Em Algoso, a procissão e a missa no castelo, a 14 de agosto, dão início à festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, uma festividade que este ano tem como novidades o recomeço dos pauliteiros de Algoso, o arraial com o grupo Top 5 e as chegas de touros mirandeses, no encerramento das festas.
A elevação de Maria
Maria ensina-nos a ver as maravilhas operadas por Deus em nós, nos outros e em todo o universo. Dela aprendemos a reconhecer como somos presenteados, de graça, com um sem-número de benefícios doados pelo Criador.
Na apresentação da Peregrinação do Migrante e do Refugiado ao Santuário de Fátima, o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana afirmou que é necessária uma “resposta solidária” para a realidade das migrações.
No dia 13 de de agosto, o arcebipso espanhol, D. Joan-Enric Vives i Sicília, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária ao Santuário de Fátima, uma celebração que conta com a participação dos emigrantes e a tradição da oferta de trigo por parte dos peregrinos.
Acreditar dá olhos que veem no escuro, faz olhar as pessoas e os acontecimentos com os olhos de Deus. É como subir ao monte e avistar horizontes mais vastos e belos.
As Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, na diocese de Bragança-Miranda, organizam de 11 a 24 de agosto, a experiência vocacional e voluntariado “Parte à descoberta de Deus e de ti”, no Centro Dom Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros.
A Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado (FIPA) dos Capuhinhos promoveu, de 27 de julho a 3 de agosto, uma Missão Evangelizadora Itinerante (MEI) na Diocese de Bragança-Miranda, que mobilizou dezenas de jovens.
O padre João Paulo Pereira, diretor da Pastoral Juvenil de Bragança-Miranda, acompanhou um grupo de jovens da diocese na viagem a Roma, para participarem no Jubileu dos Jovens, com a esperança de que esta experiência contribua para a renovação da comunidade juvenil.
No âmbito da Festa em honra do Divino Santo Cristo, celebrou-se no Domingo, dia 3 de agosto, em Picote, a eucaristia, tendo o evangelho interpelado a assembleia sobre o sentido (finalidade) da vida.
O que fica para a eternidade é a caridade. E a caridade cristã consiste em pensar nos outros, vencendo o egoísmo, resistindo à sedução das riquezas e à triste solidão de quem vive somente para si mesmo. Somente a caridade nunca há de acabar.
A localidade de Picote, no concelho de Miranda do Douro, celebra no fim-de-semana de 1, 2 e 3 de agosto, a Festa em honra do Divino Santo Cristo, uma festividade que coincide com o Dia da Freguesia e tem como maiores destaques a inauguração da exposição “Arte & Saberes”, a noite de folclore e a celebração da eucaristia.
De 1 a 3 de agosto, a aldeia de São Pedro da Silva, no concelho de Miranda do Douro, celebra a festa em honra de Santa Bárbara, num programa que começa esta sexta-feira, dia 1 de agosto, com o concerto da Banda Filarmónica Mirandesa, segue-se no sábado, um jantar convívio e culmina no Domingo, com a eucaristia e a entrega da festa aos novos mordomos.

A vila de Sendim está em festa de 3 a 10 de agosto, num programa que começa com o Festival Ibérico dos Pauliteiros (3 de agosto), prossegue com a Feira do Emigrante (7 de agosto), os concertos de Expensive Soul, Marisa Liz e Fernando Correia Marques e culmina a 10 de agosto, com a celebração religiosa em honra de Santa Bárbara.
Milhares de jovens de todo o mundo chegam a Roma, para o Jubileu dos Jovens, uma das maiores celebrações do Ano Santo, que conta com a maior delegação portuguesa no estrangeiro, com mais de 11 mil participantes.
O evento escutista mundial – 16º World Scout Moot – organizado pela Federação Escutista de Portugal, realiza-se de 25 de julho a 3 de agosto e conta com 7500 jovens escuteiros, provenientes de mais de 100 países.
As monjas trapistas do Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, desafiam as jovens portuguesas a conhecer o estilo de vida monástico, durante uma semana de férias, que decorre de 1 a 8 de agosto.
Como nos relacionamos com Deus? Comunicamos com Ele? Sentimos necessidade de falar com Ele sobre a nossa vida, as nossas inquietações, dúvidas, alegrias e tristezas? Estamos interessados em escutar o que Deus tem para nos dizer? Como se processa o nosso diálogo com Deus?
