ZONA INDÚSTRIAL VIMIOSO 5230-284 | Telefones 919 614 060 / 938 442 557 | Email: vimidigital@gmail.com

O município de Miranda do Douro recebeu um trator florestal, equipado com várias alfaias, destinado à gestão de combustíveis e prevenção de incêndios rurais no concelho.

As candidaturas ao novo apoio estatal para a compra de veículos elétricos, podem ser apresentadas a partir de 29 de dezembro, através do ‘site’ do Fundo Ambiental.

IPMA

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou para os cuidados a ter por causa do frio, lembrando que a descida das temperaturas aumenta o risco de agravamento de doenças crónicas, pelo que emitiu recomendações à população.

A águia-caçadeira é uma espécie estival, que regressa a Portugal na primavera para nidificar, partindo novamente no outono. (Flickr)

Em 2025, o número de águias-caçadeiras (tartaranhões-caçadores ou circus pygargus), uma ave migratória em risco de extinção em Portugal e Espanha, aumentou 103% na Península Ibérica, através da iniciativa europeia “Salvar o tartaranhão-caçador”.

A estação do inverno começa no Domingo, dia 21 de dezembro, com a previsão de chuva, queda de neve e temperaturas a variar entre os 0 e os 8 graus Celsius, na Terra de Miranda, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A queda de ramos tem provocado danos nas sepulturas, no cemitério municipal de Vimioso. (HA)

De 15 a 19 de dezembro, estão de decorrer trabalhos de manutenção no cemitério municipal de Vimioso, que consistem no corte de cinco ciprestes de grande porte, que segundo o município têm provocado danos nas campas e capelas e representam um risco para a segurança das pessoas que visitam o local, devido à frequente queda de ramos.

Em Picote, uma das prioridades é construir reservas de água ao longo da ribeira, para proteger os ecossistemas e garantir disponibilidade hídrica ao longo de todo o ano. (HA)

Na manhã desta terça-feira, dia 9 de dezembro, foi assinado em Picote, um protocolo de colaboração técnica e financeira, entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o município de Miranda do Douro, para recuperar e valorizar a ribeira de Picote, considerada um importante recurso natural nesta localidade das arribas do Douro.

O projeto foi integralmente suportado financeiramente pelo município de Mogadouro e está inserido na terceira fase de alargamento da zona industrial de Mogadouro. (Foto: AP)

O município de Mogadouro plantou 800 oliveiras na zona industrial da cidade, com a finalidade de criar uma área agrícola de proteção das empresas, contra incêndios rurais e simultaneamente produzir azeite para as cantinas da autarquia.

Os apoios no valor de mais de 19 milhões de euros abrangeram 5.081 pequenos agricultores. (HA)

O governo indicou que os apoios aos agricultores afetados pelos incêndios de 2024 já foram pagos na totalidade, pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e do Centro.

A ministra do Ambiente e Energia, Maria Graça Carvalho, informou que o novo concurso do programa E-lar, para substituir equipamentos a gás por elétricos nas habitações, abriu a 2 de dezembro.

A aquisição dos equipamentos é feita através do programa “Vimioso + Seguro” e conta com o co-financiamento de 85% através do Norte-2030. (Foto: MV)

O município de Vimioso investiu cerca de 450 mil euros na aquisição de uma máquina de rasto e de um camião com semirreboque para o transporte deste veículo pesado, que tem por missão ajudar na prevenção e combate aos incêndios rurais.

Entre 6 de setembro e 14 de novembro, foram detetados, em 26 países da UE, 1.443 surtos de gripe aviária em aves selvagens. (Foto:CGC)

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alertou para o “alto risco de disseminação” da gripe aviária e determinou o confinamento das aves domésticas em todo o território do continente.

O OET Durius é implementado por um consórcio de oito entidades de Portugal e Espanha. (Flickr)

A cidade de Miranda do Douro, acolhe esta terça-feira, dia 25 de novembro, o Fórum Internacional, para abordar a conservação da biodiversidade no rio Douro, uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), no âmbito do projeto OET Durius – Observatório Ecológico Transfronteiriço do Douro.

