A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) reuniu-se em Madird. (Ecclesia)

O bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida representou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na 128ª Assembleia Plenária dos bispos espanhóis, em Madrid, onde foram abordados vários temas como as migrações, o processo sinodal e a Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis.

Está a decorrer de 1 de novembro até 8 de dezembro, a II edição do projeto transfronteiriço “Atravessando a Raia: Sabores da Fronteira”, uma iniciativa ibérica que pretende promover turisticamente as regiões raianas através da gastronomia, do património e da cultura.

Em 2024, houve menos mortes nas estradas da União Europeia (UE), tendo falecido 19.800 pessoas, com a Suécia a apresentar o menor número (20 mortes por milhão de habitantes) e a Roménia o mais preocupante (77 mortes por milhão de pessoas).

O acidente ocorreu numa colisão entre um veículo ligeiro e um camião, num cruzamento da estrada N-122, junto à localidade fronteiriça de Ceadea. (Google Maps)

Uma jovem portuguesa de 19 anos morreu na sequência de um acidente de viação, num cruzamento da estrada espanhola N-122, que liga Quintanilha (Portugal) a Zamora (Espanha), informou fonte dos bombeiros espanhóis de San Vitero.

A estrada municipal está cortada no cruzamento de Serapicos, o que obriga o trànsito a efetuar-se pela antiga estrada de Avelanoso. (HA)

A partir de 7 de outubro, por motivo de substituição de uma passagem hidráulica na estrada municipal das Três Marras, que liga Vimioso a Alcanices (Espanha), o município de Vimioso vai encerrar durante seis meses um troço desta estrada municipal, no cruzamento de Separicos, pelo que o trânsito efetuar-se-á pela antiga estrada de Avelanoso.

Entre maio e junho deste ano, a economia espanhola cresceu 3,1%, comparando com o mesmo período de 2024, indicou o Instituto Nacional de Estatística (INE), de Espanha.

A aumento dos preços deveu-se ao elevado valor dos combustíveis e da eletricidade. (Flickr)

Em Espanha, os preços subiram 2,9% neste mês de setembro, em comparação com o mesmo mês de 2024, segundo uma estimativa da inflação do Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol.

O VII Festival D’Onor inicia-se esta sexta-feira, dia 18 de julho e decorre até Domingo, dia 20, nas aldeias de Rio de Onor, no concelho de Bragança e na homónima espanhola, Rihonor de Castilla, com a qual faz fronteira, mas que, destaca a organização, é como se fosse uma “aldeia sem fronteira”.

O projeto “inclui a realização de ações-piloto, itinerários patrimoniais, valorização de património material e imaterial, promoção da literatura e das artes e iniciativas conjuntas de comunicação e divulgação. (Imagem:Plano Estratégico NORCYL)

O Norte de Portugal e a Comunidade Autónoma de Castela e Leão (Espanha) apresentaram uma candidatura conjunta, para a criação de um corredor cultural transfronteiriço, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

David Gallardo Carrión com 40 anos é alcaide de Alcanices (Espanha).

Para assinalar os 40 anos de adesão conjunta de Espanha e Portugal à União Europeia, o jornal Terra de Miranda – Notícias foi até Alcanices (Espanha), entrevistar o jovem alcaide, David Gallardo Carrión, que seguindo o exemplo do seu avô, Tomás Carrión, decidiu dedicar-se à política para desenvolver esta localidade fronteiriça, célebre pela assinatura do Tratado em 1297.

De acordo com o jornal espanhol “El Trapezio”, o primeiro troço da obra tem uma extensão de 1,5 quilómetros, está orçado em 7,2 milhões de euros. (Flickr)

No passado mês de setembro, o Ministério dos Transportes e da Mobilidade espanhol adjudicou a construção do primeiro quilómetro e meio da auto-estrada A11 – Duero, na província de Zamora, que vai ligar a localidade espanhola de San Martín del Pedroso (Espanha) até à fronteira portuguesa de Quintanilha (Bragança).

A equipa de profissionais da Residência San Salvador, em Rabanales. (HA)

A Residência San Salvador, localizada na aldeia de Rabanales, na província de Zamora (Espanha) conta com a colaboração de várias trabalhadoras portuguesas, que neste trabalho diário transfronteiriço, destacam os maiores salários praticados em Espanha, a facilidade das viagens e da comunicação.

A língua mirandesa vai estar em destaque num concurso espanhol, que valoriza as memórias escolares do mundo rural, na região de fronteira entre o planalto mirandês e a comunidade autónoma espanhola de Castela e Leão.

Portugal e Espanha estão entre as economias com melhor desempenho, tendo representado cerca de 50% do crescimento do euro no último trimestre do ano. (Flickr)

Em 2024, Portugal e Espanha tiveram um desempenho acima da média europeia, assumindo o papel impulsionador da economia da zona euro, à boleia do turismo, imigração e menores custos energéticos, um caminho que os economistas acreditam que se vá manter.

Em 2018, o valor do salário mínimo era 735,9 euros e na atual coligação do governo espanhol já aumentou 60,91%. (Flickr)

Em Espanha, o salário mínimo aumenta 4,41%, para 1.184 euros mensais, pagos 14 vezes por ano, anunciou a ministra do Trabalho, Yolanda Díaz.

O governo espanhol destinou dois milhões de metros quadrados de solo público, para a construção de casas que serão arrendadas a preços acessíveis, uma de 12 medidas anunciadas que visam melhorar o acesso à habitação.

A CCDR-N participou no certame AR-PA, em Valladolid, Espanha.(Foto: CCDR-N)

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) pretende reforçar a cooperação transfronteiriça com a Comunidade Autónoma de Castela e Leão (Espanha), no âmbito do património e da cultura, eixos considerados estratégicos para o desenvolvimento de ambas as regiões.

Foto: Flickr

Os preços em Espanha subiram 1,8%, em outubro, mais três décimas do que no mês passado, segundo uma estimativa da inflação divulgada pelo Instituto de Estatística espanhol (INE).

A proposta de uma ligação ferroviária entre o Porto e Madrid, passando por Vila Real, Bragança e Zamora, foi apresentada em 2021 pela Associação Vale d’Ouro.

A Associação Vale D’Ouro congratulou-se por a ligação ferroviária Porto, Trás-os-Montes e Zamora (Espanha) ter sido, pela primeira vez, incluída nas conclusões de uma cimeira ibérica, depois do primeiro-ministro anunciar que o traçado está em estudo.