A Palavra de Deus ensina, persuade, corrige e forma segundo a justiça (2.ª Leitura). É escutando a palavra divina que formamos a consciência, que nos leva a rezar, perdoar e interceder uns pelos outros. A fé é fruto da oração e envia-nos a servir o próximo, impulsionados pela caridade.
Nas celebrações do 13 de outubro, D. Claudio Dalla Zuanna, arcebispo da Beira, em Moçambique, na qualidade de presidente da peregrinação internacional de outubro, em Fátima, convidou os peregrinos a construir relações sociais que vão “além do sangue, da nação ou da cultura”.
Gratidão
O tema da liturgia deste Domingo é a gratidão. Reunimo-nos na igreja para participarmos na celebração da Eucaristia. Eucaristia é um vocábulo grego que significa «ação de graças». Os membros da Igreja rezam, unidos em oração de louvor, tomando consciência dos motivos inumeráveis que devem fazer brotar no coração de todos a exclamação «muito obrigado / muito obrigada».
O Papa Leão XIV publicou a primeira exortação apostólica do pontificado, denominada ‘Eu te amei” (“Dilexi Te”), na qual assume o legado pastoral e social de Francisco, numa reflexão sobre a relação da Igreja com os pobres.
O bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, está a realizar as visitas pastorais à diocese, tendo iniciado a 5 de outubro, a visita à Unidade Pastoral da Santíssima Trindade, no concelho de Miranda do Douro e até ao fim de 2026, pretende terminar o primeiro ciclo de visitas por toda a diocese transmontana.
No Domingo, dia 5 de outubro, o Bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, iniciou a visita à Unidade Pastoral da Santíssima Trindade, com a celebração da eucaristia, em Palaçoulo e Águas Vivas e a oração do terço, em Prado Gatão.
A 1 de outubro, na memória litúrgica de Santa Teresa do Menino Jesus e no início do mês do Rosário e mês missionário, ficou disponível ao público o livro «Um Mês com a Irmã Lúcia», da autoria do Carmelo de Coimbra.
A parábola do pobre Lázaro e do rico avarento transmite-nos a mensagem de que a riqueza se pode tornar muito perigosa. Quem possui muitos bens está sujeito à tentação de se transformar em egoísta açambarcador que só pensa em si mesmo. Facilmente brota e cresce nele a presunção de ser superior a outras pessoas.
A diretora do Secretariado Diocesano de Catequese de Bragança-Miranda, Iove Calado, na véspera do Jubileu dos Catequistas explica que estes agentes pastorais são quem “partilha com os outros a sua experiência profunda de fé”.
Temos a missão de ajudar a Deus a promover a justiça e a igualdade no mundo. Não inventemos justificações para não darmos esmolas. Se não podemos dar dinheiro ou outra coisa material, peçamos desculpa e saudemos com simpatia os que nos estendem a mão. É tão fácil e hipócrita protestar contra a pobreza, quando se tem boa conta no Banco e não falta nada em nossa casa!
Celebrar a Exaltação da Santa Cruz significa que reconhecemos e proclamamos que realmente «Deus amou de tal modo o mundo, que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que crê n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna», como o próprio Jesus disse a Nicodemos.
No dia 8 de setembro, Festa da Natividade da Virgem Santa Maria, o Santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, voltou a acolher milhares de pessoas do planalto mirandês e da vizinha Espanha para participarem na celebração religiosa, o que confirmou a profunda devoção destas gentes à Mãe de Deus.
A 9 de setembro, os frades Capuchinhos da Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado, iniciaram a visita em autocaravana, das 321 paróquias da diocese de Bragança-Miranda, uma iniciativa denominada ‘Caravana de Esperança no ‘Tempo da Criação’ 2025, que decorre durante três semanas.
A memória litúrgica da Natividade de Nossa Senhora remonta ao século V, quando foi edificada em Jerusalém, uma igreja num local que os Apócrifos indicavam como lugar da casa de Joaquim e de Ana, pais da mãe de Jesus.
