Os distritos de Bragança, Castelo Branco e Guarda estão sob aviso laranja devido ao calor, até ao final do dia de sexta-feira, 15 de agosto, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em Conselho de Ministros, õ governo decidiu renovar a situação de alerta no país até ao próximo dia 13 de agosto, devido ao risco de incêndio florestal, indicou a ministra da Administração Interna.
No corrente ano, um quarto dos incêndios rurais investigados tiveram como origem o fogo posto e a área ardida até julho regista o terceiro valor mais elevado desde 2015, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Em julho, a rede pública atingiu um recorde de 813 mil carregamentos de veículos elétricos, um aumento de 46% relativamente ao ano passado, de acordo com a Mobi.e, empresa responsável por este mercado.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu até ao fim-de-semana os avisos laranja e vermelho, no distrito de Bragança, por causa do calor.
Os cinco distritos mais a norte de Portugal continental estão sob aviso vermelho, devido à persistência de valores extremamente elevadas da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
No fim-de-semana de 1 e 2 de agosto, a aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, é o local da 2.ª Oficina de Reboco de Cal, uma iniciativa da organização Palombar, que tem por finalidade preservar esta técnica de construção artesanal, caraterística do planalto mirandês.
No decorrer do XI Festival Terra Transmontana, foi inaugurada a 26 de julho, a requalificação da Avenida do Sabor, em Mogadouro, uma obra que na perspectiva do município, visa melhorar a mobilidade, a segurança rodoviária e a qualidade urbana.
Na sequência do apagão ibérico de 28 de abril, foi elaborado um Plano de Reforço da Segurança do Sistema Elétrico Nacional, que prevê 31 medidas e cujo investimento é de mais 400 milhões de euros, anunciou a ministra do Ambiente.
A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) lançou um concurso público para instalação de mais 16 câmaras de videovigilância na região, no valor de mais de 1,5 milhões, foi publicado em Diário da República
O município de Mogadouro vai investir cerca de 100 mil euros na construção de um miradouro e respetivos acessos, para permitir visitas em segurança à designada “Serpente do Medal”, um local com uma panorâmica privilegiada para contemplar os Lagos do Sabor.
As viagens ou passeios pelo planalto mirandês, na companhia dos Burros de Miranda, são agora descritas no livro “Nordeste Burriqueiro – Notas de Viagem”, uma publicação que conta com os testemunhos de visitantes que se afeiçoaram aos animais e se maravilharam com a beleza da região, as tradições e o convívio com as gentes locais.
Mais de 80 concelhos de 10 distritos do continente estão esta quarta-feira, dia 16 de julho, em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA, que prevê temperaturas de 40 graus Celsius Évora e Beja e 39 em Castelo Branco e Bragança.
No sábado, dia 5 de julho, a aldeia de Uva acolhe a terceira edição da “Festa dos Pombais”, um evento cultural organizado pela Palombar, que visa promover o património arquitetónico desta aldeia do concelho de Vimioso, onde existem mais de 40 pombais tradicionais, agora totalmente recuperados.
O município de Macedo de Cavaleiros inaugurou um centro náutico na Albufeira do Azibo, com a ambição de acolher futuramente as seleções nacionais das diversas modalidades aquáticas e de ser um local de formação de atletas.
A identificação dos proprietários é uma das maiores dificuldades apontadas pela GNR no âmbito da missão de fiscalização da limpeza dos terrenos, que conta com a ajuda de novas tecnologias e visa prevenir a ocorrência de incêndios.
O projeto ibérico Water Bridges para a conservação do cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis), que se encontra em perigo de extinção, propõe-se monitorizar esta espécie de réptil, durante um período de 18 meses, no planalto mirandês e na região de Madrid (Espanha).
Entre 16 e 29 de junho, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 27 pessoas por crimes de incêndio florestal, 23 das quais em flagrante delito, registando ainda 108 autos de contraordenação por falta de limpeza de terrenos rurais e florestais.
Portugal continental registou 69 óbitos em excesso durante o período de alerta de calor, iniciado em 28 de junho, maioritariamente entre pessoas com 85 ou mais anos, revelam dados preliminares da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Sete distritos do continente mantêm-se sob aviso vermelho, o mais elevado, por causa do calor, uma situação que se prevê comece a melhorar na terça-feira, dia 1 de julho, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Cerca de um terço das estações meteorológicas de Portugal continental ultrapassaram ou igualaram, no fim de semana de 28 e 29 de junho, os anteriores registos históricos de temperatura máxima, no mês de junho, segundo o IPMA.
Durante o fim-de-semana,12 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja devido à previsão de calor extremo, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), pelo que se recomenda a ingestão de água e a permanência em ambientes frescos ou climatizados.
Em Portugal, mais de 82% das águas utilizadas para banhos desde praias a rios, tinham em 2024 uma qualidade considerada “excelente” para este efeito, de acordo com um relatório divulgado pela Agência Europeia do Ambiente.