Ninguém pode dar o que não tem. Façamos o bem como Marta, sem esquecer que o cântaro tem de ir à fonte a fim de ser enchido para ser derramado de forma a banir a aridez e matar a sede de quem anseia por uma bebida libertadora. O Senhor é água viva, é pão da vida, é caminho, é luz do mundo, Bom Pastor, orou longamente e ensinou- -nos a rezar o Pai-Nosso.
Na iniciativa ‘Caravana de Esperança’, pelo ‘Tempo da Criação’ 2025, os frades Capuchinhos da Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado (FIPA) vão visitar as 321 paróquias da Diocese de Bragança-Miranda, em autocaravana, entre 9 e 30 de setembro.
No Domingo, dia 13 de julho, o bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, presidiu à ordenação de um sacerdote e um diácono, desafiando os membros do clero à ação social no seu ministério.
Pode-se saber de cor o Evangelho e não ser cristão, porque saber não basta, é preciso fazer, aplicar em atos concretos o que se aprendeu.
A aldeia de Vilar Seco, no concelho de Vimioso, celebra a festa do padroeiro, São Tiago, a 25 de julho, uma festividade que este ano tem como novidades a participação do bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida e a homenagem ao saudoso padre Manuel Paulo Lopes (1930-2001), antigo missionário em Moçambique.
No Domingo, dia 13 de julho, o Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, preside à ordenação presbiteral do diácono Nélson Vale e à ordenação diaconal de frei John Naheten, uma celebração agendada para as 18h00, na Catedral de Bragança.
Um livro que retrata as igrejas e catedrais da diocese Bragança – Miranda é apresentado esta sexta-feira dia 11 de julho, em Miranda do Douro, no decorrer da Semana da Cultura Mirandesa e trata-se de uma compilação de textos histórico-religiosos dos templos cristãos existentes no nordeste transmontano.
Jesus diz que devemos pedir a Deus que aumente o número de operários na sua Igreja. Que sejam verdadeiros portadores de paz e alegria aos corações, cultivando as virtudes que o próprio Jesus enumera: pobreza, prudência e simplicidade, coragem e perseverança na confiança, desprendimento de si mesmos e dos bens materiais, dedicação plena à missão de curar e de apregoar a Palavra da Boa Nova.
Esta quinta-feira, dia 3 de julho, a hospedaria, do Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, foi o local de encontro dos bispos das dioceses de Bragança-Miranda, Lamego, Guarda e Viseu, que se reuniram para avaliar a formação dos seminaristas e programar o próximo ano letivo.
A 18ª edição da ‘Clericus Cup’, um torneio de futsal em que participam equipas de padres de várias dioceses, vai decorrer em Lamego, entre 7 e 9 de julho, tendo o cardeal José Tolentino Mendonça afirmado que o desporto tem a capacidade de ser “profecia”.
O bispo de Bragança-Miranda pediu que a liturgia que os cristãos celebram integre “coerentemente” um testemunho “pessoal e comunitário, ao serviço dos pobres e marginalizados” e alertou contra a “superficialidade” e comportamentos contraditórios”.
Comummente conhecida por “São Pedro da Silva”, esta aldeia do concelho de Miranda do Douro, pertencente à Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, celebrou no Domingo, dia 29 de junho, a festa em honra de São Pedro, padroeiro da localidade, com a missa solene e a procissão, seguida de um jantar convívio, animado pela música de um grupo concertinas.
Amor com amor se paga. O martírio de Pedro e Paulo é a demonstração da mudança, fruto do encontro que os introduziu na compreensão do Coração de Cristo, cujo amor gratuito apela à retribuição, em liberdade. O conhecimento conduziu ao amor, o amor levou ao seguimento, à imitação, ao serviço, à fidelidade até ao martírio.
No fim-de-semana de 27, 28 e 29 de junho, o bairro da Terronha, em Miranda do Douro, celebra a festa em honra de São Judas Tadeu, uma festividade que tem como atrativos os petiscos, a música e a celebração religiosa, que este ano tem como novidade a inauguração do novo espaço dedicado à colocação da imagem do apóstolo e mártir.
Jesus explica aos discípulos as razões pelas quais eles devem abraçar a “lógica da cruz”. Convida-os a entender que oferecer a vida por amor não é perdê-la, mas ganhá-la. Quem é capaz de dar a vida a Deus e aos irmãos, não fracassou; mas ganhou a Vida verdadeira, a Vida eterna.
Deus alimenta-nos
Em Portugal, à festa do «Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo» damos o nome de festa do «Corpo de Deus». É um título bonito e significativo: Jesus é Deus e encarnou para que experimentássemos a proximidade e a ternura divinas.
