura, acabou por se dedicar por inteiro à arte da cutelaria. O ofício foi depois continuado pelos seus filhos, entre os quais o atual gestor, Alberto Martins, que com o passar dos anos modernizaram a empresa e deram a conhecer as navalhas de Palaçoulo, ao mundo inteiro.

Alberto Afonso Martins é o diretor Geral da José Maria Martins – Cutelaria Tradicional de Palaçoulo, Lda. (HA)

O município de Miranda do Douro organiza no dia 24 de junho, em Malhadas, o Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, um certame anual que tem como propósito premiar os criadores do concelho, pelo trabalho realizado na preservação desta raça originária da Terra de Miranda.

A XII Ronda das Adegas que decorreu no fim-de-semana de 7, 8 e 9 de junho, voltou trazer até à aldeia de Atenor milhares de pessoas, muitas delas vindas do litoral do país e que ficaram deliciadas com a ruralidade de um evento que continua a proporcionar o convívio, a degustação da gastronomia local e muita animação musical.

Inaugurada em 2006, na cidade de Miranda do Douro, a pizzaria Gorgonzola está agora registada na Associazione Verace Pizza Napoletana (Itália), com o número 1081. (HA)

A pizzaria Gorgonzola, localizada na cidade de Miranda do Douro, é a primeira pizzaria do interior do país a receber a certificação internacional da verdadeira pizza napolitana, uma distinção concedida pela Associazione Verace Pizza Napoletana (Itália).

Na tarde de quinta-feira, dia 23 de maio, foi assinada em Miranda do Douro, a escritura pública para a construção no novo “Hotel Vila Galé – Mirandum”, um empreendimento turístico que vai ser construído nas arribas da barragem de Miranda, com 100 quartos, centro de congressos, piscinas, ginásio e outras valências, num investimento superior a 14 milhões de euros.

Deixe um comentário