Militares da GNR começaram a patrulhar os Lagos do Sabor, com recurso a uma lancha semirrígida, tendo como missão controlar embarcações de recreio e garantir a segurança dos utilizadores neste espaço fluvial.
O município de Mogadouro vai investir cerca de 3,5 milhões de euros na criação de um parque biológico, que ficará instalado na zona do Juncal, com arranque previsto para o mês de agosto, avançou o presidente da câmara municipal, António Pimentel.
O sucesso reprodutor da águia-caçadeira (tartaranhão-caçador) aumentou 180% no Nordeste Transmontano, depois de terem sido registadas 53 novas aves juvenis voadoras, por ninho/casal em 2024, através de um projeto coordenado pela organização Palombar.
De 9 a 11 de maio, o festival de natureza “ObservArribas” regressa ao Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), com o intuito de reforçar o sentido de pertença das comunidades a este vasto património natural e cultural transfronteiriço.
O Governo prolongou até 31 de maio, o prazo para os proprietários procederem à limpeza de terrenos e identificou 988 freguesias prioritárias para fiscalização dos trabalhos de gestão de combustível, em dois despachos publicados.
No dia 17 de abril, foi inaugurado no rés-do-chão da Junta de Freguesia de Miranda do Douro, o Centro de Apoio ao Caminhante, um novo espaço que visa acolher e guiar os turistas nas visitas ao centro histórico da cidade e ao Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).
Com o objetivo de salvar o tartaranhão-caçador, investigadores do projeto ibérico “LIFE SOS Pygargus” começaram a testar o cultivo de variedades de cereais, dando assim início à monitorização da preservação desta ave de rapina.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, apelou aos portugueses para produzirem menos lixo e reciclarem mais, assinalando que decorre um concurso internacional para desenvolver uma campanha em Portugal para “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, está a realizar um ensaio experimental para avaliar a rega em olival com água residual urbana tratada, no âmbito do projeto europeu I-ReWater.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já sinalizou este ano 7.192 terrenos para serem limpos no âmbito da Campanha Floresta Segura 2025, que visa a prevenção dos incêndios florestais.
Com o propósito sensibilizar a comunidade local para a riqueza da biodiversidade existente no planalto mirandês, a Palombar está a desenvolver com os alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), o projeto “Futuros Partilhados”, de modo a descontruir preconceitos em relação às espécies de animais selvagens, como o lobo ibérico.
No fim-de-semana de 28, 29 e 30 de março, o PINTA – Parque Ibérico de Natureza e Aventura, em São Joanico (Vimioso), organiza um programa diversificado de atividades, cujo maior destaque é a observação astronómica do céu, sob o título “Spreitar L Cielo”(em mirandês).
A grande maioria (83%) das albufeiras do país está com água acima dos 80% da capacidade, estando quase todas as bacias hidrográficas do continente acima da média e a capacidade de armazenamento em 92%.
Neste ano de 2025, o Município de Mogadouro está a promover uma campanha de esterilização de animais de companhia, uma medida que tem como objetivos, o bem-estar animal e o apoio económico às famílias.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 197 pessoas e fiscalizou 7.496 caçadores durante uma operação de fiscalização da caça, que decorreu entre 18 de agosto de 2024 e 28 de fevereiro deste ano.
O Município de Miranda do Douro assinou um protocolo com as empresas Engie e a Movhera, concessionárias da barragem de Miranda, para aproveitar a água da albufeira de modo a colmatar as falhas no sistema de proteção contra incêndios.
O governo apresentou a estratégia nacional “Água que Une” que prevê a construção de novas barragens, a redução de perdas nos diferentes sistemas e como último recurso, a interligação entre as bacias hidrográficas.
A associação Palombar apresentou o projeto artístico “Futuros Partilhados”, através do qual pretende desmistificar o medo proveniente das narrativas orais, sobre os animais selvagens que habitam o território transmontano.
