O livro de banda desenhada “Astérix na Lusitânia”, dos autores franceses Fabcaro e Didier Conrad, vai ser publicado em língua mirandesa, em fevereiro de 2026, avançou a editora Asa.
Nos primeiros meses de 2026, cerca de uma dezena de filmes portugueses vão ser exibidos nas salas de cinema, entre os quais “Terra Vil”, de Luís Campos e o filme “Vitória”, de Mário Patrocínio, duas longas-metragens de ficção.
As máscaras solsticiais de Inverno, a Mascarinha e o Mascarão animam no sábado, 10 de janeiro, as ruas de Vilarinho dos Galegos, no concelho de Mogadouro, para cumprirem mais um ritual de inverno.
No serão de sábado, 10 de janeiro, a cidade de Miranda do Douro é o palco do espetáculo “Bamos Cantar Ls Reis”, uma tradição que vai realizar-se na tenda “Tierra Natal”, instalada no Largo do Castelo, com diversão, animação musical e uma ceia.
Na cidade de Mogadouro, já se iniciaram as obras de construção do futuro Museu do Território, que vai ser instalado no centro histórico, junto ao castelo templário do século XII, uma fortaleza que desempenhou um papel fundamental na defesa da zona raiana do nordeste transmontano, durante a época da constituição da nacionalidade portuguesa.
De 27 a 30 de dezembro, decorre na aldeia raiana de Constantim, no concelho de Miranda do Douro, a festividade em honra de São João Evangelista ou Festa dos Moços, uma festa de solstício de inverno organizada e animada pelos jovens pauliteiros, músicos e mascarados que trazem alegria e vida a uma aldeia despovoada.
O Hotel “O Encontro”, na vila de Sendim, foi o palco da I Gala dos Palos d’Ouro, um evento cultural realizado a 26 de dezembro, com o propósito de homenagear os pauliteiros e pauliteiras sendineses, que preservam e divulgam das danças tradicionais da Terra de Miranda.
Em março de 2025, o governo aprovou uma resolução para a criação da estrutura de missão com a finalidade de apoiar o ensino e a difusão da língua mirandesa.
A igreja de Nossa Senhora da Expectação, em Malhadas, foi o local da apresentação do livro “Testamentos de Malhadas 1757-1764”, uma obra de investigação que dá a conhecer aspetos da língua mirandesa, economia, família, religiosidade desta aldeia do concelho de Miranda do Douro, no decorrer do século XVIII.
A banda UHF é o cabeça de cartaz do Festival de inverno “Geada”, que se celebra na cidade de Miranda do Douro, neste fim-de-semana de 26 a 28 de dezembro e tem outros destaques como a ronda das adegas pelo centro histórico, onde o público pode degustar produtos regionais da Terra de Miranda.
A 26 de dezembro, a Associação de Pauliteiros de Miranda – Sendim organiza a 1ª Gala dos Palos d’Ouro, um evento inserido na quadra natalícia, com a finalidade homenagear os antigos, atuais e futuros pauliteiros e pauliteiras sendineses, que voluntariamente preservam e divulgam as danças tradicionais da Terra de Miranda.
Para celebrar o Natal, no sábado dia 20 de dezembro, a Banda Filarmónica Mirandesa oferece um concerto na concatedral de Miranda do Douro e no dia 22, os músicos deslocam-se aos lares e instituições particulares de solidariedade social (IPSS’s) do concelho, para oferecer momentos de música e convívio às pessoas institucionalizadas.
Após vários meses de inatividade, uma renovada Banda Filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (A.H.B.V.V.) regressa às atuações, num Concerto de Natal, agendado para a tarde de Domingo, dia 21 de dezembro, na igreja matriz de São Vicente, em Vimioso.
No fim-de-semana de 20 e 21 de dezembro, a localidade de Malhadas, no concelho de Miranda do Douro, converte-se numa “Aldeia Presépio”, um evento natalício em que os maiores destaques são os presépios construídos nas ruas da aldeia, o mercado rural e a animação musical.
