Do filho mais novo lemos que «caiu em si» e voltou a ter saudades do aconchego do lar paterno, onde reina o amor incondicional de um Pai que chora a ausência e o afastamento daquele a quem concedeu o benefício da liberdade total para o bem e/ou para o mal.

Imagem: Flickr

O Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, vai acolher o retiro quaresmal dos consagrados da Diocese de Bragança-Miranda, no sábado, dia 29 de março.

Em Miranda do Douro, foram inauguradas no Domingo, dia 23 de março, as obras de requalificação da igreja da misericórdia, numa cerimónia que contou com a presença do bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, por ocasião da sua visita pastoral.

Foto: Cáritas Diocesana de Bragança

Somos capazes de dar tempo a Deus e ao próximo? Dêmo-nos conta da paciência de Deus, da gratidão que lhe devemos, da responsabilidade de amadurecermos na caridade e no serviço aos irmãos.

No sábado, dia 22 de março., os peregrinos da diocese de Zamora e da paróquia de Miranda do Douro vão percorrer a segunda etapa do percurso “Calzada Mirandesa”, numa distância de 18 quilómetros, entre as localidades de Pereruela e Abelón, na província de Zamora (Espanha).

O Dia do Pai celebra-se a 19 de março, data da solenidade litúrgica de São José, no calendário católico. (Foto: Flickr)

Na mensagem para o Dia do Pai, a Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), da Igreja Católica em Portugal, convida a redescobrir «presença de Deus, origem e fonte de toda a paternidade» e evoca os pais “caídos nas guerras”.

Anualmente, a Cáritas presta apoio a cerca de 120 mil pessoas, através das Cáritas Diocesanas e dos grupos paroquiais . (Ecclesia)

O bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, destacou o papel da Cáritas Diocesana num contexto de despovoamento e envelhecimento populacional, na região e confiou à instituição a coordenação da Pastoral Social na diocese.

Foto: Flickr

Jesus encarnado revela-se vitorioso, todo Ele luz deslumbrante que alumia os caminhos pedregosos do quotidiano dos mortais que Ele próprio abraçou desde o presépio até à cruz.

Foto: Flickr

Em tempo de Quaresma, fixemos a atenção nas atitudes e nos gestos que nos são propostos pela Igreja: oração mais frequente e intensa, jejum de tudo o que é supérfluo e dispensável, prática da esmola generosa, inspirada na caridade de Jesus para com os «pequeninos».

No Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, a comunidade das Monjas Trapistas, celebrou na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março, o início da Quaresma, com a eucaristia e o ritual da imposição da Cinzas.

A Quaresma é um tempo litúrgico de 40 dias, de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (este ano a 20 de abril). (Flickr)

Na sua mensagem para a Quaresma, que se inicia com a Quarta-Feira de Cinzas, a 5 de março, o Papa Francisco reflete sobre a morte e a ressurreição, convidando os católicos a uma atitude de esperança e à “confiança em Deus e na sua grande promessa, a vida eterna”.

No dia 1 de março, o bispo da diocese de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, iniciou a visita à Unidade Pastoral de Santa Maria Maior, no concelho de Miranda do Douro, com a celebração da eucaristia na igreja paroquial e a visita ao Centro Social e Paroquial de São Martinho de Angueira.

Fto: Flickr

Quanto mais de perto conhecemos as pessoas, mais facilmente as podemos aceitar como são, porque estamos informados da sua história passada e da motivação dos seus defeitos e qualidades. 

As jornadas pastorais da Diocese de Bragança-Miranda têm como tema a «chave sinodal» e vão decorrer nos dias 28 de fevereiro e 1 de março, no Centro D. Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros.

.No Domingo, dia 23 de fevereiro, D. Nuno Almeida concluiu a visita à Unidade Pastoral de Senhora da Visitação, onde presidiu à eucaristia dominical, na igreja matriz de Vimioso, tendo apelado ao perdão para que o amor circule nas várias comunidades.

O Santo Padre Francisco reafirmou que “a guerra é sempre uma derrota”, apelando a uma “paz justa e duradoura”. (Flickr)

O Papa Francisco evocou o terceiro ano da invasão russa da Ucrânia, que se assinala a 24 de fevereiro, falando numa “efeméride vergonhosa” para a humanidade.

Imagem: Flickr

Na continuação da proclamação das Bem-aventuranças, Jesus exorta os seus discípulos e a multidão a praticar ações exigentes e concretas: amar os inimigos, fazer bem a quem nos faz mal, dar de graça sem esperar retribuição, não julgar, não condenar, perdoar.

No Domingo, dia 16 de fevereiro, os jovens universitários da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) concluíram a semana da Missão País 2025, com a participação e animação da eucaristia dominical, celebrada na igreja matriz de Mogadouro.

