O Museu da Terra de Miranda, localizado na cidade de Miranda do Douro, vai avançar para a segunda fase de remodelação e ampliação do imóvel, com uma dotação de 450 mil, foi anunciado em Diário República (DR).
No Dia Mundial do Teatro (27 de março), Adriano Carvalho afirma que ser ator é ser um “contador de histórias”, reconhece a arte como ecuménica porque congrega “muitas sensibilidades” e sublinha que esta tem de servir para inquietar.
No sábado, dia 5 de abril, a aldeia de Bemposta, no concelho de Mogadouro, volta a ser o palco do V Encontro Internacional de Rituais Ancestrais, um festival de máscaras que nesta quinta edição conta com a participação de 75 grupos em desfile, vindos de Portugal, Espanha, Bulgária, Roménia, México e Itália.
A cerimónia da Exaltação da Capa de Honras Mirandesa está de regresso a Miranda do Douro, com a novidade da realização do I Encontro de Capas Ibéricas, pelo que no fim-de-semana de 29 e 30 de março, são esperados muitos espanhóis na cidade fronteiriça.
Em Miranda do Douro, foi assinado a 19 de março, um protocolo que visa a divulgação da língua mirandesa através de textos traduzidos e publicados em Diário da República, assim como através da edição e venda de obras em mirandês, nas livrarias da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM).
O circo está de regresso a Miranda do Douro, no fim-de-semana de 14, 15 e 16 de março, com a visita da companhia internacional “Eddy Circus”, que vai presentear as famílias mirandesas com as atuações de palhaços, trapezistas, ilusionistas e outros números artísticos.
Com o objetivo de encontrar uma solução para reinício da atividade da Banda Filarmónica de Vimioso, realizou-se no serão de 11 de março, uma reunião extraordinária da assembleia geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários ((A.H.B.V.V.), tendo sido constituída uma comissão e agendada uma reunião com os pais, para o sábado, dia 15 de março.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, uma resolução que cria a estrutura de missão para a promoção e valorização da língua mirandesa, anunciou o Executivo.
Com a finalidade de dar a conhecer as capas tradicionais ibéricas, o município de Miranda do Douro, em colaboração com a Diputación de Zamora e a Fundación Rei Afonso Henriques, promovem a exposição “Nós Deiqui i Bós Daí”, que chega à cidade de Miranda do Douro, no dia 21 de março.
O filme “Anora”, grande vencedor dos Óscares deste ano vai ser exibido no serão desta sexta-feira, dia 7 de março, no auditório municipal, em Miranda do Douro, sendo que os bilhetes podem ser adquiridos no posto de turismo.
No serão desta sexta-feira, dia 7 de março, o auditório da Casa da Cultura, em Vimioso, é o palco do espetáculo “Inserir Título”, uma peça de teatro de improviso, que convida à participação do público e tem como maior propósito celebrar o Dia da Mulher.
A vila de Sendim festejou o Carnaval, na terça-feira, dia 4 de março, com o desfile de máscaras, as sátiras e o enterro do entrudo, tradições voltaram a atrair muita gente à praça central da localidade, tendo este ano sido homenagearam o “Tiu” Alfredo Júlio, saudoso animador do carnaval em Sendim.
Na tarde de 28 de fevereiro, o tradicional desfile de Carnaval, do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD) voltou a animar as ruas da cidade, com a participação de centenas de alunos, professores, funcionários e outros foliões.
Desde 1968, Cecília Reis Rosa veste o traje de careto de Podence, numa tradição habitualmente atribuída aos homens mas que esta professora aposentada não deixa esquecer.
No Domingo, dia 2 de março, o Festival “Douro Superior com Vida em Movimento” está de regresso a Miranda do Douro, com a atuação pelas ruas da cidade, de grupos e associações culturais dos oito concelhos que integram a Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS).
De 25 de fevereiro até 1 de março, a aldeia de Águas Vivas, no concelho de Miranda do Douro, celebra a festa em honra de Nossa Senhora das Candeias, uma festividade que começa com a apanha das estevas (xaras), a confecção dos roscos e culmina com a missa solene e a procissão.
Sendim volta a festejar o Carnaval, na terça-feira, dia 4 de março, com o desfile de máscaras, as sátiras e o enterro do entrudo, tradições que trazem muita animação à vila e que neste ano presenteiam todos participantes mascarados com prémios.
No concelho de Macedo de Cavaleiros, os Caretos de Podence vão homenagear o Papa Francisco, com a inaugurção de um mural, na segunda-feira, dia 3 de março, durante o Entrudo Chocalheiro.
“O diabo na Sé” está em exposição na Casa da Cultura de Vimioso, trata-se de um projeto artístico sobre uma das marcas culturais do nordeste transmontano, a máscara e pretende criar uma figura iconográfica para a cidade de Bragança.