A antiga Escola Primária de Sendim, atual Casa da Cultura, vai transformar-se na “Scuola d’Amadeu Ferreira”, um nova valência cultural, inteiramente dedicada à divulgação da vida e obra de Amadeu Ferreira, um dos maiores defensores e promotores da língua mirandesa.
Na véspera de Natal, a Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora do Caminho, em Mogadouro, voltou a confeccionar as tradicionais ”Bolas de sertã” (os filhós ou filhoses), antigos doces que continuam a deliciar a população mogadourense, pelo sabor, pela saudade de tempos antigos e também para ajudar os mordomos a angariar receita para a festa do mês de agosto.
No Domingo, dia 14 de dezembro, iniciam-se no concelho de Miranda do Douro, as Festas de Solstício de Inverno, com a Festa de Santa Luzia ou do Velho e a Galdrapa, em São Pedro da Silva, antigas tradições relacionadas com o ciclo da natureza e momentos de socialização nas comunidades rurais.
Em Vimioso, o I Festival Ibérico de Folclore, contou com as danças e cantares dos ranchos folclóricos de Vimioso, Vila do Conde e de Zamora (Espanha), um evento cultural inserido na I Feira Ibérica de Artes e Sabores, cuja finalidade é estreitar a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.
O concelho de Mogadouro integra uma rota nacional dedicada ao património templário, com o objetivo divulgar a história e os castelos de Mogadouro e de Penas Roias, monumentos construídos pela Ordem dos monges-guerreiros.
No Domingo, dia 7 de dezembro, realiza-se em Vimioso, o I Festival Ibérico de Folclore, um evento cultural que nesta primeira edição tem como grupos convidados a Associação Cultural Etnográfica La Arracada (Zamora/ Espanha) e do Rancho Folclórico do Monte, vindo Vila do Conde, que se juntam ao grupo anfitrião, o Rancho Folclórico de Vimioso.
Inserido no projeto transfronteiriço “Atravessando a Raia: Música na Fronteira”, realiza-se no sábado, dia 29 de Novembro, às 17H00, na concatedral de Miranda do Douro, um concerto interpretado pelo Quinteto de Metais da Orquestra Sinfónica de Castela e Leão (OSCYL).
A partir de 2026, o parlamento aprovou uma proposta do PS para que os contribuintes possam deduzir ao Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS). parte do IVA, da compra de livros e bilhetes de entradas em museus e espetáculos culturais.
A aldeia de Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, organiza no sábado, dia 15 de novembro, a primeira edição do “Caramonium Fest” um evento cultural que começa com um passeio micológico, prossegue durante a tarde com uma visita à tanoaria J.M.Gonçalves e encerra à noite com um jantar convívio, seguido do magusto de castanhas assadas.
A 1 de novembro, o festival “Cinturada” e a Feira de Produtos da Terra vai animar a aldeia de Bruçó, no concelho de Mogadouro, para a celebração das colheitas e dos rituais de inverno.
O Dia Internacional do Património Cultural Imaterial é assinalado esta sexta-feira, dia 17 de outubro, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, com a entrega de placas comemorativas às mais recentes inscrições no inventário nacional, com destaque para as Danças Rituais dos Pauliteiros na Terra de Miranda, entre outras manifestações culturais em Portugal.
A 26 de setembro, realizaram-se as eleições para os órgãos sociais da Associação de Pauliteiros de Sendim, tendo sido eleito presidente da direção, Telmo Ramos, que definiu como prioridades para o triénio 2025-2028, a Escola de Pauliteiros, as atuações em Portugal e no estrangeiro e a criação de um museu na Casa de l’Pauliteiro, em Sendim.
A III Festa das Línguas que decorreu em Picote, no fim-de-semana de 19, 20 e 21 de setembro e cujo propósito é celebrar a diversidade linguística e cultural, teve como maiores destaques a partilha de histórias e contos orais, a celebração na missa em várias línguas, a taberna gastronómica com produtos locais e ementa em mirandês e ainda o concerto rock dos Pica &Trilha.