Na votação, na especialidade, do Orçamento para 2026, o parlamento aprovou um incentivo financeiro aos municípios que reduzam os resíduos urbanos.

Portugal apresentou, em 2024, uma taxa de utilização de materiais reciclados de apenas 3%, a terceira mais baixa entre os Estados-membros da União europeia (UE), sendo a média da UE de 12,2%, indicou o Eurostat.

Neste mês de novembro, o município de Miranda do Douro está a realizar trabalhos de manutenção e limpeza dos reservatórios e redes de distribuição de água no concelho, uma atividade regular que visa assegurar a qualidade da água para consumo.

Na conferência participam académicos, polícias, bombeiros e autoridades florestais para “partilhar conhecimento. (Foto: EP)

De 18 a 22 de novembro, realiza-se no Porto, a 1.ª Conferência Internacional sobre Causas de Incêndios Florestais, uma iniciativa que junta especialistas de 19 países, para debater as causas dos incêndios e as estratégias de prevenção.

A chuva está de regresso ao nordeste transmontano, entre esta quarta-feira, dia 12 de novembro e Domingo, dia 16 de novembro, sendo que até sexta-feira, a região está sob aviso amarelo, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sanchas ou setas, boleto, repolgas, línguas de vaca, frades ou míscaros são algumas das espécies de cogumelos silvestres. (Flickr)

O presidente da associação micológica “A Pantorra”, com sede em Mogadouro, indicou que o aparecimento de cogumelos silvestres nos concelhos do nordeste transmontano está atrasado devido ao verão seco que se fez sentir neste território.

O governo pretende adquirir motorroçadoras, tratores, bulldozers e máquinas de rasto para limpeza de mato e florestas. (Foto: MMD)

O Governo vai investir 52 milhões de euros na aquisição de equipamentos para prevenir os incêndios florestais, anunciou o ministro da Agricultura e do Mar; José Manuel Fernandes.

A máquina de rasto foi adquirida através de Fundos Europeus para a Proteção Civil. (Foto: MMD)

O município de Miranda do Douro investiu 442,8 mil euros na aquisição de uma máquina de rastos, para limpeza de mato e floresta, uma medida ambiental que tem por objetivo evitar a ocorrência de incêndios rurais.

O investimento prioritário é a abertura de corta-fogos e na limpeza regular das matas para evitar o surgimento de incêndios. (Foto: Exército Português)

Um grupo de 49 países, entre eles Portugal, comprometeu-se a combater os incêndios florestais, através da prevenção e de uma maior cooperação internacional, uma decisão que surge na cimeira de líderes da conferência do clima, a COP30, que decorre em Belém, na Amazónia brasileira.

No fim-de-semana de 8 e 9 de novembro, a aldeia de São Joanico, no concelho de Vimioso, organiza a III Jornada Micológica, um evento que tem como propósito informar e sensibilizar os participantes para o aproveitamento sustentável dos cogumelos silvestres e que oferece diversas atividades como workshops, observação ao microscópio para crianças, showcooking e um passeio no campo para recolha de cogumelos.

O regime da caça em Portugal regula a conservação, fomento e exploração dos recursos cinegéticos. (Flickr)

O Governo aprovou a revisão do regime da caça, atualizando regras, limites e práticas associadas às atividades cinegéticas, simplificando o processo de acesso à carta de caçador, anunciou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

No planalto mirandês, os lobos têm atacado rebanhos e provocado a morte a dezenas de animais.(HA)

O Governo aprovou a revisão do regime da proteção do lobo ibérico, atualizando as regras de pagamento de indemnizações aos produtores pecuários por danos causados por ataques, anunciou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

Uma superfície frontal fria, de atividade moderada a forte, vai atravessar Portugal continental esta quarta-feira, dia 5 de novembro, provocando chuva, trovoadas e vento, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

ovelhas 7
Os ataques dos lobos na proximidade das aldeias estão a sobressaltar os produtores de ovinos e caprinos.(AL)

De 25 de julho até 2 de outubro, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) indicou que foram registados 22 ataques lobos no planalto mirandês, que mataram 83 animais e feriram outros 113, na sua maioria ovinos.

