Há cada vez mais portugueses, residentes em zonas próximas a Espanha, que estão a procurar consultas privadas e tratamentos médicos do outro lado da fronteira, onde há mais médicos disponíveis e o atendimento é mais rápido.
Em 2024, Portugal e Espanha tiveram um desempenho acima da média europeia, assumindo o papel impulsionador da economia da zona euro, à boleia do turismo, imigração e menores custos energéticos, um caminho que os economistas acreditam que se vá manter.
Em Espanha, o salário mínimo aumenta 4,41%, para 1.184 euros mensais, pagos 14 vezes por ano, anunciou a ministra do Trabalho, Yolanda Díaz.
O governo espanhol destinou dois milhões de metros quadrados de solo público, para a construção de casas que serão arrendadas a preços acessíveis, uma de 12 medidas anunciadas que visam melhorar o acesso à habitação.
Em 2024 e 2025, o Banco de Espanha melhorou em três décimas, as previsões de crescimento da economia do país, prevendo agora aumentos do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,1% e 2,5%, respetivamente.
De 14 a 17 de novembro, os municípios da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) participaram na INTUR – Feira Internacional de Turismo de Interior, que decorreu na cidade espanhola de Valladolid.
O acordo foi assinado entre os governos de Portugal e de Espanha e permite que os alunos portugueses e espanhóis, de 57 escolas nas zonas de fronteiras, vão poder concorrer livremente às instituições de ensino superior de ambos os países.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) pretende reforçar a cooperação transfronteiriça com a Comunidade Autónoma de Castela e Leão (Espanha), no âmbito do património e da cultura, eixos considerados estratégicos para o desenvolvimento de ambas as regiões.
Os preços em Espanha subiram 1,8%, em outubro, mais três décimas do que no mês passado, segundo uma estimativa da inflação divulgada pelo Instituto de Estatística espanhol (INE).
A Associação Vale D’Ouro congratulou-se por a ligação ferroviária Porto, Trás-os-Montes e Zamora (Espanha) ter sido, pela primeira vez, incluída nas conclusões de uma cimeira ibérica, depois do primeiro-ministro anunciar que o traçado está em estudo.
Na 35.ª Cimeira Luso-Espanhola, Portugal e Espanha assinaram onze instrumentos de cooperação, entre acordos, memorandos de entendimentos e declarações de intenções em áreas como a água, ambiente ou cultura.
A 35.ª Cimeira Luso-espanhola vai realizar-se em 23 de outubro, em Faro e tem como tema central “Água um bem comum”, avançou fonte do gabinete do primeiro-ministro português, Luís Montenegro.
No passado mês de setembro, o Ministério dos Transportes e da Mobilidade espanhol adjudicou a construção do primeiro quilómetro e meio da auto-estrada A11 – Duero, na província de Zamora, que vai ligar a localidade espanhola de San Martín del Pedroso (Espanha) até à fronteira portuguesa de Quintanilha (Bragança).
Os preços em Espanha subiram 2,8% em julho, menos seis décimas do que no mês passado, segundo uma estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).
A sexta edição do Festival d’Onor, que acontece nas aldeias raianas de Rio de Onor, no concelho de Bragança, e Rihonor de Castilla, em Espanha, decorre entre 19 e 21 de julho, com ambições de se tornar um exemplo de cooperação transfronteiriça.
Em Espanha, o azeite vai deixar de pagar IVA a partir de 1 de julho, juntando-se a um grupo de outros alimentos considerados de primeira necessidade, anunciou o Governo espanhol.