No Domingo, dia 2 de março. Algoso celebra a Festa do Ramo de São João, uma tradição anual que acontece no chamado “Domingo Gordo”, que antecede o carnaval e o início da Quaresma e tem como motivos de interesse a eucaristia dominical, seguida da arrematação do ramo e das corridas da rosca.
De 1 a 4 de março, Santulhão volta a organizar o Festival do Entrudo, um evento que é vivido com entusiasmo pela população local, desde as crianças até às pessoas maiores, todos participam nas várias atividades, cujos maiores destaques são a expiação, o desfile e o julgamento do entrudo.
No Centro de Interpretação do Mundo Rural, em Mogadouro foi inaugurada a 20 de fevereiro, a exposição “Cortiça – origem, extração, utilidades e sustentabilidade” , com o propósito de dar a conhecer ao público um dos produtos endógenos do concelho.
Nomeado para os prémios Óscares, o filme “Ainda estou aqui” recorda os crimes da ditadura militar no Brasil (1964-1985) e vai ser exibido no serão desta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, no miniauditório, em Miranda do Douro.
O Ministério da Cultura vai abrir uma nova edição do programa de apoio à criação literária, atribuindo 24 bolsas anuais, no valor de 15 mil euros cada, passando a incluir o género literário de ensaio e excluindo o infantojuvenil e a banda desenhada.
Com a adesão ao projeto “BiblioLED – Biblioteca Pública de Leitura e Empréstimo Digital”, os leitores nas bibliotecas municipais de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso têm agora acesso, de forma gratuita, a livros digitais e audiolivros.
A aldeia de Cércio, no concelho de Miranda do Douro, celebra este sábado, dia 8 de fevereiro, a festa em honra de São Brás, uma festividade que começa com o peditório animado pelas danças dos pauliteiros locais, tem o momento central com a celebração da eucaristia e encerra com o baile animado pelo grupo Unos.

Neste fim-de-semana de 1 e 2 de fevereiro, a Comissão de Festas em honra de Santa Bárbara 2024/2025, organiza em Sendim, um torneio de bolota e uma feijoada takeaway, duas iniciativas que têm como objetivo promover o convívio entre a população e angariar dinheiro para as festas no mês de agosto.
Na Terra de Miranda ainda há quem mantenha viva a tradição familiar de fazer alheiras, como acontece em São Pedro da Silva, na casa da família Fidalgo, que no dia 21 de janeiro, juntou os pais, Francisco Fidalgo e Leonor Esteves, à filha, Glória Fidalgo, para uma jornada de trabalho familiar.
Na sequência de concursos públicos, quatro diretores de museus e palácios sob alçada da entidade Museus e Monumentos de Portugal foram reconduzidos dos cargos, entre as quais Celina Pinto, como diretora do Museu da Terra de Miranda.
O investigador, historiador e antropólogo Adriano Vasco Rodrigues, que desenvolveu trabalhos na área dos estudos judaicos, morreu no Porto, aos 95 anos, informou o deputado Nuno Gonçalves, ex-presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.
As relações que o escritor Guerra Junqueiro manteve com o mundo da arte, enquanto colecionador e proximidade aos artistas da sua época (1850-1923), são objeto de uma exposição que é inaugurada a 22 de janeiro, no Panteão Nacional, em Lisboa.
A aldeia mais oriental de Portugal, Paradela, no concelho de Miranda do Douro, está a celebrar a festa em honra do mártir, São Sebastião, uma festividade que se iniciou a 9 de janeiro e culmina neste sábado, dia 18, com missa solene, o cantar do ramo e o leilão do fumeiro.
A Fundação Calouste Gulbenkian abriu as candidaturas ao Apoio à Criação Artística, cujo valor pode variar entre os quatro e os 16 mil euros, em Artes Performativas, Artes Visuais, Cinema e Cruzamentos Disciplinares.
A taxa de execução dos 319 milhões de euros, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a Cultura, está nos 28,7%, indicou a secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro.
Na festa da “Matância de l cuchino”, no passado dia 29 de dezembro de 2024, foi apresentado em Genísio, no concelho de Miranda do Douro, o livro “GENÍSIO. Apontamentos históricos e etnográficos”, da autoria de Basileu Pires e Cândido Rodrigues.
Com o propósito de manter viva a tradição dos cantares dos Reis, o município de Miranda do Douro coorganiza no serão de sábado, 11 de Janeiro, na aldeia de Malhadas, o XIX Encontro “Bamos a cantar ls Reis”.
A inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, das danças dos Pauliteiros nas festas de Miranda do Douro está em consulta pública, anunciou o instituto Património Cultural.
