De 14 a 17 de novembro, os municípios da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) participaram na INTUR – Feira Internacional de Turismo de Interior, que decorreu na cidade espanhola de Valladolid.
No Dia Mundial dos Pobres, assinalado a 17 de novembro, a Cáritas Portuguesa deu início à campanha solidária de Natal «10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz».
Vídeo do Papa | novembro 2024
Pelos pais que perderam um filho
O que se pode dizer aos pais que perderam um filho? Como consolá-los? Não há palavras! Devemos ouvi-los, estar próximo deles com amor, cuidar da dor, à semelhança do que Jesus Cristo fazia com os aflitos. E rezar com e por eles.
Na véspera de Natal, a XXIII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) de Vimioso, agendada para o fim-de-semana de 6, 7 e 8 de dezembro, tem como novidades os espetáculos musicais de Sara Correia, Nuno Ribeiro e Augusto Canário, a inauguração do centro interpretativo do lobo ibérico e uma quinta pedagógica cinegética.
No dia 17 de setembro, no 26º aniversário do reconhecimento oficial da Língua Mirandesa foram apresentados no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), dois novos recursos para a aprendizagem da língua mirandesa, como são o site “RTP Ensina” e o audiolivro “Mensagem” de Fernando Pessoa.
O município de Mogadouro vai investir cerca de dois milhões euros, na requalificação da escola básica e secundária do concelho e no pavilhão desportivo, numa ação que visa melhor a eficiência energética e remoção do amianto.
O acordo foi assinado entre os governos de Portugal e de Espanha e permite que os alunos portugueses e espanhóis, de 57 escolas nas zonas de fronteiras, possam concorrer livremente às instituições de ensino superior de ambos os países.
Em 2025, Mogadouro vai contar com um polo do Hospital Terra Quente, o que vai evitar a deslocação dos seus habitantes a outras regiões para realizarem consultas médicas e/ou exames complementares de diagnóstico, informou a autarquia.
No dia 3 de outubro foi inaugurado em Miranda do Douro, o Balcão da Inclusão, um novo serviço municipal que visa prestar informações e apoio especializado a pessoas com deficiência e/ou incapacidade.
Entre 1 de outubro e 15 de novembro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, no âmbito da Operação Censos 2024.
Esta quinta-feira, dia 17 de outubro, a Unidade Móvel de Saúde deslocou-se à aldeia de Ifanes, no concelho de Miranda do Douro, para ministrar a vacinação contra a gripe e a covid-19, às pessoas com idades entre os 60 e os 84 anos.
O Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, foi inaugurado no dia 23 de outubro, numa cerimónia que teve como momento alto, a celebração da eucaristia presidida pelo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, que neste regresso à diocese de Bragança-Miranda afirmou que a conclusão do mosteiro trapista “é um sonho de Deus concretizado!”.
Na diocese de Bragança-Miranda, o Dia da Juventude celebra-se no dia 23 de novembro, em Mogadouro.
A Câmara Municipal de Miranda do Douro lançou o concurso público para a construção na vila de Sendim, do Matadouro do Planalto, um empreendimento orçado em cerca de 4,6 milhões de euros, segundo um anúncio publicado em Diário da República (DR).
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT.I.P.) comunicou a abertura de um concurso, que teve início a 19 de agosto, para a instalação de um Centro Técnico de Inspeção de Veículos (CTIV), em Miranda do Douro, um empreendimento há muito reivindicado e que poderá beneficiar as populações dos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro.
O Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM) alertou para o “grave risco” de o Governo deixar caducar o IMI das barragens, referente ao ano de 2020, sendo considerado “um grande escândalo nos negócios das barragens”.
A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) reuniu-se, em Mirandela, com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, para definir projetos estratégicos para o desenvolvimento da região, como a mobilidade e os transportes no território
O primeiro-ministro. Luís Montenegro, anunciou a obrigatoriedade de 40% dos fundos comunitários para investimento do Portugal 2030 serem destinados a territórios de baixa densidade, que terão também uma majoração de vinte pontos percentuais na parte a fundo perdido.