O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) passa a integrar a “Rede de Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural”, uma iniciativa que capacita as mulheres como guardiãs e defensoras da sustentabilidade no meio rural.
A freguesia de Sendim colocou 20 bidões metálicos nas ruas da zona urbana da vila, para recolha da cinza proveniente das lareiras, uma medida inovadora que visa evitar a deposição da cinza nos caixotes de lixo de plástico e o consequente incêndio e destruição dos mesmos.
O projeto transfronteiriço “OET Durius”, que junta entidades portuguesas e espanholas, pretende implementar um observatório ecológico em torno do território do Douro Internacional para monitorizar a fauna e os habitats naturais.
O Governo vai investir 52 milhões de euros no reforço da prevenção de incêndios rurais e na promoção da resiliência e da sustentabilidade dos territórios, anunciou o Ministério da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está a preparar uma nova medida, para apoiar o pastoreio de cabras, no âmbito da prevenção de incêndios, depois do anterior apoio ter ficado aquém das expectativas.
A PreZero Portugal e a Resíduos do Nordeste, empresas responsáveis pela gestão e tratamento de resíduos na região do Nordeste Transmontano, assinaram recentemente um novo contrato de prestação de serviços urbanos, que entrou em vigor no início de janeiro de 2025.
Em Vimioso, termina a 6 de fevereiro, o curso em “Armadilhagem fotográfica para estudos de ecologia e monitorização da fauna silvestre”, uma iniciativa que nesta sexta edição contou com a participação de 25 formandos, vindos de várias regiões de Portugal, Espanha, Itália, Brasil e Argentina.
Em janeiro, comparativamente com o mês anterior de dezembro, a quantidade de água armazenada aumentou em todas as bacias hidrográficas, segundo o Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH).
Em Miranda do Douro, estão abertas as inscrições para a formação (gratuita) em “Aplicação de Produtos fitofármacos”, um curso que se destina aos agricultores que pretendam adquirir ou renovar o cartão de aplicação de produtos químicos, utilizados para combater e evitar pragas e doenças agrícolas.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, indicou que as candidaturas ao Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis (PAES), vão ser pagas dentro de “três ou quatro meses”, insistindo que é necessário “não defraudar as expectativas” das pessoas.
Em Vimioso, a AGR – Engenharia e Serviços é a nova empresa concessionária do serviço de leitura e cobrança do fornecimento de água à população do concelho, um contrato público que vigora até ao final de 2026.
No âmbito do Bupi, a plataforma gratuita dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, já estão registados e georreferenciados 25774 hectares de terrenos, o que representa 53% da área total existente no concelho de Vimioso.
Nas albufeiras do continente, o armazenamento de água aumentou 5,5%, na semana de 23 a 27 de janeiro, pelo que a disponibilidade hídrica está acima da média, com exceção da bacia do Mondego e de bacias no sul do país.
Em Portugal, a espécie do pinheiro bravo conseguiu sobreviver em algumas regiões do país, apesar da doença do nemátodo, que desde 1999, tem vindo a dizimar extensas áreas de pinhal.
Em Vimioso, está praticamente concluído o alteamento do açude de Pena Penina, uma obra indispensável para o armazenamento e o abastecimento de água às populações da vila e de várias localidades do concelho e que atualmente permite armazenar 80 milhões de litros de água.
No dia 22 de novembro é apresentado no miniauditório, em Miranda do Douro, o projeto “Life SOS Pygargus”, que consiste num conjunto de ações urgentes de conservação das populações de tartaranhão-caçador (Circus pygargus), em Portugal e Espanha.
O Governo atualizou a lista de freguesias com explorações agrícolas afetadas pelos incêndios, no âmbito do apoio de 50 milhões de euros para a reposição da produção danificada.
Iniciado há um ano, o projeto “Semear, Tratar e Plantar” é uma iniciativa do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), em parceria com cinco escolas da região Norte e foi concluído com a plantação de árvores autóctones, em Mogadouro.
