Zona Industrial lote 60, Mogadouro | Telemóvel: 964 437 004 |sonorizacoestuna.com
O grupo de Pauliteiros de Miranda – Sendim já existe desde 1956. (PS)

A 26 de setembro, realizaram-se as eleições para os órgãos sociais da Associação de Pauliteiros de Sendim, tendo sido eleito presidente da direção, Telmo Ramos, que definiu como prioridades para o triénio 2025-2028, a Escola de Pauliteiros, as atuações em Portugal e no estrangeiro e a criação de um museu na Casa de l’Pauliteiro, em Sendim.

A III Festa das Línguas que decorreu em Picote, no fim-de-semana de 19, 20 e 21 de setembro e cujo propósito é celebrar a diversidade linguística e cultural, teve como maiores destaques a partilha de histórias e contos orais, a celebração na missa em várias línguas, a taberna gastronómica com produtos locais e ementa em mirandês e ainda o concerto rock dos Pica &Trilha.

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) promove de 23 a 25 de setembro, uma Feira do Livro com publicações, traduções, literatura, cultura e e tradições da Terra de Miranda, um evento que antecede o curso livre de língua e cultura mirandesa.

No âmbito do 27º aniversário do reconhecimento oficial da Língua Mirandesa, a aldeia de Picote, celebra no fim-de-semana de 19, 20 e 21 de setembro, a III Fiesta de las Lhénguas, um evento cultural que vai reunir falantes de mirandês, leonês, asturiano e galego, num programa que inclui entre outras atividades, um concerto de rock, uma taberna gastronómica e a celebração da missa em várias línguas.

O Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, participou na comemoração do 27º aniversário do reconhecimento oficial da Língua Mirandesa (17 de setembro de 1998), numa cerimónia realizada na Escola Básica e Secundária (EBS) de Miranda do Douro, onde foram apresentados a nova Estrutura de Missão, o livro “Bai Pedro Bai” e o projeto “Ourrieta las Palabras”.

A Basílica de Outeiro é um templo do século XVII, cuja construção se associa à necessidade de afirmação do país enquanto nação independente de Espanha. (Flickr)

Decorre de 27 de setembro a 12 de outubro, o festival de música erudita “Bragança Classicfest”, sendo que a estreia acontece na Basílica de Santo Cristo de Outeiro, monumento nacional desde 1927. 

O espetáculo “Do Terreiro ao Mundo”, com coreografia de Clara Andermatt, estreou-se a 13 de setembro, em Vila Real e é inspirado nas danças dos Pauliteiros de Miranda, colocando em diálogo a dança contemporânea com esta tradição da Terra de Miranda.

No dia 6 de setembro, o recinto do Santuário do Naso, acolheu o 6º Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, um evento anual que tem como objetivos premiar os criadores e avaliar o atual estado desta raça autóctone do planalto mirandês, cujos animais são descritos como dóceis, meigos e inteligentes.

O estudo “Hábitos de Compra e Leitura em Portugal”, apresentado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), revela que 76% dos portugueses admitem ter hábitos de leitura, embora apenas 58% tenham adquirido livros no último ano.

O recinto do Santuário do Naso, no concelho de Miranda do Douro acolhe este sábado, dia 6 de setembro, o 6º Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, tendo como objetivos premiar os criadores e avaliar o estado atual desta raça autóctone.

Em Vimioso, a igeja matriz é uma das atrações turísticas. (Flickr)

Em 2024, as visitas aos museus, monumentos e palácios nacionais mantiveram-se acima dos cinco milhões, anunciou a Museus e Monumentos de Portugal (MMP).

O Teatro Municipal de Bragança tem programados 38 espetáculos de teatro, música e dança, até ao final do ano, adiantou o diretor do espaço cultural, João Cristiano Cunha.

O livro “Bai Pedro Bai” é apresentado no dia 17 setembro, Dia da Língua Mirandesa.

O livro “Pedro Alecrim”, do escritor António Mota, foi traduzido para língua mirandesa, com o título “Bai Pedro Bai”, numa alusão ao cancioneiro tradicional mirandês.

A localidade de Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, inicia a 27 de agosto o período de Festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, num programa que combina celebrações religiosas, atividades culturais, momentos de confraternização, concertos musicais, a feira anual e as chegas de touros mirandeses.

A CPLP é constituída por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. (Foto: Calema)

Os músicos Calema afirmaram ser um orgulho receber a designação de embaixadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), frisando que querem ser um exemplo para os jovens, mostrando-lhes que com dedicação e trabalho é possível realizarem os seus sonhos.