Na manhã de Domingo, dia 7 de setembro, foram muitos os peregrinos de várias localidades do planalto mirandês, que se fizeram à estrada e aos caminhos rurais para caminhar até ao Santuário do Naso, onde se celebra a 8 de setembro, a Festa da Natividade de Nossa Senhora.
A Festa em honra de Nossa Senhora do Naso celebra-se nos dias 6, 7 e 8 de setembro, com as celebrações religiosas e atividades como o concurso de asininos, a feira anual, as chegas de touros mirandeses e os espetáculos musicais, no renovado recinto do Santuário do Naso, localizado na Póvoa (Miranda do Douro).
A 2 de setembro, concluíram-se em Palaçoulo, as Festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, considerada a festividade mais importante desta localidade do concelho de Miranda do Douro, que já se celebra desde 1917 e teve origem numa promessa feita pela população, pedindo a cura dos animais.
O Papa Leão XIV associou-se à celebração ecuménica e ecológica do ‘Tempo da Criação’, uma iniciativa anual que reúne milhões de cristãos em oração e ações em defesa do ambiente, entre 1 de setembro e 4 de outubro.
O bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida divulgou as nomeações pastorais para o novo ano 2025/2026 e apelou ao aprofundamento do percurso das várias Unidades Pastorais.
Em Carção, as festas em honra de Nossa Senhora das Graças, culminaram no fim-de-semana de 30 e 31 de agosto, com as celebrações religiosas, sendo que o maior destaque foi a procissão de velas e a missa campal, presidida pelo jovem sacerdote, Nelson Vale, natural de Carção.
A mensagem do Evangelho constitui uma inversão dos valores humanos/mundanos. Para Jesus, são os pequeninos que têm a primazia, não os chamados «grandes».
A cidade de Miranda do Douro encerrou no Domingo, dia 24 de agosto, as Festas da Cidade, com a celebração da Eucaristia e a procissão em honra de Santa Bárbara e os concertos da Orquestra Magma e do músico Van Zee.
Diz o Senhor que a porta de acesso ao seu Reino é estreita. Porque para Deus não são considerados primeiros ou últimos os mesmos que são exaltados ou desprezados pelos critérios humanos.
O Papa Leão XIV convocou uma jornada de oração e jejum pela paz, a 22 de agosto, dia da memória litúrgica da bem-aventurada Virgem Maria, Rainha, e convidou todos a pedirem “paz e justiça” para a terra “ferida por guerras”.
Na aldeia de Carção, pertencente ao concelho de Vimioso, as festividades em honra de Nossa Senhora das Graças decorrem de 22 a 31 de agosto, num programa que começa com a oração da novena, seguida da missa presidida por Dom Nuno Almeida e prossegue ao longo da semana com atividades recreativas e concertos musicais.
Em Algoso, a procissão e a missa no castelo, a 14 de agosto, dão início à festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, uma festividade que este ano tem como novidades o recomeço dos pauliteiros de Algoso, o arraial com o grupo Top 5 e as chegas de touros mirandeses, no encerramento das festas.
A elevação de Maria
Maria ensina-nos a ver as maravilhas operadas por Deus em nós, nos outros e em todo o universo. Dela aprendemos a reconhecer como somos presenteados, de graça, com um sem-número de benefícios doados pelo Criador.
Na apresentação da Peregrinação do Migrante e do Refugiado ao Santuário de Fátima, o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana afirmou que é necessária uma “resposta solidária” para a realidade das migrações.
No dia 13 de de agosto, o arcebipso espanhol, D. Joan-Enric Vives i Sicília, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária ao Santuário de Fátima, uma celebração que conta com a participação dos emigrantes e a tradição da oferta de trigo por parte dos peregrinos.
Acreditar dá olhos que veem no escuro, faz olhar as pessoas e os acontecimentos com os olhos de Deus. É como subir ao monte e avistar horizontes mais vastos e belos.
As Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, na diocese de Bragança-Miranda, organizam de 11 a 24 de agosto, a experiência vocacional e voluntariado “Parte à descoberta de Deus e de ti”, no Centro Dom Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros.
A Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado (FIPA) dos Capuhinhos promoveu, de 27 de julho a 3 de agosto, uma Missão Evangelizadora Itinerante (MEI) na Diocese de Bragança-Miranda, que mobilizou dezenas de jovens.
O padre João Paulo Pereira, diretor da Pastoral Juvenil de Bragança-Miranda, acompanhou um grupo de jovens da diocese na viagem a Roma, para participarem no Jubileu dos Jovens, com a esperança de que esta experiência contribua para a renovação da comunidade juvenil.
No âmbito da Festa em honra do Divino Santo Cristo, celebrou-se no Domingo, dia 3 de agosto, em Picote, a eucaristia, tendo o evangelho interpelado a assembleia sobre o sentido (finalidade) da vida.
O que fica para a eternidade é a caridade. E a caridade cristã consiste em pensar nos outros, vencendo o egoísmo, resistindo à sedução das riquezas e à triste solidão de quem vive somente para si mesmo. Somente a caridade nunca há de acabar.
A localidade de Picote, no concelho de Miranda do Douro, celebra no fim-de-semana de 1, 2 e 3 de agosto, a Festa em honra do Divino Santo Cristo, uma festividade que coincide com o Dia da Freguesia e tem como maiores destaques a inauguração da exposição “Arte & Saberes”, a noite de folclore e a celebração da eucaristia.
De 1 a 3 de agosto, a aldeia de São Pedro da Silva, no concelho de Miranda do Douro, celebra a festa em honra de Santa Bárbara, num programa que começa esta sexta-feira, dia 1 de agosto, com o concerto da Banda Filarmónica Mirandesa, segue-se no sábado, um jantar convívio e culmina no Domingo, com a eucaristia e a entrega da festa aos novos mordomos.
As monjas trapistas do Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, desafiam as jovens portuguesas a conhecer o estilo de vida monástico, durante uma semana de férias, que decorre de 1 a 8 de agosto.
Como nos relacionamos com Deus? Comunicamos com Ele? Sentimos necessidade de falar com Ele sobre a nossa vida, as nossas inquietações, dúvidas, alegrias e tristezas? Estamos interessados em escutar o que Deus tem para nos dizer? Como se processa o nosso diálogo com Deus?
Ninguém pode dar o que não tem. Façamos o bem como Marta, sem esquecer que o cântaro tem de ir à fonte a fim de ser enchido para ser derramado de forma a banir a aridez e matar a sede de quem anseia por uma bebida libertadora. O Senhor é água viva, é pão da vida, é caminho, é luz do mundo, Bom Pastor, orou longamente e ensinou- -nos a rezar o Pai-Nosso.
Comummente conhecida por “São Pedro da Silva”, esta aldeia do concelho de Miranda do Douro, pertencente à Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, celebrou no Domingo, dia 29 de junho, a festa em honra de São Pedro, padroeiro da localidade, com a missa solene e a procissão, seguida de um jantar convívio, animado pela música de um grupo concertinas.
Amor com amor se paga. O martírio de Pedro e Paulo é a demonstração da mudança, fruto do encontro que os introduziu na compreensão do Coração de Cristo, cujo amor gratuito apela à retribuição, em liberdade. O conhecimento conduziu ao amor, o amor levou ao seguimento, à imitação, ao serviço, à fidelidade até ao martírio.
No Domingo, dia 15 de junho, a festa da Santíssima Trindade, em Fonte Aldeia, voltou a reunir as populações das localidades circunvizinhas, para a celebração da missa solene e uma tarde de convívio cujo destaque foram as tradicionais rondas à volta da capela.
Ao celebrarmos o dia da Santíssima Trindade, retomamos esta invocação e adoramos as três pessoas divinas, dirigindo-nos ao Pai celeste, por intermédio e intercessão de Jesus Cristo e inspirados pelo Espírito Santo. Deus trino e uno manifesta-se aos homens como Pai Criador e Providência, como Filho encarnado, como Espírito de Deus em nós.