A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) promove de 23 a 25 de setembro, uma Feira do Livro com publicações, traduções, literatura, cultura e e tradições da Terra de Miranda, um evento que antecede o curso livre de língua e cultura mirandesa.
No âmbito do 27º aniversário do reconhecimento oficial da Língua Mirandesa, a aldeia de Picote, celebra no fim-de-semana de 19, 20 e 21 de setembro, a III Fiesta de las Lhénguas, um evento cultural que vai reunir falantes de mirandês, leonês, asturiano e galego, num programa que inclui entre outras atividades, um concerto de rock, uma taberna gastronómica e a celebração da missa em várias línguas.
O Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, participou na comemoração do 27º aniversário do reconhecimento oficial da Língua Mirandesa (17 de setembro de 1998), numa cerimónia realizada na Escola Básica e Secundária (EBS) de Miranda do Douro, onde foram apresentados a nova Estrutura de Missão, o livro “Bai Pedro Bai” e o projeto “Ourrieta las Palabras”.
Decorre de 27 de setembro a 12 de outubro, o festival de música erudita “Bragança Classicfest”, sendo que a estreia acontece na Basílica de Santo Cristo de Outeiro, monumento nacional desde 1927.
O espetáculo “Do Terreiro ao Mundo”, com coreografia de Clara Andermatt, estreou-se a 13 de setembro, em Vila Real e é inspirado nas danças dos Pauliteiros de Miranda, colocando em diálogo a dança contemporânea com esta tradição da Terra de Miranda.
No dia 6 de setembro, o recinto do Santuário do Naso, acolheu o 6º Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, um evento anual que tem como objetivos premiar os criadores e avaliar o atual estado desta raça autóctone do planalto mirandês, cujos animais são descritos como dóceis, meigos e inteligentes.
O estudo “Hábitos de Compra e Leitura em Portugal”, apresentado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), revela que 76% dos portugueses admitem ter hábitos de leitura, embora apenas 58% tenham adquirido livros no último ano.
O recinto do Santuário do Naso, no concelho de Miranda do Douro acolhe este sábado, dia 6 de setembro, o 6º Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, tendo como objetivos premiar os criadores e avaliar o estado atual desta raça autóctone.
Em 2024, as visitas aos museus, monumentos e palácios nacionais mantiveram-se acima dos cinco milhões, anunciou a Museus e Monumentos de Portugal (MMP).
O Teatro Municipal de Bragança tem programados 38 espetáculos de teatro, música e dança, até ao final do ano, adiantou o diretor do espaço cultural, João Cristiano Cunha.
O livro “Pedro Alecrim”, do escritor António Mota, foi traduzido para língua mirandesa, com o título “Bai Pedro Bai”, numa alusão ao cancioneiro tradicional mirandês.
A localidade de Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, inicia a 27 de agosto o período de Festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, num programa que combina celebrações religiosas, atividades culturais, momentos de confraternização, concertos musicais, a feira anual e as chegas de touros mirandeses.
Os músicos Calema afirmaram ser um orgulho receber a designação de embaixadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), frisando que querem ser um exemplo para os jovens, mostrando-lhes que com dedicação e trabalho é possível realizarem os seus sonhos.
O livro “Terra de Miranda Jornada em Portugal 1918”, da autoria do etnógrafo, Mário Correia, foi apresentado em Miranda do Douro, no dia 22 de agosto e a obra descreve a realidade da região, no início do século XX, pelo olhar do escritor Antero de Figueiredo.
O filme “O Pátio da Saudade” do realizador mirandês, Leonel Vieira, registou 15 mil espectadores em apenas quatro dias de exibição desde a estreia, a 14 de agosto, o que o tornou no filme português mais visto do corrente ano.