Pedro Lima, presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), que representa nove dos 12 concelhos do distrito de Bragança, afirmou que a região não é só paisagem e que precisa de mais evolução.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) pretende reforçar a cooperação transfronteiriça com a Comunidade Autónoma de Castela e Leão (Espanha), no âmbito do património e da cultura, eixos considerados estratégicos para o desenvolvimento de ambas as regiões.
Estão a decorrer até ao dia 22 de novembro, as candidaturas dos artesãos e produtores da região para participar na XXIII Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), em Vimioso, um certame anual que tem como finalidade desenvolver a economia local, através da promoção do artesanato e dos produtos regionais.
Portugal deverá fechar o corrente ano com 27 mil milhões de euros de receitas turísticas e a perspectiva é de um crescimento de 9% no próximo ano, avançou o secretário de Estado do Turismo.
Neste ano de 2024, a Tanoaria J.M.Gonçalves, localizada em Palaçoulo, está a celebrar o centenário, evocando o início da atividade do seu precursor Abílio dos Reis Gonçalves, que em 1924, na profissão de carpinteiro e tanoeiro, começou a fabricar barricas para os agricultores transmontanos armazenarem o vinho.
A aldeia de Tó, no concelho de Mogadouro, organizou no fim-de-semana de 9 e 10 de novembro, a Feira de São Martinho, um certame que recebeu a visita de turistas vindos de Lisboa, Coimbra e até de Salamanca (Espanha), que se deliciaram com a hospitalidade da população, a animação musical e o sabor dos produtos locais.
De 15 de dezembro até 7 de janeiro, o Largo do Castelo, em Miranda do Douro, volta a ser a “Tierra Natal”, um espaço de diversão e animação, onde os mirandeses e os visitantes poderão usufruir da pista de gelo, insufláveis, casa do Pai Natal, música, dança, animação de rua e o comboio turístico.
A colheita de azeitona poderá aumentar 10 a 15% em Trás-os-Montes, perspectivando-se bons rendimentos do fruto e mais produção de azeite nesta campanha, em que volta a indicar-se a falta de trabalhadores para a apanha.
O Governo criou um apoio extraordinário de 6,80 euros por cada colmeia afetada pelos incêndios de 15 a 19 de setembro, segundo um diploma publicado em Diário da República.
No âmbito da IX Feira da Castanha e Produtos da Terra, realizou-se na tarde de sábado, dia 2 de novembro, a palestra “Um olhar sobre os castanheiros”, durante a qual os agricultores locais receberam instruções sobre a origem de doenças como a “tinta do castanheiro” e o modo de enfrentar este problema.
Em Miranda do Douro, o Governo anunciou um investimento de dois milhões de euros, para a criação de um banco de material genético, com o propósito de assegurar o futuro das raças autóctones existentes em Portugal.
Em Sendim, a Cooperativa Olivícola “A Sendinense” vai começar a laborar a partir de 14 de novembro, anunciou a direção no decorrer da recente assembleia geral, durante a qual solicitou aos olivicultores associados a elaboração de uma lista para entrega das colheitas, de modo a evitar evitar filas e longos períodos de espera.
A Comissão de Cogestão Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) iniciou, em Miranda do Douro, a iniciativa “Miúdos pelo monte”, um projeto-piloto de educação e sensibilização ambiental destinado aos mais novos.
O Governo atualizou a lista de freguesias com explorações agrícolas afetadas pelos incêndios, no âmbito do apoio de 50 milhões de euros para a reposição da produção danificada.
No passado dia 14 de outubro, a Junta de Freguesia de Miranda do Douro adquiriu um trator com braço destroçador, para que a equipa de Sapadores Florestais possa realizar trabalhos de limpeza, desmatação, manutenção dos caminhos rurais e espaços públicos.