De 9 a 16 de fevereiro, os jovens universitários da Missão País, participam em ações de voluntariado, nas instituições de Mogadouro. (HA)

Mogadouro acolhe pelo segundo ano consecutivo, 60 jovens universitários da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), no âmbito do projeto católico “Missão País”, uma iniciativa que tem como finalidade dar a conhecer aos jovens universitários a realidade social de Portugal, através de uma semana de voluntariado e apostolado.

Jovens voluntários da Missão País 2025, em Mogadouro. (Foto: HA)

As Bem-aventuranças constituem uma autêntica reviravolta e inversão de valores na maneira de encarar a vida. São mesmo um escândalo (pedra de tropeço) para os que não acreditam em Jesus Cristo e na sua mensagem. «Êxito» não é nenhum dos nomes de Deus. O próprio Filho de Deus, se se veem as coisas com olhos do mundo, foi um derrotado, ao ser morto crucificado. Mas ressuscitou e celebrou vitória até mesmo sobre a morte. O amor vence sempre, é mais forte que a morte.

O casal de namorados, Margarida Silva e David Alvito querem caminhar juntos e construir uma família. (Ecclesia)

Margarida Silva, com 25 anos, e David Alvito, de 28 anos, namoram há nove anos e afirmam que o namoro tem sido um período para conhecimento, “sem pressão” e que acompanhamento de namorados foi importante no seu caminho.

Na mensagem para o Dia Mundial do Doente 2025, que se celebra a 11 de fevereiro, o Papa Francisco elogia quem acompanha os doentes com amor e proximidade, em ligação ao Ano Santo que decorre na Igreja Católica.

Foto: Flickr

Com Deus podemos contar! Apesar dos fracassos, das desilusões, dos aparentes «becos sem saída», da falta de fervor na oração. De que precisamos? De confiar n’Ele, como Pedro, de nos apixornarmos pela pessoa de Cristo, pelo seu exemplo, pela Palavra do Evangelho, até o nosso coração transbordar de fé e de amor agradecido ao Deus das surpresas.

No Domingo, dia 9 de janeiro, a Diocese de Bragança-Miranda celebra o 50º aniversário da ordenação sacerdotal do monsenhor Adelino Fernando Paes, vigário-geral diocesano, natural de Picote, no concelho de Miranda do Douro.

Imagem: Flickr

O Vaticano divulgou um novo documento sobre o desenvolvimento da inteligência artificial (IA), alertando para os riscos destes sistemas e da concentração de recursos num conjunto de empresas “poderosas”.

Na pausa letiva entre semestres e durante sete dias, 50 jovens missionários realizam missão numa região isolada de Portugal, visitando lares, creches, escolas, levando alegria de porta em porta. (Ecclesia)

Neste novo ano de 2025, o projeto católico de universitários ‘Missão País’ vai levar cerca de quatro mil e 200 participantes, provenientes de 60 faculdades, a 73 localidades do país, numa semana de fé, serviço e caridade.

A equipa do projeto é multidisciplinar, sendo composta por uma psicóloga, uma professora, um gestor e avaliador de Impacto Social e cinco monitores na área das artes. (Ecclesia)

A Fundação Casa de Trabalho – Patronato de Santo António, da Diocese de Bragança-Miranda, anunciou que vai implementar de 2 de janeiro de 2025 até 31 de julho de 2027, o Projeto XPTO, que visa aumentar a literacia tecnológica de adolescentes, entre os 12 e os 16 anos.

Simeão viu em Jesus a verdadeira Luz. O próprio Senhor dirá de si mesmo que é a «Luz do mundo», como é também Caminho e Verdade.

As peregrinações dos espanhóis e portugueses iniciaram-se em 2014. (Fotos: Diocese de Zamora)

A diocese de Zamora e a paróquia de Miranda do Douro voltam a organizar a atividade “Peregrinos por um dia”, que consiste numa série de quatro caminhadas, que tem como maior propósito o encontro e o convívio entre os dois povos vizinhos.

Na diocese trabalham 40 párocos, que servem 300 paróquias. (HA)

O bispo, Dom Nuno Almeida, informou que a diocese Bragança-Miranda necessita de pelo menos mais 10 párocos, para servir as comunidades e adiantou que para suprir esta falta podem chegar à diocese padres vindos do estrangeiro. 

Foto: Flickr

O terceiro domingo do Tempo Comum é denominado «Domingo da Palavra de Deus». Redescobrir em Jesus Cristo a Palavra que é viva, traz um sentido especial ao Ano Santo que estamos a celebrar em 2025.

No âmbito da visita pastoral do bispo, Dom Nuno Almeida, à Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação está a realizar-se em Algoso, de 21 a 24 de janeiro, uma formação bíblica, orientada pelo franciscano capuchinho, frei Hermano Filipe.