O livro “Terra de Miranda Jornada em Portugal 1918”, da autoria do etnógrafo, Mário Correia, foi apresentado em Miranda do Douro, no dia 22 de agosto e a obra descreve a realidade da região, no início do século XX, pelo olhar do escritor Antero de Figueiredo.

O filme “O Pátio da Saudade” do realizador mirandês, Leonel Vieira, registou 15 mil espectadores em apenas quatro dias de exibição desde a estreia, a 14 de agosto, o que o tornou no filme português mais visto do corrente ano.

Em Algoso, as festividades de verão encerraram no dia 17 de agosto, com o espetáculo das chegas de touros mirandeses, uma iniciativa da freguesia com o propósito de agradecer a visita dos (e)migrantes, que se impressionaram e alegraram com preservação desta antiga tradição da aldeia.

Centenas de (e)migrantes regressaram à aldeia de Algoso, no concelho de Vimioso, para participar na festa em honra de Nossa Senhora do Castelo, uma festividade que este ano teve como novidades a recuperação de tradições como o torneio de futebol interbairros, as danças dos pauliteiros e a entreajuda dos mordomos solteiros e casados.

Nos dias 14 e 16 de agosto, nas festividades de Algoso, os antigos pauliteiros desta aldeia pertencente ao concelho de Vimioso, voltaram a dançar os paus passados quarenta anos e dado o sucesso do espetáculo pretendem agora reavivar e transmitir esta antiga tradição aos mais novos.

No dia 16 de agosto, Miranda do Douro acolhe o XVIII Festival de Folclore Mirandanças, uma iniciativa promovida por esta associação e que se insere no programa da animação da Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades.

Nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, a aldeia de Santulhão, no concelho de Vimioso, organiza o Festival de Musica Tradicional e Celta, que este ano tem como como cabeça de cartaz os mirandeses “Trasga”.

O novo filme do realizador Leonel Vieira, “O pátio da saudade”, estreia a 14 de agosto e consiste numa “comédia dramática, com um toque musical” sobre uma uma história de amizade e resiliência, protagonizada pela atriz Sara Matos.

O Centro Interpretativo das Minas de Argozelo inaugurou uma nova exposição de fotografia, que descreve a atividade mineira entre as décadas de 1950 a 1970, um espólio fotográfico cedido por Manuel Teixeira, filho de um antigo sócio-gerente da Sociedade de Minas de Miranda.

A Associação Frauga, sediada em Picote, no concelho de Miranda do Douro, pioneira nos cursos de ensino de língua mirandesa, ministra de 11 a 15 de agosto, um curso de verão que possibilita a aprendizagem deste idioma da Terra de Miranda.

No mês de agosto, a população das aldeias triplica com a estadia dos (e)migrantes. (HA)

A população residente e os (e)migrantes da aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, celebraram no dia 9 de agosto, a I Festa do Migrante, uma iniciativa conjunta da paróquia e da freguesia, com o propósito de promover o encontro e o convívio entre quem viva na aldeia durante todo o ano e aqueles que a visitam nas férias do verão.

No Domingo, 10 de agosto, milhares de pessoas visitaram a vila de Vimioso, no feriado municipal para fazer compras na feira de São Lourenço, assistir ao concurso e às chegas de touros mirandeses e ao final da noite cantar e dançar no concerto musical de Toni Carreira.

Neste mês de agosto e com o propósito dar as boas vindas aos (e)migrantes, a aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, celebra no sábado, dia 9 de agosto, a Festa do Migrante, um evento que começa com uma celebração religiosa, seguida de um almoço convívio e uma tarde recreativa.

O parque municipal de Vimioso volta a ser o palco das festas de verão, que decorrem entre 6 a 11 de agosto, numa programação que inclui as celebrações religiosas e tem como maiores destaques a 10 de agosto, a feira de São Lourenço, as chegas de touros mirandeses e o concerto de Toni Carreira.

Em Vimioso, os recém-chegados emigrantes foram presenteados no dia 6 de agosto, com um jogo de futebol convívio entre casados e solteiros e uma noite de fados, na escadaria da igreja matriz, iniciativas que emocionaram e alegraram os vimiosenses emigrados.

No serão de Domingo, dia 3 de agosto, a praça central de Sendim voltou a encher-se de público para ver o Festival Ibérico de Pauliteiros, um espetáculo que nesta XI edição teve como grupos em destaque os pauliteiros e pauliteiras de Miranda e o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo (Santarém).