Nesta sexta-feira, dia 31 de outubro, nove distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e persistente, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em cerca de um mês e meio, este é o quinto ataque de lobos registado no concelho de Miranda do Douro, que foi relatado ao ICNF. (Foto: AL)

No Domingo, dia 26 de outubro, um ataque de lobos na aldeia do Palancar, no concelho de Miranda do Douro, causou a morte a cinco ovelhas e dois cordeiros, informou um familiar do pastor proprietário dos animais.

Todos os distritos de Portugal continental vão estar na terça-feira, dia 28 de outubro, sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2026, o ICNF receberá 44,7 milhões de euros para áreas protegidas, prevenção de incêndios ou alterações climáticas. (Foto: MAE)

A ministra do Ambiente, Maria Graça Carvalho negou que o Governo esteja a prever “esquartejar competências” do Instituto da Conservação da Natureza (ICNF), depois de notícias apontarem a extinção do organismo e divisão das suas competências por outras entidades.

A iniciativa pretende promover uma mudança efetiva nos comportamentos de consumo e gestão de resíduos. (Foto: MA)

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, presidiu à cerimónia de assinatura do contrato da maior campanha nacional de comunicação, sensibilização e informação na área dos resíduos, promovida e coordenada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), uma iniciativa que visa resolver o problema da reciclagem dos resíduos.

A chuva deverá manter-se durante a próxima semana, mas com variações. (IPMA)

A partir de Domingo, dia 19 de outubro, a chuva vai regressar a Portugal continental, com a previsão de descida das temperaturas máximas entre 5 a 7 graus Celsius, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O programa E-Lar, que visa substituir equipamentos a gás por elétricos nas habitações, registou cerca de 40 mil candidaturas, o que “esgotou a dotação prevista” de 30 milhões de euros, indicou o Governo.

A Agência Europeia do Ambiente considerou que são necessárias políticas concretas para resolver a “escassez de água, de maneira sustentável, que já é um problema premente” em Portugal, Espanha, Grécia e Itália.

Na região do Douro Internacional, o zimbro coabita com outras espécies vegetais como o sobreiro, a azinheira e o carvalho-cerquinho. (Flickr)

Com o propósito de esclarecer a população de Picote sobre a importância do zimbro, um arbusto ou árvore autóctone das arribas do rio Douro, realizou-se no dia 18 de setembro, no salão da freguesia, uma ação de sensibilização sobre o valor ecológico, paisagístico e utilitário dos zimbrais.

Com a chegada do Outono, são bem visíveis as alterações na natureza, com a queda das folhas e os tons alaranjados, vermelhos e castanhos nas paisagens. (Flickr)

Esta segunda-feira, 22 de setembro de 2025, inicia-se a estação do Outono, um período de três meses que antecede o inverno ( 21 de dezembro) e se caracteriza pela redução progressiva da duração do dia e pela descida das temperaturas.

Na aldeia de Genísio, um ataque de lobos provocou a morte de 10 ovelhas e feriu gravemente outras 12. (Foto: PA)

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) indica que desde 2024 até setembro deste ano, foram registados 32 ataques de lobos no planalto mirandês, uma situação que preocupa e causa muita apreensão aos pastores da região.

Quem queira beneficiar de apoio para trocar fogões, fornos e esquentadores a gás por equipamentos elétricos com eficiência energética A vai poder candidatar-se a partir de 30 de setembro, anunciou a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho.

Imagem: IPMA

Até ao final da tarde de quinta-feira, dia 18 de setembro, está previsto um aumento da temperatura do ar, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que emitiu aviso amarelo para vários distritos de Portugal continental.