Em Algoso, as festividades de verão encerraram no dia 17 de agosto, com o espetáculo das chegas de touros mirandeses, uma iniciativa da freguesia com o propósito de agradecer a visita dos (e)migrantes, que se impressionaram e alegraram com preservação desta antiga tradição da aldeia.
Centenas de (e)migrantes regressaram à aldeia de Algoso, no concelho de Vimioso, para participar na festa em honra de Nossa Senhora do Castelo, uma festividade que este ano teve como novidades a recuperação de tradições como o torneio de futebol interbairros, as danças dos pauliteiros e a entreajuda dos mordomos solteiros e casados.
Nos dias 14 e 16 de agosto, nas festividades de Algoso, os antigos pauliteiros desta aldeia pertencente ao concelho de Vimioso, voltaram a dançar os paus passados quarenta anos e dado o sucesso do espetáculo pretendem agora reavivar e transmitir esta antiga tradição aos mais novos.
No dia 16 de agosto, Miranda do Douro acolhe o XVIII Festival de Folclore Mirandanças, uma iniciativa promovida por esta associação e que se insere no programa da animação da Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades.
Nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, a aldeia de Santulhão, no concelho de Vimioso, organiza o Festival de Musica Tradicional e Celta, que este ano tem como como cabeça de cartaz os mirandeses “Trasga”.
O novo filme do realizador Leonel Vieira, “O pátio da saudade”, estreia a 14 de agosto e consiste numa “comédia dramática, com um toque musical” sobre uma uma história de amizade e resiliência, protagonizada pela atriz Sara Matos.
O Centro Interpretativo das Minas de Argozelo inaugurou uma nova exposição de fotografia, que descreve a atividade mineira entre as décadas de 1950 a 1970, um espólio fotográfico cedido por Manuel Teixeira, filho de um antigo sócio-gerente da Sociedade de Minas de Miranda.
A Associação Frauga, sediada em Picote, no concelho de Miranda do Douro, pioneira nos cursos de ensino de língua mirandesa, ministra de 11 a 15 de agosto, um curso de verão que possibilita a aprendizagem deste idioma da Terra de Miranda.
A população residente e os (e)migrantes da aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, celebraram no dia 9 de agosto, a I Festa do Migrante, uma iniciativa conjunta da paróquia e da freguesia, com o propósito de promover o encontro e o convívio entre quem viva na aldeia durante todo o ano e aqueles que a visitam nas férias do verão.
No Domingo, 10 de agosto, milhares de pessoas visitaram a vila de Vimioso, no feriado municipal para fazer compras na feira de São Lourenço, assistir ao concurso e às chegas de touros mirandeses e ao final da noite cantar e dançar no concerto musical de Toni Carreira.
Neste mês de agosto e com o propósito dar as boas vindas aos (e)migrantes, a aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, celebra no sábado, dia 9 de agosto, a Festa do Migrante, um evento que começa com uma celebração religiosa, seguida de um almoço convívio e uma tarde recreativa.
O parque municipal de Vimioso volta a ser o palco das festas de verão, que decorrem entre 6 a 11 de agosto, numa programação que inclui as celebrações religiosas e tem como maiores destaques a 10 de agosto, a feira de São Lourenço, as chegas de touros mirandeses e o concerto de Toni Carreira.
Em Vimioso, os recém-chegados emigrantes foram presenteados no dia 6 de agosto, com um jogo de futebol convívio entre casados e solteiros e uma noite de fados, na escadaria da igreja matriz, iniciativas que emocionaram e alegraram os vimiosenses emigrados.
No serão de Domingo, dia 3 de agosto, a praça central de Sendim voltou a encher-se de público para ver o Festival Ibérico de Pauliteiros, um espetáculo que nesta XI edição teve como grupos em destaque os pauliteiros e pauliteiras de Miranda e o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo (Santarém).
Na tarde de Domingo, dia 3 de agosto, o salão da freguesia de Picote foi o local da apresentação pública do livro “A Paixão de… Teatro – Via Sacra”, uma obra que surge na sequência do recente sucesso da representação teatral da Paixão de Cristo, em Vimioso e Miranda do Douro.