Em Portugal, existem atualmente nove zonas classificadas como reservas naturais, 50 anos depois da primeira classificação de uma reserva natural no país, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, no Algarve, que pôs em marcha um processo de conservação que foi alargado a outras áreas nacionais ambientalmente sensíveis.
Este ano, o combate aos incêndios rurais conta com 67 meios aéreos, menos nove do que as aeronaves previstas para esta fase do dispositivo, indicou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPEC).
A 17 de junho, a Associação de Vítimas dos Incêndios de Pedrógão Grande (AVIPG) assinala oito anos da tragédia que provocou dezenas de mortos e feridos, além da destruição de casas, empresas e floresta.
A 16 de junho inicia-se a época balnear em 127 praias do Norte de Portugal, sendo que 84 destas praias têm bandeira azul: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, menos seis do que em 2024.
Os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta segunda-feira, dia 16 de junho, a fiscalização à limpeza de terrenos florestais e agrícolas, uma ação necessária para prevenir incêndios rurais, após ter sinalizado até ao final de abril, 10.417 terrenos com falta de limpeza e gestão de combustível.
A partir de 16 de junho, o território nacional vai ser afetado por temperaturas que podem ultrapassar os 40 graus, em algumas regiões, com a Direção-Geral da Saúde a emitir recomendações à população.
De 23 a 28 de junho, os alunos do 10º ano do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD) têm a oportunidade de participar no “Campo Comum”, que consiste numa semana dedicada à criação artística e ambiental, com saídas de campo para observar espécies como os morcegos, aves de rapinas, repteis e anfíbios.
Mais de 30 concelhos dos distritos de Bragança, Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Coimbra e Guarda estão em perigo máximo de incêndio, num dia em que as temperaturas vão chegar aos 39 graus Celsius, segundo o IPMA.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vai colocar ao serviço dos municípios uma previsão meteorológica, geofísica e climatológica “cada vez mais fina”, que permite “uma vigilância mais eficaz e adequada em termos espaciais e temporais”.
O Fundo Ambiental aprovou 13 candidaturas, num total de 1,078 milhões de euros, para reabilitar e beneficiar povoamentos de pinheiro bravo, aumentando a área para a extração de resina natural, anunciou o Governo.
O Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP), da Terra Fria Transmontana, está em consulta pública até ao final deste mês de junho, que tem como objetivo tornar o território mais resiliente contra fogos.
O Governo prolongou até 15 de junho, o prazo para os proprietários procederem à limpeza de terrenos florestais e agrícolas em redor de edificações e infraestruturas.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 10.417 terrenos por falta de limpeza e gestão de combustível, uma medida necessária para prevenir fogos rurais, mas a partir de 15 junho, mesmo com alguma “tolerância” das autoridades, os proprietários arriscam coimas se não limparem os terrenos.
Em Santulhão, a Caminhada Interpretativa “Por entre Olivais tradicionais”, inserida na III Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, contou com a participação de 20 associados da Rio Neiva – Associação Defesa do Ambiente, de Esposende, que vieram até ao nordeste transmontano para caminhar e conhecer a biodiversidade da região.
Catorze concelhos dos distritos de Bragança, Guarda e Faro estão em perigo máximo de incêndio, no dia em que as temperaturas se mantêm elevadas, com Évora a chegar aos 38 graus e Braga e Castelo Branco aos 37.
Uma massa de ar quente proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, vai prejudicar a qualidade do ar em Portugal continental a partir desta sexta-feira, dia 30 de maio, alertou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Direção-Geral da Saúde recomendou medidas preventivas, como a ingestão de água, face às previsões de aumento de temperatura nos próximos dias, que deverá atingir valores acima de 30°C na generalidade do território nacional.
O Comando Territorial de Bragança, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), ativou no dia 5 de maio, cinco posto de vigia no distrito de Bragança, entre os quais o posto de vigia de Vimioso, no âmbito da Campanha Floresta Segura 2025.
A gestão de faixas de combustível em terrenos florestais visa prevenir fogos rurais, mas o prazo para a limpeza, que termina a 31 de maio, é “insuficiente” para as organizações do setor, devido às condições meteorológicas e dificuldades de contratar mão-de-obra.
Militares da GNR começaram a patrulhar os Lagos do Sabor, com recurso a uma lancha semirrígida, tendo como missão controlar embarcações de recreio e garantir a segurança dos utilizadores neste espaço fluvial.
O município de Mogadouro vai investir cerca de 3,5 milhões de euros na criação de um parque biológico, que ficará instalado na zona do Juncal, com arranque previsto para o mês de agosto, avançou o presidente da câmara municipal, António Pimentel.
O sucesso reprodutor da águia-caçadeira (tartaranhão-caçador) aumentou 180% no Nordeste Transmontano, depois de terem sido registadas 53 novas aves juvenis voadoras, por ninho/casal em 2024, através de um projeto coordenado pela organização Palombar.