No fim-de-semana de 13, 14 e 15 de junho, Fonte de Aldeia celebra a festa em honra da Santíssima Trindade, uma romaria muito participada pelas gentes do concelho de Miranda do Douro e cujos maiores destaques são a procissão para a capela da Trindade, a eucaristia e as tradicionais rondas.
De 1 a 4 de maio, o Mosteiro de Santa Maria, Mãe da Igreja, em Palaçoulo, recebeu a visita e a estadia de um grupo de Leigos para o Desenvolvimento (LD) que comemorou o trigésimo aniversário do regresso das missões desenvolvidas em São Tomé e Príncipe e em Moçambique.
Na tarde de Domingo, dia 27 de abril, o bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, presidiu à celebração da missa campal, na romaria internacional de Nossa Senhora da Luz, em Constantim, tendo exortado os milhares de fiéis, portugueses e espanhóis, a serem peregrinos de esperança e da misericórdia.
No Domingo, dia 16 de fevereiro, os jovens universitários da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) concluíram a semana da Missão País 2025, com a participação e animação da eucaristia dominical, celebrada na igreja matriz de Mogadouro.
Mogadouro acolhe pelo segundo ano consecutivo, 60 jovens universitários da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), no âmbito do projeto católico “Missão País”, uma iniciativa que tem como finalidade dar a conhecer aos jovens universitários a realidade social de Portugal, através de uma semana de voluntariado e apostolado.
No âmbito da visita pastoral do bispo, Dom Nuno Almeida, à Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação está a realizar-se em Algoso, de 21 a 24 de janeiro, uma formação bíblica, orientada pelo franciscano capuchinho, frei Hermano Filipe.
No âmbito da visita pastoral ao arciprestado de Miranda, o bispo Dom Nuno Almeida, visitou a 20 de janeiro, a localidade de Algoso, na festa do padroeiro São Sebastião, tendo presidido à eucaristia, almoçou com a comunidade local e visitou o lar de idosos e as várias capelas da localidade.
Este ano, em Algoso, a festa em honra do padroeiro, São Sebastião, agendada para o dia 20 de janeiro, tem como maior destaque a visita de Dom Nuno Almeida, bispo de Bragança-Miranda, no âmbito da sua visita pastoral ao arciprestado de Miranda.
O bispo de Bragança-Miranda. Dom Nuno Almeida inicia neste mês de janeiro, a visita pastoral ao arciprestado de Miranda (Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso), tendo presidido do Domingo, dia 5 de janeiro, à celebração da eucaristia, na concatedral de Miranda do Douro e em Vimioso, aquando na solenidade da Epifania do Senhor.
No Domingo, dia 29 de dezembro, na Festa da Sagrada Família, o bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, presidiu à Missa Dominical, na concatedral de Miranda do Douro, antecedido do rito de abertura da Porta Santa, que deu início ao Jubileu dedicado à virtude da Esperança.
No âmbito do ano jubilar 2025, realizaram-se na sala de encontro, do Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, no dia 28 de dezembro, duas palestras dedicadas ao tema “As raízes judaicas do jubileu”, com a finalidade de entender a razão de ser deste preceito da Igreja Católica.
A comunidade trapista do Mosteiro de Santa Maria, Mãe da Igreja, em Palaçoulo, têm duas novas monjas trapistas, as jovens portuguesas Matilde e Columba, que descobriram na vocação religiosa um compromisso, sentido de pertença e um outro nível de felicidade.
O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, escreveu uma mensagem, para a Semana de Oração pelos Seminários 2024, que decorre até domingo, destacando a importância de envolver as comunidades católicas na identificação de possíveis vocações.
O Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, foi inaugurado no dia 23 de outubro, numa cerimónia que teve como momento alto, a celebração da eucaristia presidida pelo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, que neste regresso à diocese de Bragança-Miranda afirmou que a conclusão do mosteiro trapista “é um sonho de Deus concretizado!”.