A aldeia de Ifanes, no concelho de Miranda do Douro celebra esta sexta-feira e sábado, dias 24 e 25 de janeiro, a festa em honra de São Sebastião, uma festividade que se distingue pela confecção das claras (roscos), o cantar do ramo e a celebração da missa e procissão.

A 24 de janeiro, a Igreja Católica celebra a festa litúrgica de São Francisco de Sales e o Dia Mundial das Comunicações Sociais. (DBM)

O bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, assinala esta sexta-feira, dia 24 de janeiro, o Dia Mundial das Comunicações Sociais, num encontro com os jornalistas, na primeira edição do «Um Café com D. Nuno Almeida».

A Diocese de Bragança-Miranda promoveu a dia 21 de janeiro, uma formação para catequistas, subordinada ao tema ‘Redescobrir a graça dos sacramentos: o batismo e o itinerário’.

No âmbito da visita pastoral ao arciprestado de Miranda, o bispo Dom Nuno Almeida, visitou a 20 de janeiro, a localidade de Algoso, na festa do padroeiro São Sebastião, tendo presidido à eucaristia, almoçou com a comunidade local e visitou o lar de idosos e as várias capelas da localidade.

Imagem: Flickr

O amor de Deus transforma a nossa vida insípida, como a água, em nova vida cheia de sabor, como é o vinho.

Para assinalar o Ano Santo de 2025, a diocese de Bragança-Miranda vai plantar 500 oliveiras nos terrenos do Seminário de São José, na cidade de Bragança.

Este ano, em Algoso, a festa em honra do padroeiro, São Sebastião, agendada para o dia 20 de janeiro, tem como maior destaque a visita de Dom Nuno Almeida, bispo de Bragança-Miranda, no âmbito da sua visita pastoral ao arciprestado de Miranda.

Em Portugal, a autobiografia do Papa Francisco vai ser publicada em papel e formato digital, no dia 20 de janeiro. (Ecclesia)

A autobiografia do Papa Francisco, intitulada «Esperança» vai ser publicada neste mês de janeiro, em mais de 80 países, anunciou a editora, na Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha).

Imagem: Flickr

Batismo significa literalmente «mergulho». Jesus começa a sua vida pública mergulhando no seu tempo, como o faz ainda hoje na Igreja. Toda a vida de Jesus é imersa no amor confiante do Pai que o chama «Filho muito amado».

O bispo de Bragança-Miranda. Dom Nuno Almeida inicia neste mês de janeiro, a visita pastoral ao arciprestado de Miranda (Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso), tendo presidido do Domingo, dia 5 de janeiro, à celebração da eucaristia, na concatedral de Miranda do Douro e em Vimioso, aquando na solenidade da Epifania do Senhor.

Imagem: Flickr

Provavelmente, esta é a história de cada ser humano que faz a experiência do encontro com Jesus na vida. Somos desafiados a sair do nosso «conforto» para nos pormos a caminho uns com os outros, nesta dinâmica sinodal que a Igreja nos propõe, atentos às «estrelas» que nos indicam a via a percorrer.

O bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida apelou à abertura da “porta do perdão” na vida pessoal e social, como forma de assinalar o Ano Santo que a Igreja Católica está a viver, por decisão do Papa Francisco.

Imagem: Flickr

Com Jesus nascemos para uma nova família e temos Maria como nossa Mãe. Com ela, aprendemos a conservar os acontecimentos da vida em oração, «meditando-os com o coração», como nos diz o evangelista São Lucas.

No Domingo, dia 29 de dezembro, na Festa da Sagrada Família, o bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, presidiu à Missa Dominical, na concatedral de Miranda do Douro, antecedido do rito de abertura da Porta Santa, que deu início ao Jubileu dedicado à virtude da Esperança.

O ano jubilar dedicado ao tema ‘Spes non confundit’ (A esperança não desilude) decorre até 6 de janeiro de 2026, solenidade da Epifania do Senhor. (HA)

No âmbito do ano jubilar 2025, realizaram-se na sala de encontro, do Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, no dia 28 de dezembro, duas palestras dedicadas ao tema “As raízes judaicas do jubileu”, com a finalidade de entender a razão de ser deste preceito da Igreja Católica.

As novas monjas trapistas, Matilde e Columba receberam o hábito, nos dia 24 e 30 de novembro. (HA)

A comunidade trapista do Mosteiro de Santa Maria, Mãe da Igreja, em Palaçoulo, têm duas novas monjas trapistas, as jovens portuguesas Matilde e Columba, que descobriram na vocação religiosa um compromisso, sentido de pertença e um outro nível de felicidade.