Iniciado há um ano, o projeto “Semear, Tratar e Plantar” é uma iniciativa do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), em parceria com cinco escolas da região Norte e foi concluído com a plantação de árvores autóctones, em Mogadouro.
Na aldeia de Picote, no concelho de Miranda do Douro, realizou-se a iniciativa “Ir a Caminhos”, uma tradição comunitária que consiste na limpeza e manutenção dos caminhos rurais, um trabalho que é feito duas vezes por ano e que simultaneamente promove o sentido de pertença entre os habitantes locais.
Na Escola Básica e Secundária (EBS) de Miranda do Douro, realizou-se na manhã desta quarta-feira, dia 6 de novembro, a prova desportiva de corta-mato escolar, uma competição na qual participaram uma centena de alunos, de vários escalões e cujos vencedores vão representar o Agrupamento de Escolas no campeonato de corta-mato distrital.
A dupla Emanuel Costa e Gerardo Sampaio, da categoria Unlimited, foram os grande vencedores do IX King of Portugal, a prova de desporto motorizado de todo-o-terreno, que decorreu no concelho de Vimioso, entre os dias 9 a 12 de outubro.
De outubro de 2024 a maio de 2025, o município de Mogadouro programou uma série de caminhadas mensais, através das quais os participantes vão percorrer e conhecer alguns dos locais mais belos do concelho, como a serra da Castanheira, a ponte romana de Valcerto ou o trilho da Faia d’Água Alta.
No sábado, dia 2 de novembro, o passeio pedestre “Rota da Castanha” contou com a participação de 70 pessoas, crianças, jovens e adultos que ao longo de nove quilómetros foram conhecer os soutos de castanheiros existentes em Avelanoso, uma atividade que integrou o programa da IX Feira da Castanha e Produtos da Terra.
O posto de turismo de Mogadouro acolhe até 5 de dezembro, a exposição “Olhe – O Ramal Ferroviário do Sabor” que reúne 11 propostas para “refuncionalizar e revitalizar” as antigas estações de comboio da linha ferroviária do Sabor.
De 8 de novembro a 17 de janeiros de 2025, a Casa da Cultura, em Miranda do Douro, tem em exposição “Maçcarilhas i Bichas”, uma coleção de 35 máscaras em madeira, do artesão Carlos Ferreira, alusivas aos rituais solstícios de inverno, na Terra de Miranda.
O presidente da Museus e Monumentos de Portugal mostrou-se preocupado, com o facto de vários equipamentos tutelados pela empresa pública, estarem fechados para obras em 2025, coincidindo com uma campanha turística focada no património.
Língua Mirandesa
* Pequeno vocabulário Mirandês-Português, Moisés Pires, S.D.B
“Grabe”, adj.. grave: «falar grabe: falar fidalgo; falar português»; diz-se da palavra que tem acento tónico na penúltima sílaba.
A cidade de Miranda do Douro foi o palco do 2º Encontro Arte e Coesão Territorial, uma iniciativa organizada pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), que teve como propósito apresentar os 34 projetos artísticos, dirigidos aos territórios onde há uma reduzida atividade artística e profissional.
Igreja Católica
Neste final do Tempo Comum, nestes dias em que a liturgia nos vai recordando o final dos tempos, olhemos além da catástrofe e coloquemos a nossa atenção no que Jesus verdadeiramente nos quer dizer: que podemos contar com Ele, que Ele estará connosco e que quando parecer que nada mais há a esperar, é então que Ele virá, entre nuvens, em toda a sua glória.
O Papa Francisco publicou a quarta encíclica do pontificado, ‘Dilexit nos’ (amou-nos), em que alerta para um mundo sem “coração”, preso ao consumo e à violência.
As monjas trapistas do Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, na diocese de Bragança-Miranda, criaram uma loja online para vender os seus produtos de artesanato e iguarias.