O Governo atualizou a lista de freguesias com explorações agrícolas afetadas pelos incêndios, no âmbito do apoio de 50 milhões de euros para a reposição da produção danificada.
Iniciado há um ano, o projeto “Semear, Tratar e Plantar” é uma iniciativa do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), em parceria com cinco escolas da região Norte e foi concluído com a plantação de árvores autóctones, em Mogadouro.
A Comissão de Cogestão Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) iniciou, em Miranda do Douro, a iniciativa “Miúdos pelo monte”, um projeto-piloto de educação e sensibilização ambiental destinado aos mais novos
O município de Bragança destaca-se na área e propriedades identificadas no Balcão do Prédio Único (BUPi) e nas percentagens de área georreferenciada lidera Manteigas, distrito da Guarda, segundo a plataforma cadastral.
No Domingo, dia 10 de novembro, a aldeia de São Joanico vai acolher a 2ª Caminhada e Jornada Micológica, uma iniciativa que
pretende sensibilizar para o aproveitamento sustentável dos cogumelos silvestres e ao mesmo tempo proporcionar um dia de convívio entre todos os participantes.
A Associação de Conservação da Natureza Palombar promove no sábado, dia 9 de novembro, em Uva, no concelho de Vimioso, uma jornada dedicada à recolha de sementes e plantação de espécies de flora autóctones.
A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) celebrou um protocolo para um financiamento superior a 300 mil euros destinados a projetos de recolha seletiva de biorresíduos.
Os serotipos três e quatro do vírus da língua azul já atingiram todos os distritos de Portugal continental, só a Madeira e os Açores estão livres da doença, segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A sociedade civil e setor florestal exigiram alternativas, para o corte de verbas no Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), para Portugal, no período 2023-2027, que está em negociação com Bruxelas.
No passado dia 14 de outubro, a Junta de Freguesia de Miranda do Douro adquiriu um trator com braço destroçador, para que a equipa de Sapadores Florestais possa realizar trabalhos de limpeza, desmatação, manutenção dos caminhos rurais e espaços públicos.
No dia 16 de novembro, o município de Miranda do Douro, em colaboração com várias associações ligadas ao setor da micologia, promovem a 10.ª edição das Jornadas Micológicas, este ano no território de Palaçoulo.
O Governo vai investir 27 milhões de euros em projetos de recolha de biorresíduos, no âmbito do Fundo Ambiental, anunciou o Ministério do Ambiente e Energia.
Em 2026, os pescadores lúdicos vão registar as capturas de peixes numa aplicação móvel, tendo a União Europeia (UE) criado um grupo de trabalho para discutir estas matérias, no qual Portugal está representado.
O secretário de Estado das Florestas disse que o Governo está a trabalhar para renovar equipamento, desde veículos a motosserras e proteção individual dos sapadores florestais, que desenvolvem um trabalho” “invisível e imprescindível” na proteção dos territórios.
A dispersão de sementes é crucial para a sobrevivência dos ecossistemas, mas as ameaças de extinção e alterações populacionais entre os animais que dispersam as sementes, colocam em risco a diversidade de plantas no continente europeu.
Até 31 de outubro, a freguesia de Miranda do Douro continua a apoiar as famílias economicamente mais vulneráveis, na submissão de candidaturas ao programa “Vale Eficiência”, que consiste na atribuição de um apoio financeiro para melhorar a eficiência energética das habitações.
O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, um apoio de 4 mil euros na compra de um veículo elétrico ligeiro de passageiros até 38.500 euros, com obrigação de abate do atual.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou 12 crimes de poluição e elaborou 225 autos de contraordenação, em ações realizadas este ano no âmbito da fiscalização da poluição dos solos e dos recursos hídricos.
O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, pretende até ao final deste ano, definir um pacto nacional que permita tornar a floresta mais resistente.
Em 12 localidades do país, realizaram-se protestos contra os incêndios, o abandono do território e a monocultura do eucalipto, sob o lema “O país arde, temos de acordar”.
O bispo de Lamego publicou uma mensagem sobre os incêndios que afetam a região e o país, com o título ‘Não podemos ficar quietos, tranquilos e calados’, alertando para o abandono do interior do país.