No Domingo, dia 15 de junho, a festa da Santíssima Trindade, em Fonte Aldeia, voltou a reunir as populações das localidades circunvizinhas, para a celebração da missa solene e uma tarde de convívio cujo destaque foram as tradicionais rondas à volta da capela.
Ao celebrarmos o dia da Santíssima Trindade, retomamos esta invocação e adoramos as três pessoas divinas, dirigindo-nos ao Pai celeste, por intermédio e intercessão de Jesus Cristo e inspirados pelo Espírito Santo. Deus trino e uno manifesta-se aos homens como Pai Criador e Providência, como Filho encarnado, como Espírito de Deus em nós.
No fim-de-semana de 13, 14 e 15 de junho, Fonte de Aldeia celebra a festa em honra da Santíssima Trindade, uma romaria muito participada pelas gentes do concelho de Miranda do Douro e cujos maiores destaques são a procissão para a capela da Trindade, a eucaristia e as tradicionais rondas.
A 13 de julho, o Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, preside à ordenação presbiteral do diácono Nélson Vale e à ordenação diaconal de frei John Naheten, uma celebração agendada para as 18h00, na Catedral de Bragança.
Os meios de comunicação do Vaticano apresentaram o trailer de uma produção audiovisual sobre a vida do Papa Leão XIV, quando era missionário e bispo no Peru.
O Espírito dá respiração e vida, sopra e ateia o fogo da caridade que se transforma em serviço a Deus e ao próximo, aquecendo os corações e entusiasmando as vontades. O Espírito Santo é Deus em nós.
O bispo da diocese de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida inicia a 7 de junho, a visita pastoral à Unidade Pastoral Senhora do Caminho, no concelho de Mogadouro.
De 1 a 4 de maio, o Mosteiro de Santa Maria, Mãe da Igreja, em Palaçoulo, recebeu a visita e a estadia de um grupo de Leigos para o Desenvolvimento (LD) que comemorou o trigésimo aniversário do regresso das missões desenvolvidas em São Tomé e Príncipe e em Moçambique.
No Domingo, dia 11 de maio, a Diocese de Bragança-Miranda vai promover uma caminhada que se insere no programa da Semana Nacional de Oração pelas Vocações, que decorre de 4 a 11 de maio.
O Papa Leão XIV apresentou-se à multidão que esperava o anúncio da eleição pontifícia, no Vaticano, deixando “votos de paz “a todos os povos, a toda a terra”.
Na tarde de Domingo, dia 27 de abril, o bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, presidiu à celebração da missa campal, na romaria internacional de Nossa Senhora da Luz, em Constantim, tendo exortado os milhares de fiéis, portugueses e espanhóis, a serem peregrinos de esperança e da misericórdia.
O cardeal António Marto, que vai integrar o conclave para eleger o sucessor do Papa Francisco, afirmou que não há lugar para retrocesso na Igreja Católica e que o seu futuro líder deve ter uma “mente jovem”.
O Papa Francisco escreveu uma reflexão sobre a morte, no prefácio de livro ‘À espera de um novo começo. Reflexões sobre a velhice’, que vai ser publicado a 24 de abril.
O bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, referiu que o Papa Francisco, que morreu aos 88 anos, procurava cultivar a proximidade com as pessoas e não se cansou de alertar para a necessidade de remover “preconceitos seculares e inconscientes”.
Ao início da manhã desta segunda-feira de Páscoa, às 07h35 locais (menos uma hora em Lisboa), faleceu o Papa Francisco, aos 88 anos de idade, informou o Vaticano.
De 13 a 20 de abril, a Semana Santa, na Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, no concelho de Vimioso e na localidade de São Pedro da Silva, é celebrada com procissões, a dramatização da Paixão de Cristo, Ceia do Senhor e o Lava Pés, adoração da Santa Cruz, Vigília Pascal, a Missa de Páscoa e as visitas pascais para anunciar a ressurreição de Jesus.
Na vila de Sendim, as celebrações do Tríduo Pascal iniciam-se na quinta-feira Santa, dia 17 de abril, com a missa vespertina da Ceia do Senhor seguida da procissão do Senhor da Piedade e nos dias seguintes as celebrações pascais prosseguem com a procissão do Senhor da Boa Morte e a Missa da Ressurreição do Senhor.
O Domingo de Ramos foi celebrado a 13 de abril, em Duas Igrejas, com a Solenidade do Senhor dos Passos, uma celebração religiosa que juntou centenas de pessoas nesta localidade do concelho de Miranda do Douro e deu início à Semana Santa.