A Comissão de Cogestão Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) iniciou, em Miranda do Douro, a iniciativa “Miúdos pelo monte”, um projeto-piloto de educação e sensibilização ambiental destinado aos mais novos
O município de Bragança destaca-se na área e propriedades identificadas no Balcão do Prédio Único (BUPi) e nas percentagens de área georreferenciada lidera Manteigas, distrito da Guarda, segundo a plataforma cadastral.
No Domingo, dia 10 de novembro, a aldeia de São Joanico vai acolher a 2ª Caminhada e Jornada Micológica, uma iniciativa que
pretende sensibilizar para o aproveitamento sustentável dos cogumelos silvestres e ao mesmo tempo proporcionar um dia de convívio entre todos os participantes.
O Governo vai investir 27 milhões de euros em projetos de recolha de biorresíduos, no âmbito do Fundo Ambiental, anunciou o Ministério do Ambiente e Energia.
Em 2026, os pescadores lúdicos vão registar as capturas de peixes numa aplicação móvel, tendo a União Europeia (UE) criado um grupo de trabalho para discutir estas matérias, no qual Portugal está representado.
O secretário de Estado das Florestas disse que o Governo está a trabalhar para renovar equipamento, desde veículos a motosserras e proteção individual dos sapadores florestais, que desenvolvem um trabalho” “invisível e imprescindível” na proteção dos territórios.
O bispo de Lamego publicou uma mensagem sobre os incêndios que afetam a região e o país, com o título ‘Não podemos ficar quietos, tranquilos e calados’, alertando para o abandono do interior do país.
Na manhã desta quarta-feira, dia 18 de setembro, mais de 4.400 operacionais, apoiados por 1.600 meios terrestres, continuavam a combater cerca de 50 fogos rurais em Portugal continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Mais de uma centena de concelhos, sobretudo das regiões Norte e Centro, mantêm-se em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os produtores de castanha, de floresta e os apicultores da área consumida pelo incêndio, nos concelhos de Vimioso e de Miranda do Douro, estão expectantes em relação aos apoios anunciados pelo Governo para compensar a perda de produção causada pelo fogo.
O Governo anunciou um pacote de meio milhão de euros para o início da recuperação e consolidação da área ardida nos incêndios florestais que afetaram os concelhos de Bragança, Miranda do Douro e Vimioso.
O Ministro da Agricultura criticou os “radicais verdes” que se manifestam contra a construção de barragens e alertou que é preciso simplificar os projetos relacionados com o setor e acabar com a burocracia existente.
O incêndio que pôs em perigo a localidade de São Martinho de Angueira, no concelho de Miranda do Douro, destruiu 2.200 hectares da área florestal e agrícola, nomeadamente soutos de castanheiros e pinhais, pelo que a presidente do município de Miranda do Douro anunciou que vai solicitar ao governo medidas para apoiar os agricultores e proprietários prejudicados.
No mês de julho, o número de incêndios rurais atingiu o valor mais elevado deste ano, com 1.082 ocorrências, quase o dobro face aos 596 incêndios rurais de junho e foi também responsável pela maior área ardida do ano.
O incêndio que deflagrou no concelho de Vimioso e alastrou para o concelho vizinho de Miranda do Douro “já está dominado”, indicou a proteção civil.
Iniciou a 1 de agosto, na Freguesia de Miranda do Douro, o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, uma iniciativa que visa proporcionar aos jovens mirandeses, com idades entre os 14 e os 30 anos, umas férias de verão na natureza, ao mesmo tempo que cumprem um serviço útil à comunidade.
A II Festa dos Pombais realizada na aldeia de Uva, no dia 20 de julho, deu a conhecer aos visitantes o património arquitetónico, natural e cultural desta aldeia do concelho de Vimioso e simultaneamente, proporcionou o convívio entre os visitantes e a população local.