De 9 a 11 de maio, o festival de natureza “ObservArribas” regressa ao Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), com o intuito de reforçar o sentido de pertença das comunidades a este vasto património natural e cultural transfronteiriço.
O Governo prolongou até 31 de maio, o prazo para os proprietários procederem à limpeza de terrenos e identificou 988 freguesias prioritárias para fiscalização dos trabalhos de gestão de combustível, em dois despachos publicados.
No dia 17 de abril, foi inaugurado no rés-do-chão da Junta de Freguesia de Miranda do Douro, o Centro de Apoio ao Caminhante, um novo espaço que visa acolher e guiar os turistas nas visitas ao centro histórico da cidade e ao Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).
Com o propósito sensibilizar a comunidade local para a riqueza da biodiversidade existente no planalto mirandês, a Palombar está a desenvolver com os alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), o projeto “Futuros Partilhados”, de modo a descontruir preconceitos em relação às espécies de animais selvagens, como o lobo ibérico.
No fim-de-semana de 28, 29 e 30 de março, o PINTA – Parque Ibérico de Natureza e Aventura, em São Joanico (Vimioso), organiza um programa diversificado de atividades, cujo maior destaque é a observação astronómica do céu, sob o título “Spreitar L Cielo”(em mirandês).
A grande maioria (83%) das albufeiras do país está com água acima dos 80% da capacidade, estando quase todas as bacias hidrográficas do continente acima da média e a capacidade de armazenamento em 92%.
Neste ano de 2025, o Município de Mogadouro está a promover uma campanha de esterilização de animais de companhia, uma medida que tem como objetivos, o bem-estar animal e o apoio económico às famílias.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 197 pessoas e fiscalizou 7.496 caçadores durante uma operação de fiscalização da caça, que decorreu entre 18 de agosto de 2024 e 28 de fevereiro deste ano.
O Município de Miranda do Douro assinou um protocolo com as empresas Engie e a Movhera, concessionárias da barragem de Miranda, para aproveitar a água da albufeira de modo a colmatar as falhas no sistema de proteção contra incêndios.
O governo apresentou a estratégia nacional “Água que Une” que prevê a construção de novas barragens, a redução de perdas nos diferentes sistemas e como último recurso, a interligação entre as bacias hidrográficas.
A associação Palombar apresentou o projeto artístico “Futuros Partilhados”, através do qual pretende desmistificar o medo proveniente das narrativas orais, sobre os animais selvagens que habitam o território transmontano.
O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) passa a integrar a “Rede de Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural”, uma iniciativa que capacita as mulheres como guardiãs e defensoras da sustentabilidade no meio rural.
A freguesia de Sendim colocou 20 bidões metálicos nas ruas da zona urbana da vila, para recolha da cinza proveniente das lareiras, uma medida inovadora que visa evitar a deposição da cinza nos caixotes de lixo de plástico e o consequente incêndio e destruição dos mesmos.
O projeto transfronteiriço “OET Durius”, que junta entidades portuguesas e espanholas, pretende implementar um observatório ecológico em torno do território do Douro Internacional para monitorizar a fauna e os habitats naturais.
O Governo vai investir 52 milhões de euros no reforço da prevenção de incêndios rurais e na promoção da resiliência e da sustentabilidade dos territórios, anunciou o Ministério da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
Em janeiro, comparativamente com o mês anterior de dezembro, a quantidade de água armazenada aumentou em todas as bacias hidrográficas, segundo o Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH).
Em Miranda do Douro, estão abertas as inscrições para a formação (gratuita) em “Aplicação de Produtos fitofármacos”, um curso que se destina aos agricultores que pretendam adquirir ou renovar o cartão de aplicação de produtos químicos, utilizados para combater e evitar pragas e doenças agrícolas.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, indicou que as candidaturas ao Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis (PAES), vão ser pagas dentro de “três ou quatro meses”, insistindo que é necessário “não defraudar as expectativas” das pessoas.
Em Vimioso, a AGR – Engenharia e Serviços é a nova empresa concessionária do serviço de leitura e cobrança do fornecimento de água à população do concelho, um contrato público que vigora até ao final de 2026.
No âmbito do Bupi, a plataforma gratuita dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, já estão registados e georreferenciados 25774 hectares de terrenos, o que representa 53% da área total existente no concelho de Vimioso.
Nas albufeiras do continente, o armazenamento de água aumentou 5,5%, na semana de 23 a 27 de janeiro, pelo que a disponibilidade hídrica está acima da média, com exceção da bacia do Mondego e de bacias no sul do país.
Em Portugal, a espécie do pinheiro bravo conseguiu sobreviver em algumas regiões do país, apesar da doença do nemátodo, que desde 1999, tem vindo a dizimar extensas áreas de pinhal.
Em Vimioso, está praticamente concluído o alteamento do açude de Pena Penina, uma obra indispensável para o armazenamento e o abastecimento de água às populações da vila e de várias localidades do concelho e que atualmente permite armazenar 80 milhões de litros de água.