O objetivo é desenvolver as energias renováveis marinhas, em especial a partir das ondas e das correntes, que são “muito previsíveis”, e produzir eletricidade em “grande escala”. (Flickr)

Portugal dispõe de recursos abundantes para produzir energia a partir das ondas e das marés, defendeu o professor Luís Gato, do Instituto Superior Técnico, explicando que o setor está em fase de investigação e desenvolvimento ao nível internacional.

A Península Ibérica e o sudoeste de França sido “particularmente afetados” pelas ondas de calor. (IPMA)

O passado mês de agosto, com uma temperatura média do ar de 16,60 graus Celsius (°C), foi “o terceiro agosto mais quente de que há registo no mundo”, indicou o Serviço de Alterações Climáticas Copernicus (C3S), da União Europeia (UE).

O padre franciscano João Lourenço considera que o Cântico das Criaturas, criado por São Francisco de Assis e a encíclica Laudato si’, escrita pelo Papa Francisco, deveriam integrar a formação dos jovens.

Devido aos incêndios que destruíram o pasto, os veados têm-se aproximado da população e das culturas à procura de alimento. (Foto: Flickr)

No Parque Natural de Montesinho, os veados voltaram a dar prejuízos aos produtores de castanha na aldeia de Cova de Lua, pertencente ao concelho de Bragança, com dezenas de castanheiros destruídos, denunciou um dos agricultores afetados. Alcino Reis.

No concelho de Miranda do Douiro ocorreram ataques de lobos a rebanhos de ovelhas, em Malhadas, Fonte Ladrão e Genísio. (HA)

A secretária técnica da Associação de Criadores de Ovinos de Raça Mirandesa, Andrea Cortinhas, indicou que a falta de alimento, decorrente dos incêndios na fronteira e em Espanha, poderá ser a explicação para a vinda de lobos para o planalto mirandês e os ataques a várias explorações pecuárias.

A exploração de ovinos tinha 20 ovelhas. (Foto: AL)

Na noite de 4 de setembro, um ataque de lobo causou a morte de 12 ovelhas, numa exploração agropecuária na aldeia de Fonte Ladrão, no concelho de Miranda do Douro, uma ocorrência que está a suceder-se com frequência no planalto mirandês e que está a preocupar e indignar os criadores.

Além da prevenção,a pastorícia pode criar uma fileira de valor, com vários produtos - como a carne, o leite e o queijo - e ajudar à coesão territorial. (Flickr)

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes propôs a concretização de vários projetos-piloto, na área da pastorícia extensiva, em territórios do norte e centro de Portugal, que foram atingidos pelos incêndios neste verão.

Das albufeiras monitorizadas, 36% apresenta disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total . (Flickr)

No mês de agosto, a quantidade de água armazenada desceu em todas as bacias hidrográficas do país, apresentando ainda assim armazenamentos superiores às médias, segundo os dados do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH).

Até 24 de agosto, arderam no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), 11.697 hectares. (Foto: MM)

A ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, classificou o fogo que deflagrou no dia 15 de agosto, no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) como uma catástrofe ambiental e paisagística, após uma visita a esta área protegida.

Segundo a GNR, arderam 12 mil hectares nos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Mogadouro. (EP)

Os produtores de ovinos e caprinos, do sul do distrito de Bragança, estão muito apreensivos em relação ao futuro das explorações pecuárias, dada a falta de alimentos provocada pelo incêndio que deflagrou no dia 15 de agosto, no Parque Natural do Douro Internacional.

Em Portugal, o maior poluidor é a Petrogal – Refinaria de Sines. (Flickr)

Em Portugal, as emissões das 10 maiores empresas poluentes reduziram-se 11%, de 2023 para 2024, indica uma análise da associação ambientalista Zero, segundo a qual a refinaria da Galp lidera o Top 10 de poluidores.

No corrente ano já arderam 251 mil hectares no país. (EP)

Até 25 de agosto, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 6.860 incêndios florestais, tendo detido 44 incendiários em flagrante delito e identificado 606 suspeitos deste crime, tendo ainda passado 1.486 multas por falta de limpeza de terrenos.

Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho. (EP)

Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE) que menos investe na proteção contra incêndios, o equivalente a 0,3% da despesa governamental, sendo que em 2024, o país contava com 12.800 bombeiros profissionais, entre 390 mil na UE.

Em Vila Flor arderam 2337 hectares, dos quais 612 são terrenos cultivados. (Flickr)

Numa reunião em Vila Flor, os presidentes de seis câmaras transmontanas pediram ao secretário de Estado da Agricultura, que se transforme a zona florestal que ardeu com os incêndios em área agrícola, aproveitando assim o potencial agrícola da região.

A estratégia ProRios 2030 tem como objetivo promover a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos. (Flickr)

O Governo vai investir cinco milhões de euros para reabilitar e restaurar 168 quilómetros de rios e ribeiras, entre os quais o ribeiro de Picote, no concelho de Miranda do Douro, anunciou o Ministério do Ambiente e Energia.

O fogo alastrou pelos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Moncorvo e Mogadouro. (Flickr)

O incêndio que deflagrou em Freixo de Espada à Cinta provocou um rasto de destruição ambiental na área protegida do Douro Internacional e avultados prejuízos em várias culturas agrícolas como olival, amendoal e floresta.

O crime de fogo posto está agora a ser investigado pela GNR e pela Polícia Judiciária (PJ). (Flickr)

No dia 15 de agosto, deflagrou um incêndio nas proximidades da ponte entre Algoso e Valcerto, que foi rapidamente apagado pelos Bombeiros de Vimioso e pelos Sapadores Florestais, que encontraram no local acendalhas brancas de querosene em chama, o que indicia fogo posto.

Até 17 de agosto, segundo dados oficiais provisórios arderam 172 mil hectares no país. (HA)

No sul da Europa, a intensidade dos incêndios florestais tem vindo a crescer, tornando-se um “fator estruturalmente relevante” na volatilidade dos lucros e com impacto no setor dos seguros, segundo uma análise da agência DBRS.

Os militares estão a realizar faixas de contenção, melhorar acessos e apoiar o combate direto e o rescaldo. (Foto: EP)

O Exército português já mobilizou quase três mil militares para o combate aos incêndios no país, tendo atualmente 34 patrulhas diárias empenhadas na vigilância, deteção e extinção de fogos, indicou fonte das Forças Armadas.

Imagem: IPMA

Os distritos de Bragança, Castelo Branco e Guarda estão sob aviso laranja devido ao calor, até ao final do dia de sexta-feira, 15 de agosto, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Imagem: IPMA

Em Conselho de Ministros, õ governo decidiu renovar a situação de alerta no país até ao próximo dia 13 de agosto, devido ao risco de incêndio florestal, indicou a ministra da Administração Interna.

Em julho, registaram-se 50% dos fogos deste ano, com mais de 25 mil hectares de área ardida. (Flickr)

No corrente ano, um quarto dos incêndios rurais investigados tiveram como origem o fogo posto e a área ardida até julho regista o terceiro valor mais elevado desde 2015, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Em julho, a rede pública atingiu um recorde de 813 mil carregamentos de veículos elétricos, um aumento de 46% relativamente ao ano passado, de acordo com a Mobi.e, empresa responsável por este mercado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu até ao fim-de-semana os avisos laranja e vermelho, no distrito de Bragança, por causa do calor.

Os cinco distritos mais a norte de Portugal continental estão sob aviso vermelho, devido à persistência de valores extremamente elevadas da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No fim-de-semana de 1 e 2 de agosto, a aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, é o local da 2.ª Oficina de Reboco de Cal, uma iniciativa da organização Palombar, que tem por finalidade preservar esta técnica de construção artesanal, caraterística do planalto mirandês.

A requalificação da Avenida do Sabor custou 2,2 milhões de euros. (HA)

No decorrer do XI Festival Terra Transmontana, foi inaugurada a 26 de julho, a requalificação da Avenida do Sabor, em Mogadouro, uma obra que na perspectiva do município, visa melhorar a mobilidade, a segurança rodoviária e a qualidade urbana.