Foto: Flickr

A vida de Jesus, Maria e José não foi fácil. Família pobre e perseguida, que experimentou o exílio, fala de muitas famílias dos dias de hoje. Ao nosso lado pode haver uma família assim, a precisar do nosso apoio e do nosso testemunho. 

No Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, a solenidade do Natal, foi celebrada na noite de 24 de dezembro, com uma vigília de oração, que antecedeu a Missa do Natal do Senhor, durante a qual foi sublinhado o papel dos pastores que foram anunciar com alegria o nascimento do Deus Menino.

Imagem: Flickr

A celebração do Natal, que no Cristianismo assinala o nascimento de Jesus, inicia-se em todo o mundo, na noite de 24 de dezembro, seguindo uma tradição que remonta aos primórdios da Igreja de Roma.

Imagem: Flickr

No encontro de Maria e Isabel, como relata o Evangelho de São Lucas, podemos encontrar traços deste caminhar em sinodalidade em duas mulheres que estão para ser mães. Maria traz no seio o Menino Jesus; Isabel é de idade avançada e será a mãe de João Batista. Duas mães que se encontram, que se ajudam, que partilham a alegria da fecundidade.

O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida afirma na sua mensagem de Natal 2024, que todos os anos “são construídos presépios originais, deslumbrantes e surpreendentes”, mas “o que realmente importa é que haja presépios vivos, construídos com gestos e ações de proximidade, perdão e reconciliação”.

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, a 17 de dezembro de 1936. (Flickr)

O Papa Francisco assinala a 17 de dezembro, o seu 88.º aniversário, tornando-se o segundo Papa mais velho a governar a Igreja nos últimos 700 anos.

Foto: Flickr

A festa de Natal está a chegar. Para a acolher de coração sincero, é preciso ir treinando as obras de caridade nas pequenas coisas do dia a dia. Viver na alegria é estar no mundo em missão, consciente de que a exigência da vida de batizado é, afinal, colaborar na obra da salvação e da libertação que Jesus Cristo veio anunciar.

Foto: Flickr

A 16 de novembro, assinalam-se em Miranda do Douro, os 438 anos da dedicação da Concatedral, uma celebração anual que que pretende recordar a importância histórica e religiosa da cidade e evoca a consagração do antigo altar, ocorrida em 1586.

Na diocese de Bragança-Miranda, o Dia da Juventude celebra-se no dia 23 de novembro, em Mogadouro.

Foto: Flickr

A viúva pobre e humilde tem um coração generoso, que confia plenamente em Deus e aceita viver num despojamento total de si própria para “dar tudo” a Deus. Jesus propõe-na aos discípulos que estão com Ele no átrio do templo como modelo do culto que devem prestar a Deus.

No Domingo, dia 10 de novembro, as populações de Paradela, Ifanes e Aldeia Nova vão celebrar, em conjunto, a festa em honra de São Martinho, com um programa que começa com a celebração da eucaristia e a procissão na ermida de “San Martinico”, seguida de um almoço convívio e do magusto.

O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, escreveu uma mensagem, para a Semana de Oração pelos Seminários 2024, que decorre até domingo, destacando a importância de envolver as comunidades católicas na identificação de possíveis vocações.

A Igreja Católica celebra, até domingo, dia 10 de novembro, a Semana de Oração pelos Seminários 2024, com o tema ‘Que posso eu esperar?’". Foto: Ecclesia
Foto: Flickr

Para amar Deus e os irmãos com todas as nossas forças, convido-vos a viver um desafio esta semana: agradecer todo o amor recebido de pessoas concretas através de um gesto para com elas.

Imagem: Flickr

Aproveitemos este dia para recordar que a santidade está ao nosso alcance. Que não é o pecado nem a fragilidade o que nos define, mas a nossa perseverança na busca do Senhor e da sua graça. Que podemos perder várias batalhas, mas que o Senhor já ganhou a grande guerra por nós, pelo que basta estar atentos à sua voz e deixarmo-nos guiar.

Foto: Flickr

Quantas vezes nos sentimos à beira do caminho, longe de Jesus, como quem não vê? O que nos rouba a vista é o nosso desamor. As nossas cegueiras fazem de cada um de nós pedintes, pessoas pobres de amor. Magoamo-nos, porque não reconhecemos o amor. Magoamos outros, porque não somos amor. Vivemos magoados, porque nos sentimos desprezados e que ninguém nos vê verdadeiramente. Nós precisamos de ser encontrados pelo amor. Nós precisamos de nos deixar encontrar pelo amor.

O Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, foi inaugurado no dia 23 de outubro, numa cerimónia que teve como momento alto, a celebração da eucaristia presidida pelo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, que neste regresso à diocese de Bragança-Miranda afirmou que a conclusão do mosteiro trapista “é um sonho de Deus concretizado!”.

Deixe um comentário