Como já é tradição, o Festival Ibérico de Pauliteiros dá início às festas da vila de Sendim, no dia 3 de agosto e nesta XI edição, as novidades do espetáculo são os grupos convidados Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo (Santarém), o Paloteu de Virgem de las Angustias, de León (Espanha) e o momento de humor protagonizado pelos comediantes locais Pica & Chan.
No fim de semana de 1 e 2 de agosto, os mascarados das festas rituais de inverno, do concelho de Miranda do Douro, entre os quais “A velha, o bailador e a bailadeira”, de Vila Chã de Braciosa e “Velho e a Galdrapa”, de São Pedro da Silva, viajam até à Sardenha, em Itália, para participar no 8º Festival “Identidades”.
No decorrer do XI Festival Terra Transmontana, a igreja da Misericórdia, em Mogadouro, acolheu a 26 de julho, a palestra “Mogadouro: de vila centenária a jovem cidade”, tendo a historiadora, Maria Alegria Marques, dado a conhecer que o desenvolvimento desta localidade se deve à mentalidade “liberal e empreendedora” das suas gentes.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, disse que a recuperação de património cultural classificado, através do modelo de gestão em parceria com as autarquias “é eficaz” e vai “dar respostas mais céleres”.
No fim-de-semana de 25, 26 e 27 de julho, a cidade de Mogadouro é o palco do XI Festival Terra Transmontana, um evento cultural, musical e gastronómico que decorre na zona histórica desta localidade e este ano tem como tema “Mogadouro de vila centenária a jovem cidade”.
O novo filme “Pátio da Saudade”, do cineasta, Leonel Vieira, estreia no dia 14 de agosto, nas salas de cinema, em Portugal, antevendo-se “lotação esgotada” para assistir à comédia musical, interpretada por Sara Matos, Manuel Marques, José Raposo, Ana Guiomar e Luís Mascarenhas.
A galeria da Casa da Cultura, em Vimioso, tem em exposição uma coleção de pinturas e outros trabalhos artísticos feitos pelas gentes do concelho de Vimioso, que podem ser apreciados até ao dia 1 de setembro.
Numa parceria inédita, os Pauliteiros de Miranda (Frauga) e o músico, Pedro Gonçalves, estão a preparar uma melodia, com letra em mirandês e a dança dos pauliteiros, para ser apresentada nos concertos do jovem artista e assim dar a conhecer a cultura e língua mirandesas.
No segundo trimestre deste ano, a venda de livros em Portugal aumentou quase 10%, em comparação com o mesmo período de 2024, o que se traduziu na venda de mais de três milhões de livros.
Com o propósito de incentivar a leitura dos jovens, a ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, anunciou que o Governo vai avançar com a segunda edição do cheque-livro, até ao final do ano e que o valor atribuído vai ser reforçado.
Nos dias 1 e 2 de agosto, o Festival Intercéltico de Sendim regressa às origens, ao ano 2000, com um cartaz de grupos folk e rock, vindos do “Arco Atlântico”, provenientes das Astúrias e Galiza (Espanha) e da Escócia.
O município de Miranda do Douro e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) assinaram um protocolo de colaboração, para reforçar a cooperação técnico-científica, entre as duas instituições, na promoção da Língua e Cultura Mirandesa.
O Quintanilha Classic Rock regressa este sábado, dia 12 de julho à praia fluvial do Colado, junto ao rio Maçãs, no concelho de Bragança, informa a organização.
De 3 a 12 de julho, Miranda do Douro celebra os 480 anos de elevação da cidade, com a Semana da Cultura Mirandesa, que consiste num programa diversificado de atividades, que começa com a gravação do programa “Terra Nossa”, o Dia da Cidade a 10 de julho e encerra com um espetáculo no Largo do Castelo.