Com o objetivo de destacar o papel (in)formativo da Biblioteca Municipal Trindade Coelho, em Mogadouro, vão realizar-se nos meses de janeiro, fevereiro e março, três vídeoconferências (webinares) dedicadas aos temas da leitura, da inteligência artificial e da igualdade de género.
Numa votação promovida em 2024, pela Porto Editora, a palavra “liberdade” foi a mais votada (22%), anunciou o grupo editorial.
O Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) inaugurou a 6 de janeiro, a nova biblioteca escolar, equipada com 500 novos livros, mobiliário e equipamento tecnológico, o que oferece aos alunos melhores condições de estudo para a aprendizagem e a aquisição de conhecimentos.
No Domingo, dia 5 de janeiro, a vila de Vimioso foi o palco do “Cantar de Reis”, um encontro que neste novo ano reuniu 10 grupos de várias freguesias do concelho, que quiseram preservar uma das mais belas tradições de Natal, com a entoação de cânticos dedicados ao Nascimento do Deus Menino.
No Domingo, dia 5 de janeiro e para celebrar uma das tradições mais belas da época de Natal, a vila de Vimioso volta a organizar o “Cantar dos Reis”, um evento que vai decorrer no pavilhão multiusos e que tem como convidado, o bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida.
A Concatedral de Miranda do Douro acolhe este sábado, dia 4 de janeiro, o Concerto de Ano Novo, um espetáculo musical interpretado por Dinis Meirinhos e David Bento, dois instrumentistas de guitarra e violino.
Nos dias 9 e 10 de novembro, a aldeia de Tó, no concelho de Mogadouro, foi o destino de muitas pessoas, naturais da localidade e outros visitantes, que quiseram participar na Feira de São Martinho, um certame que juntou a mostra de produtos locais, com uma variada animação cultural, em que os maiores destaques foram o magusto, as chegas de touros e a gastronomia.
De 8 de novembro a 17 de janeiros de 2025, a Casa da Cultura, em Miranda do Douro, tem em exposição “Maçcarilhas i Bichas”, uma coleção de 35 máscaras em madeira, do artesão Carlos Ferreira, alusivas aos rituais solstícios de inverno, na Terra de Miranda.
O posto de turismo de Mogadouro acolhe até 5 de dezembro, a exposição “Olhe – O Ramal Ferroviário do Sabor” que reúne 11 propostas para “refuncionalizar e revitalizar” as antigas estações de comboio da linha ferroviária do Sabor.
Com o propósito de descentralizar a atividade cultural no concelho, o município de Miranda do Douro vai iniciar na tarde de Domingo, dia 10 de novembro, um novo ciclo de Concertos de Outono, sendo que o primeiro se realiza na igreja paroquial da Especiosa, com o espetáculo “De l Praino à Estrela”.
No âmbito da estratégia de proteção e promoção da língua mirandesa, o grupo de trabalho anunciou, em Miranda do Douro, que vai ser criada uma Estrutura de Missão até ao final do mês de setembro.
No âmbito do Dia Europeu das Línguas, que se assinala a 26 de setembro, a freguesia de Picote e a associação Frauga, voltam a organizar no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de setembro, a “II Fiestas de las Lhénguas”, um evento cultural que nesta edição tem como destaques a conversa com os escritores convidados, os concertos musicais e a liturgia da missa dominical, lida em mirandês e asturiano.
No dia 17 de setembro, no 26º aniversário do reconhecimento oficial da Língua Mirandesa foram apresentados no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), dois novos recursos para a aprendizagem da língua mirandesa, como são o site “RTP Ensina” e o audiolivro “Mensagem” de Fernando Pessoa.
O Museu da Terra de Miranda, em parceria com o Ministério da Cultura de Espanha, promove uma oficina ibérica de cestaria tradicional entre 6 e 12 setembro, integrada no projeto “Trama de um processo aberto”.
Está a decorrer em Picote, de 12 a 26 de agosto, um Campo de Trabalho Voluntário Internacional, uma iniciativa que trouxe à localidade dez jovens, para participar nas escavações arqueológicas da “Casa Romana do Castelhar”, uma antiga habitação romana datada dos séculos III/ IV.
Dando continuidade às festas da aldeia, a freguesia de Algoso organizou a 18 de agosto, o evento “Há Bailarico no Castelo”, com os propósitos de promover turisticamente o monumento do século XII e presentear os muitos emigrantes que regressaram à aldeia para gozar uns dias de férias, neste mês de agosto.
No serão de Domingo, dia 4 de agosto, a praça central da vila de Sendim encheu-se de gente, para assistir ao X Festival Ibérico de Pauliteiros, um evento cultural que este ano se realizou ao serão, num palco instalado no centro da praça, onde dançaram sete grupos portugueses e espanhóis.