O plano prevê o lançamento de um leilão para baterias de armazenamento de energia. (Flickr)

Na sequência do apagão ibérico de 28 de abril, foi elaborado um Plano de Reforço da Segurança do Sistema Elétrico Nacional, que prevê 31 medidas e cujo investimento é de mais 400 milhões de euros, anunciou a ministra do Ambiente.

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) lançou um concurso público para instalação de mais 16 câmaras de videovigilância na região, no valor de mais de 1,5 milhões, foi publicado em Diário da República

Pombal 1
O nome da festa é inspirado nos pombais da aldeia de Uva. (Foto: João Anes)

No sábado, dia 5 de julho, a aldeia de Uva acolhe a terceira edição da “Festa dos Pombais”, um evento cultural organizado pela Palombar, que visa promover o património arquitetónico desta aldeia do concelho de Vimioso, onde existem mais de 40 pombais tradicionais, agora totalmente recuperados.

Atualmente estão operacionais para o combate aos fogos 67. (Flickr)

Este ano, o combate aos incêndios rurais conta com 67 meios aéreos, menos nove do que as aeronaves previstas para esta fase do dispositivo, indicou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPEC).

Os incêndios que deflagraram em 17 junho de 2017 em Pedrógão Grande e que alastraram a concelhos vizinhos provocaram a morte de 66 pessoas. (HA)

A 17 de junho, a Associação de Vítimas dos Incêndios de Pedrógão Grande (AVIPG) assinala oito anos da tragédia que provocou dezenas de mortos e feridos, além da destruição de casas, empresas e floresta.

O Governo prolongou até 15 de junho, o prazo para os proprietários procederem à limpeza de terrenos florestais e agrícolas em redor de edificações e infraestruturas.

Em Santulhão, a Caminhada Interpretativa “Por entre Olivais tradicionais”, inserida na III Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, contou com a participação de 20 associados da Rio Neiva – Associação Defesa do Ambiente, de Esposende, que vieram até ao nordeste transmontano para caminhar e conhecer a biodiversidade da região.

Os Lagos do Sabor abrangem os concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros. (Flickr)

Militares da GNR começaram a patrulhar os Lagos do Sabor, com recurso a uma lancha semirrígida, tendo como missão controlar embarcações de recreio e garantir a segurança dos utilizadores neste espaço fluvial.

O futuro parque biológico pretende dar a conhecer algumas das espécies de animais que existem no nordeste transmontano. (Flickr)

O município de Mogadouro vai investir cerca de 3,5 milhões de euros na criação de um parque biológico, que ficará instalado na zona do Juncal, com arranque previsto para o mês de agosto, avançou o presidente da câmara municipal, António Pimentel.

Na vila de Sendim os bidões estão colocados junto aos caixotes do lixo e a sua utilidade está devidamente sinalizada. (HA)

A freguesia de Sendim colocou 20 bidões metálicos nas ruas da zona urbana da vila, para recolha da cinza proveniente das lareiras, uma medida inovadora que visa evitar a deposição da cinza nos caixotes de lixo de plástico e o consequente incêndio e destruição dos mesmos.

No dia 17 de abril, foi inaugurado no rés-do-chão da Junta de Freguesia de Miranda do Douro, o Centro de Apoio ao Caminhante, um novo espaço que visa acolher e guiar os turistas nas visitas ao centro histórico da cidade e ao Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

Está previsto um financiamento superior a 30 milhões de euros, para aquisição de tratores com equipamento especializado para gestão de combustíveis. (Flickr)

O Governo vai investir 52 milhões de euros no reforço da prevenção de incêndios rurais e na promoção da resiliência e da sustentabilidade dos territórios, anunciou o Ministério da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Em Vimioso, está praticamente concluído o alteamento do açude de Pena Penina, uma obra indispensável para o armazenamento e o abastecimento de água às populações da vila e de várias localidades do concelho e que atualmente permite armazenar 80 milhões de litros de água.