A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) promoveu no dia 24 de junho, o Seminário Internacional – Património Industrial em Trás-os-Montes, uma iniciativa que visa valorizar e divulgar a riqueza do património industrial da região, como motor de desenvolvimento sustentável e identitário.
No âmbito da comemoração da assinatura dos 40 anos de adesão de Portugal à União Europeia (1985), a Biblioteca Municipal Dr. Norberto Lopes, em Vimioso, acolhe de 23 a 27 de junho, a exposição itinerante multilingue «O Principezinho», que consiste em 45 traduções da obra de Antoine de Saint-Exupéry.
A 24 de junho, a localidade de Alcañices, em Espanha, foi o local do encontro “Antropologia na Raia”, uma jornada de trabalho que reuniu instituições e associações, espanholas e portuguesas, com o objetivo comum de produzir conhecimento científico para o desenvolvimento dos territórios raianos ou fronteiriços.
A freguesia de Bemposta, no concelho de Mogadouro, organiza a 28 de junho, uma segada tradicional, de um modo didático, lúdico e cultural, para dar a conhecer uma das antigas tarefas agrícolas do território, informou o presidente da Junta de Freguesia, António Martins.
Com a chegada do verão, sucedem-se os festivais e concertos de música e os Galandum Galundaina têm uma nova música intitulada “Maragato”, à qual o grupo mirandês acrescentou uma letra e melodia originais.
A cantora Vanessa Miranda, natural de Miranda do Douro, apresentou a 13 de junho, no programa televisivo “Praça da Alegria”, na RTP1, o novo single “Obrigada”, que representa o seu regresso aos palcos.
De 12 a 15 de junho, Picote, no concelho de Miranda do Douro, foi o cenário dos XX Encontros Primavera, um evento cultural promovido pela associação FRAUGA, que proporciona o diálogo entre a comunidade local e os artistas convidados, com a finalidade de pensar e realizar projetos que promovam o desenvolvimento local.
De 12 a 15 de junho, a aldeia de Picote, no concelho de Miranda do Douro é o palco dos Encontros da Primavera, um evento cultural e científico, que nesta vigésima edição tem como tema “Impulsos Artísticos, Matérias e Pessoas Criativas” e cujos destaques são a apresentação das obras dos artistas, Evgnénia Emets e Gonçalo Mota.
A XIII Ronda das Adegas, que decorreu no fim-de-semana de 6, 7 e 8 de junho, na aldeia de Atenor, no concelho de Miranda do Douro, recebeu a visita de mais de três mil pessoas, que ficaram maravilhadas com o acolhimento da população, a gastronomia servida nas antigas adegas e o ambiente festivo animado pela música tradicional.
No dia 15 de junho, Miranda do Douro é o localidade escolhida para a realização do 4º Campeonato Intermunicipal de Jogos Tradicionais, uma competição intergeracional organizada pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) que vai trazer à cidade meio milhar de participantes, vindos de nove concelhos transmontanos.
Na aldeia histórica de Algoso, realiza-se na manhã de Domingo, dia 8 de junho, a Caminhada de São Roque, uma atividade organizada pela comissão de festas, que tem como destino dar a conhecer o património histórico e a beleza natural da localidade.
No fim-de-semana de 6, 7 e 8 de junho, a aldeia de Atenor, no concelho de Miranda do Douro, volta a abrir as portas das antigas adegas, para celebrar a XIII Ronda das Adegas, um evento cultural, gastronómico e musical que evoca a antiga tradição da aldeia de ir provar o vinho novo e degustar algum petisco.
A III Recriação histórica da “Guerra da Mirandum”, voltou a animar a cidade de Miranda do Douro, no fim-de-semana de 17, 18 e 19 de maio, um evento cultural que fez a população local (e os visitantes) vestir os trajes do século XVIII, para evocar um dos acontecimentos mais marcantes na história local, uma batalha que opôs Portugal à vizinha Espanha e destruiu o castelo da cidade.