Após a apresentação pública do livro em Picote, seguem-se apresentações em Miranda do Douro e em Bragança. (HA)

Na tarde de Domingo, dia 3 de agosto, o salão da freguesia de Picote foi o local da apresentação pública do livro “A Paixão de… Teatro – Via Sacra”, uma obra que surge na sequência do recente sucesso da representação teatral da Paixão de Cristo, em Vimioso e Miranda do Douro.

Como já é tradição, o Festival Ibérico de Pauliteiros dá início às festas da vila de Sendim, no dia 3 de agosto e nesta XI edição, as novidades do espetáculo são os grupos convidados Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo (Santarém), o Paloteu de Virgem de las Angustias, de León (Espanha) e o momento de humor protagonizado pelos comediantes locais Pica & Chan.

O Festival Identidades realiza-se na localidade italiana de Fonni, na região sul, da Sardenha.

No fim de semana de 1 e 2 de agosto, os mascarados das festas rituais de inverno, do concelho de Miranda do Douro, entre os quais “A velha, o bailador e a bailadeira”, de Vila Chã de Braciosa e “Velho e a Galdrapa”, de São Pedro da Silva, viajam até à Sardenha, em Itália, para participar no 8º Festival “Identidades”.

A palestra realizou-se na igreja da misericórdia, construída após o ano de 1559, data marcada pela fundação da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro. (HA)

No decorrer do XI Festival Terra Transmontana, a igreja da Misericórdia, em Mogadouro, acolheu a 26 de julho, a palestra “Mogadouro: de vila centenária a jovem cidade”, tendo a historiadora, Maria Alegria Marques, dado a conhecer que o desenvolvimento desta localidade se deve à mentalidade “liberal e empreendedora” das suas gentes.

A ministra da Cultura, Juventude e Desporto sublinhou a importância do envolvimento das autarquias. (Flickr)

A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, disse que a recuperação de património cultural classificado, através do modelo de gestão em parceria com as autarquias “é eficaz” e vai “dar respostas mais céleres”.

No fim-de-semana de 25, 26 e 27 de julho, a cidade de Mogadouro é o palco do XI Festival Terra Transmontana, um evento cultural, musical e gastronómico que decorre na zona histórica desta localidade e este ano tem como tema “Mogadouro de vila centenária a jovem cidade”.

O novo filme “Pátio da Saudade”, do cineasta, Leonel Vieira, estreia no dia 14 de agosto, nas salas de cinema, em Portugal, antevendo-se “lotação esgotada” para assistir à comédia musical, interpretada por Sara Matos, Manuel Marques, José Raposo, Ana Guiomar e Luís Mascarenhas.

A galeria da Casa da Cultura, em Vimioso, tem em exposição uma coleção de pinturas e outros trabalhos artísticos feitos pelas gentes do concelho de Vimioso, que podem ser apreciados até ao dia 1 de setembro.

Foto: PG

Numa parceria inédita, os Pauliteiros de Miranda (Frauga) e o músico, Pedro Gonçalves, estão a preparar uma melodia, com letra em mirandês e a dança dos pauliteiros, para ser apresentada nos concertos do jovem artista e assim dar a conhecer a cultura e língua mirandesas.

No segundo trimestre deste ano, a venda de livros em Portugal aumentou quase 10%, em comparação com o mesmo período de 2024, o que se traduziu na venda de mais de três milhões de livros.

Com o propósito de incentivar a leitura dos jovens, a ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, anunciou que o Governo vai avançar com a segunda edição do cheque-livro, até ao final do ano e que o valor atribuído vai ser reforçado.

Nos dias 1 e 2 de agosto, o Festival Intercéltico de Sendim regressa às origens, ao ano 2000, com um cartaz de grupos folk e rock, vindos do “Arco Atlântico”, provenientes das Astúrias e Galiza (Espanha) e da Escócia.

O município de Miranda do Douro e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) assinaram um protocolo de colaboração, para reforçar a cooperação técnico-científica, entre as duas instituições, na promoção da Língua e Cultura Mirandesa.

O Quintanilha Classic Rock regressa este sábado, dia 12 de julho à praia fluvial do Colado, junto ao rio Maçãs, no concelho de Bragança, informa a organização.

De 3 a 12 de julho, Miranda do Douro celebra os 480 anos de elevação da cidade, com a Semana da Cultura Mirandesa, que consiste num programa diversificado de atividades, que começa com a gravação do programa “Terra Nossa”, o Dia da Cidade a 10 de julho e encerra com um espetáculo no Largo do Castelo.