Na manhã desta quarta-feira, dia 18 de setembro, mais de 4.400 operacionais, apoiados por 1.600 meios terrestres, continuavam a combater cerca de 50 fogos rurais em Portugal continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Mais de uma centena de concelhos, sobretudo das regiões Norte e Centro, mantêm-se em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A associação ambientalista Zero está a desafiar alunos das escolas secundárias e profissionais do interior do país, a desenvolverem projetos sustentáveis, disponibilizando um financiamento até 1.500 euros para as seis candidaturas vencedoras.
Este ano, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou até 18 de agosto, 1.912 crimes de incêndio florestal, mais de metade do que os 3.299 de todo o ano passado e efetuou 24 detenções, avançou fonte oficial desta força de segurança.
A 30 de agosto, o Parque Natural de Montesinho (PNM) assinalou 45 anos, com a apresentação de dois novos projetos e procura financiamento na ordem dos 64 milhões de euros para mais investimentos, referiu Sandra Sarmento, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Os produtores de castanha, de floresta e os apicultores da área consumida pelo incêndio, nos concelhos de Vimioso e de Miranda do Douro, estão expectantes em relação aos apoios anunciados pelo Governo para compensar a perda de produção causada pelo fogo.
O Governo anunciou um pacote de meio milhão de euros para o início da recuperação e consolidação da área ardida nos incêndios florestais que afetaram os concelhos de Bragança, Miranda do Douro e Vimioso.
O Ministro da Agricultura criticou os “radicais verdes” que se manifestam contra a construção de barragens e alertou que é preciso simplificar os projetos relacionados com o setor e acabar com a burocracia existente.
O mês de agosto que ainda não terminou, já é o mês com mais área ardida em 2024 e duplicou os valores de julho, segundo os dados avançados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou a 18 de agosto, as ações de fiscalização ao exercício da caça, que vão decorrer até 28 de fevereiro de 2025, para prevenção, deteção, repressão e investigação de situações em desconformidade com as normas legalmente definidas.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) classificou o incêndio que assolou os concelhos de Vimioso e Miranda do Douro, como o maior registado desde janeiro, com uma área ardida provisória de 2.182 hectares de terreno.
O incêndio que pôs em perigo a localidade de São Martinho de Angueira, no concelho de Miranda do Douro, destruiu 2.200 hectares da área florestal e agrícola, nomeadamente soutos de castanheiros e pinhais, pelo que a presidente do município de Miranda do Douro anunciou que vai solicitar ao governo medidas para apoiar os agricultores e proprietários prejudicados.
No mês de julho, o número de incêndios rurais atingiu o valor mais elevado deste ano, com 1.082 ocorrências, quase o dobro face aos 596 incêndios rurais de junho e foi também responsável pela maior área ardida do ano.
O incêndio que deflagrou no concelho de Vimioso e alastrou para o concelho vizinho de Miranda do Douro “já está dominado”, indicou a proteção civil.
Iniciou a 1 de agosto, na Freguesia de Miranda do Douro, o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, uma iniciativa que visa proporcionar aos jovens mirandeses, com idades entre os 14 e os 30 anos, umas férias de verão na natureza, ao mesmo tempo que cumprem um serviço útil à comunidade.
Este ano, as Forças Armadas já executaram 551 patrulhas de vigilância e deteção de incêndios, indicou o Centro de Meios Aéreos da Lousã, no distrito de Coimbra.
A organização Palombar, com sede em Vimioso, vai coordenar o projeto LIFE SOS Pygargus que, com uma um dotação de 11 milhões de euros, pretende unir ecologistas, cientistas e agricultores para salvar a águia-caçadeira da extinção.
Portugal manifestou a mesma preocupação das 20 maiores economias do mundo, relativamente ao tema do saneamento e resiliência da água, indicou a secretária de Estado dos Assuntos Europeus.
A II Festa dos Pombais realizada na aldeia de Uva, no dia 20 de julho, deu a conhecer aos visitantes o património arquitetónico, natural e cultural desta aldeia do concelho de Vimioso e simultaneamente, proporcionou o convívio entre os visitantes e a população local.