A recriação histórica da Guerra da Mirandum está de regresso a Miranda do Douro, no fim-de-semana de 16, 17 e 18 de maio, um evento cultural que tem por finalidade dar a conhecer um dos acontecimentos mais marcantes na história da cidade, uma batalha que opôs Portugal à vizinha Espanha, no dia 8 de maio de 1762.
A aldeia da Póvoa, no concelho de Miranda do Douro celebra no fim-de-semana de 9, 10 e 11 de maio, a XI Festa da Gaita de Foles Mirandesa, um evento cultural que nesta edição reúne grupos de gaiteiros vindos do planalto mirandês, de Torre de Moncorvo e de Vila do Conde.
Na sua visita a Miranda do Douro, o escritor, Luís Osório, encontrou-se com os alunos dos 11º e 12º anos, no auditório da Escola Básica e Secundária (EBS), tendo encorajado os jovens mirandeses a sonhar, a escrever e a trabalhar pela concretização dos seus sonhos.
Na comemoração do Dia Internacional da Língua Portuguesa, a 5 de maio, a linguista Helena Figueira, do dicionário Priberam, considerou que há um aumento do léxico português, graças à influência do Brasil e um crescente contributo dos PALOP.
A Casa da Cultura Mirandesa tem em exposição uma coleção de pinturas do artista espanhol Paco Segovia, que vai estar em Miranda do Douro até ao dia 14 de junho.
O município de Mogadouro vai abrir um concurso público para a construção de um museu do território, um investimento de dois milhões de euros que vai ser instalado junto ao castelo, indicou o presidente da Câmara Municipal, António Pimentel.
As Danças Rituais dos Pauliteiros nas Festas Tradicionais da Terra de Miranda foram inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), após a publicação do anúncio em Diário da República (DR).
As ruas da aldeia de Bemposta, no concelho de Mogadouro, foram invadidas por uma cortejo de mais 700 figuras representativas de rituais ancestrais europeus, numa manifestação cultural característica das festas solsticiais e carnavalescas de vários povos.
De 31 de março até 4 de abril está a decorrer no Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), a Semana da Leitura, com a organização de várias atividades, como teatro, caminhada ambiental, recitação de poemas e várias apresentações que procuram incutir nos alunos o interesse e o gosto pela leitura.
A vila de Sendim festejou o Carnaval, na terça-feira, dia 4 de março, com o desfile de máscaras, as sátiras e o enterro do entrudo, tradições voltaram a atrair muita gente à praça central da localidade, tendo este ano sido homenagearam o “Tiu” Alfredo Júlio, saudoso animador do carnaval em Sendim.
No Centro de Interpretação do Mundo Rural, em Mogadouro foi inaugurada a 20 de fevereiro, a exposição “Cortiça – origem, extração, utilidades e sustentabilidade” , com o propósito de dar a conhecer ao público um dos produtos endógenos do concelho.
Nomeado para os prémios Óscares, o filme “Ainda estou aqui” recorda os crimes da ditadura militar no Brasil (1964-1985) e vai ser exibido no serão desta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, no miniauditório, em Miranda do Douro.
O Ministério da Cultura vai abrir uma nova edição do programa de apoio à criação literária, atribuindo 24 bolsas anuais, no valor de 15 mil euros cada, passando a incluir o género literário de ensaio e excluindo o infantojuvenil e a banda desenhada.
Na Terra de Miranda ainda há quem mantenha viva a tradição familiar de fazer alheiras, como acontece em São Pedro da Silva, na casa da família Fidalgo, que no dia 21 de janeiro, juntou os pais, Francisco Fidalgo e Leonor Esteves, à filha, Glória Fidalgo, para uma jornada de trabalho familiar.
Nos dias 9 e 10 de novembro, a aldeia de Tó, no concelho de Mogadouro, foi o destino de muitas pessoas, naturais da localidade e outros visitantes, que quiseram participar na Feira de São Martinho, um certame que juntou a mostra de produtos locais, com uma variada animação cultural, em que os maiores destaques foram o magusto, as chegas de touros e a gastronomia.