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) promoveu no dia 24 de junho, o Seminário Internacional – Património Industrial em Trás-os-Montes, uma iniciativa que visa valorizar e divulgar a riqueza do património industrial da região, como motor de desenvolvimento sustentável e identitário.

No âmbito da comemoração da assinatura dos 40 anos de adesão de Portugal à União Europeia (1985), a Biblioteca Municipal Dr. Norberto Lopes, em Vimioso, acolhe de 23 a 27 de junho, a exposição itinerante multilingue «O Principezinho», que consiste em 45 traduções da obra de Antoine de Saint-Exupéry.

A 24 de junho, a localidade de Alcañices, em Espanha, foi o local do encontro “Antropologia na Raia”, uma jornada de trabalho que reuniu instituições e associações, espanholas e portuguesas, com o objetivo comum de produzir conhecimento científico para o desenvolvimento dos territórios raianos ou fronteiriços.

A freguesia de Bemposta, no concelho de Mogadouro, organiza a 28 de junho, uma segada tradicional, de um modo didático, lúdico e cultural, para dar a conhecer uma das antigas tarefas agrícolas do território, informou o presidente da Junta de Freguesia, António Martins.

Com a chegada do verão, sucedem-se os festivais e concertos de música e os Galandum Galundaina têm uma nova música intitulada “Maragato”, à qual o grupo mirandês acrescentou uma letra e melodia originais.

Os momentos altos da carreira de Vanessa Miranda foram as participações nos programas televisivos Ídolos, em 2012; no The Voice, em 2014; e a vitória na Grande Gala do Fado, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto. (VM)

A cantora Vanessa Miranda, natural de Miranda do Douro, apresentou a 13 de junho, no programa televisivo “Praça da Alegria”, na RTP1, o novo single “Obrigada”, que representa o seu regresso aos palcos.

De 12 a 15 de junho, Picote, no concelho de Miranda do Douro, foi o cenário dos XX Encontros Primavera, um evento cultural promovido pela associação FRAUGA, que proporciona o diálogo entre a comunidade local e os artistas convidados, com a finalidade de pensar e realizar projetos que promovam o desenvolvimento local.

A partir de 2014, os Encontros da Primavera passaram a realizar-se em Picote. (Flickr)

De 12 a 15 de junho, a aldeia de Picote, no concelho de Miranda do Douro é o palco dos Encontros da Primavera, um evento cultural e científico, que nesta vigésima edição tem como tema “Impulsos Artísticos, Matérias e Pessoas Criativas” e cujos destaques são a apresentação das obras dos artistas, Evgnénia Emets e Gonçalo Mota.

A XIII Ronda das Adegas, que decorreu no fim-de-semana de 6, 7 e 8 de junho, na aldeia de Atenor, no concelho de Miranda do Douro, recebeu a visita de mais de três mil pessoas, que ficaram maravilhadas com o acolhimento da população, a gastronomia servida nas antigas adegas e o ambiente festivo animado pela música tradicional.

O evento gastronómico, cultural e musical continua a atrair a vinda de milhares de pessoas da região, do país e do estrangeiro. (HA)

No dia 15 de junho, Miranda do Douro é o localidade escolhida para a realização do 4º Campeonato Intermunicipal de Jogos Tradicionais, uma competição intergeracional organizada pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) que vai trazer à cidade meio milhar de participantes, vindos de nove concelhos transmontanos.

Na aldeia histórica de Algoso, realiza-se na manhã de Domingo, dia 8 de junho, a Caminhada de São Roque, uma atividade organizada pela comissão de festas, que tem como destino dar a conhecer o património histórico e a beleza natural da localidade.

No fim-de-semana de 6, 7 e 8 de junho, a aldeia de Atenor, no concelho de Miranda do Douro, volta a abrir as portas das antigas adegas, para celebrar a XIII Ronda das Adegas, um evento cultural, gastronómico e musical que evoca a antiga tradição da aldeia de ir provar o vinho novo e degustar algum petisco.

A III Recriação histórica da “Guerra da Mirandum”, voltou a animar a cidade de Miranda do Douro, no fim-de-semana de 17, 18 e 19 de maio, um evento cultural que fez a população local (e os visitantes) vestir os trajes do século XVIII, para evocar um dos acontecimentos mais marcantes na história local, uma batalha que opôs Portugal à vizinha Espanha e destruiu o castelo da cidade.

A recriação histórica da Guerra da Mirandum está de regresso a Miranda do Douro, no fim-de-semana de 16, 17 e 18 de maio, um evento cultural que tem por finalidade dar a conhecer um dos acontecimentos mais marcantes na história da cidade, uma batalha que opôs Portugal à vizinha Espanha, no dia 8 de maio de 1762.

A aldeia da Póvoa, no concelho de Miranda do Douro celebra no fim-de-semana de 9, 10 e 11 de maio, a XI Festa da Gaita de Foles Mirandesa, um evento cultural que nesta edição reúne grupos de gaiteiros vindos do planalto mirandês, de Torre de Moncorvo e de Vila do Conde.

Na sua visita a Miranda do Douro, o escritor, Luís Osório, encontrou-se com os alunos dos 11º e 12º anos, no auditório da Escola Básica e Secundária (EBS), tendo encorajado os jovens mirandeses a sonhar, a escrever e a trabalhar pela concretização dos seus sonhos.

Luís Osório é autor de onze livros publicados. (HA)

Na comemoração do Dia Internacional da Língua Portuguesa, a 5 de maio, a linguista Helena Figueira, do dicionário Priberam, considerou que há um aumento do léxico português, graças à influência do Brasil e um crescente contributo dos PALOP.

A Casa da Cultura Mirandesa tem em exposição uma coleção de pinturas do artista espanhol Paco Segovia, que vai estar em Miranda do Douro até ao dia 14 de junho.

O castelo de Mogadouro foi construído no século XII, pela Ordem dos Templários. (Foto: Flickr)

O município de Mogadouro vai abrir um concurso público para a construção de um museu do território, um investimento de dois milhões de euros que vai ser instalado junto ao castelo, indicou o presidente da Câmara Municipal, António Pimentel.

As Danças Rituais dos Pauliteiros nas Festas Tradicionais da Terra de Miranda foram inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), após a publicação do anúncio em Diário da República (DR).

O Encontro de Rituais Ancestrais, que decorreu na aldeia de Bemposta, no concelho de Mogadouro é um evento eminentemente cultural, de origem rural. (Foto: HB)

As ruas da aldeia de Bemposta, no concelho de Mogadouro, foram invadidas por uma cortejo de mais 700 figuras representativas de rituais ancestrais europeus, numa manifestação cultural característica das festas solsticiais e carnavalescas de vários povos.

De 31 de março até 4 de abril está a decorrer no Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), a Semana da Leitura, com a organização de várias atividades, como teatro, caminhada ambiental, recitação de poemas e várias apresentações que procuram incutir nos alunos o interesse e o gosto pela leitura.

A vila de Sendim festejou o Carnaval, na terça-feira, dia 4 de março, com o desfile de máscaras, as sátiras e o enterro do entrudo, tradições voltaram a atrair muita gente à praça central da localidade, tendo este ano sido homenagearam o “Tiu” Alfredo Júlio, saudoso animador do carnaval em Sendim.

No Centro de Interpretação do Mundo Rural, em Mogadouro foi inaugurada a 20 de fevereiro, a exposição “Cortiça – origem, extração, utilidades e sustentabilidade” , com o propósito de dar a conhecer ao público um dos produtos endógenos do concelho.

Nomeado para os prémios Óscares, o filme “Ainda estou aqui” recorda os crimes da ditadura militar no Brasil (1964-1985) e vai ser exibido no serão desta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, no miniauditório, em Miranda do Douro.

Em 2024, o programa geral não abriu, tendo apenas estado disponível o concurso de bolsas de criação literária no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril,. (Flickr)

O Ministério da Cultura vai abrir uma nova edição do programa de apoio à criação literária, atribuindo 24 bolsas anuais, no valor de 15 mil euros cada, passando a incluir o género literário de ensaio e excluindo o infantojuvenil e a banda desenhada.

Na Terra de Miranda ainda há quem mantenha viva a tradição familiar de fazer alheiras, como acontece em São Pedro da Silva, na casa da família Fidalgo, que no dia 21 de janeiro, juntou os pais, Francisco Fidalgo e Leonor Esteves, à filha, Glória Fidalgo, para uma jornada de trabalho familiar.

Nos dias 9 e 10 de novembro, a aldeia de Tó, no concelho de Mogadouro, foi o destino de muitas pessoas, naturais da localidade e outros visitantes, que quiseram participar na Feira de São Martinho, um certame que juntou a mostra de produtos locais, com uma variada animação cultural, em que os maiores destaques foram o magusto, as chegas de touros e a gastronomia.