De 13 a 18 de abril, em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, celebra-se a solenidade do Senhor dos Passos, que inicia a Semana Santa, com a eucaristia do Domingo de Ramos e as procissões que recordam o percurso de Cristo, da Paixão até à Morte.
Com o propósito de envolver a população de Miranda do Douro nas celebrações da Semana Santa, vai ser representada a “Paixão de Cristo”, um espetáculo de teatro religioso agendado para a Sexta-Feira Santa, dia 18 de abril, no Largo Dom João III, no centro histórico da cidade de Miranda do Douro.
O Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, vai acolher o retiro quaresmal dos consagrados da Diocese de Bragança-Miranda, no sábado, dia 29 de março.
Em Miranda do Douro, foram inauguradas no Domingo, dia 23 de março, as obras de requalificação da igreja da misericórdia, numa cerimónia que contou com a presença do bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, por ocasião da sua visita pastoral.
No sábado, dia 22 de março., os peregrinos da diocese de Zamora e da paróquia de Miranda do Douro vão percorrer a segunda etapa do percurso “Calzada Mirandesa”, numa distância de 18 quilómetros, entre as localidades de Pereruela e Abelón, na província de Zamora (Espanha).
No dia 1 de março, o bispo da diocese de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, iniciou a visita à Unidade Pastoral de Santa Maria Maior, no concelho de Miranda do Douro, com a celebração da eucaristia na igreja paroquial e a visita ao Centro Social e Paroquial de São Martinho de Angueira.
.No Domingo, dia 23 de fevereiro, D. Nuno Almeida concluiu a visita à Unidade Pastoral de Senhora da Visitação, onde presidiu à eucaristia dominical, na igreja matriz de Vimioso, tendo apelado ao perdão para que o amor circule nas várias comunidades.
No Domingo, dia 16 de fevereiro, os jovens universitários da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) concluíram a semana da Missão País 2025, com a participação e animação da eucaristia dominical, celebrada na igreja matriz de Mogadouro.
Mogadouro acolhe pelo segundo ano consecutivo, 60 jovens universitários da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), no âmbito do projeto católico “Missão País”, uma iniciativa que tem como finalidade dar a conhecer aos jovens universitários a realidade social de Portugal, através de uma semana de voluntariado e apostolado.
A diocese de Zamora e a paróquia de Miranda do Douro voltam a organizar a atividade “Peregrinos por um dia”, que consiste numa série de quatro caminhadas, que tem como maior propósito o encontro e o convívio entre os dois povos vizinhos.
O bispo, Dom Nuno Almeida, informou que a diocese Bragança-Miranda necessita de pelo menos mais 10 párocos, para servir as comunidades e adiantou que para suprir esta falta podem chegar à diocese padres vindos do estrangeiro.
No Domingo, dia 9 de janeiro, a Diocese de Bragança-Miranda celebra o 50º aniversário da ordenação sacerdotal do monsenhor Adelino Fernando Paes, vigário-geral diocesano, natural de Picote, no concelho de Miranda do Douro.
No âmbito da visita pastoral do bispo, Dom Nuno Almeida, à Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação está a realizar-se em Algoso, de 21 a 24 de janeiro, uma formação bíblica, orientada pelo franciscano capuchinho, frei Hermano Filipe.
No âmbito da visita pastoral ao arciprestado de Miranda, o bispo Dom Nuno Almeida, visitou a 20 de janeiro, a localidade de Algoso, na festa do padroeiro São Sebastião, tendo presidido à eucaristia, almoçou com a comunidade local e visitou o lar de idosos e as várias capelas da localidade.
Este ano, em Algoso, a festa em honra do padroeiro, São Sebastião, agendada para o dia 20 de janeiro, tem como maior destaque a visita de Dom Nuno Almeida, bispo de Bragança-Miranda, no âmbito da sua visita pastoral ao arciprestado de Miranda.
O bispo de Bragança-Miranda. Dom Nuno Almeida inicia neste mês de janeiro, a visita pastoral ao arciprestado de Miranda (Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso), tendo presidido do Domingo, dia 5 de janeiro, à celebração da eucaristia, na concatedral de Miranda do Douro e em Vimioso, aquando na solenidade da Epifania do Senhor.
No Domingo, dia 29 de dezembro, na Festa da Sagrada Família, o bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, presidiu à Missa Dominical, na concatedral de Miranda do Douro, antecedido do rito de abertura da Porta Santa, que deu início ao Jubileu dedicado à virtude da Esperança.
No âmbito do ano jubilar 2025, realizaram-se na sala de encontro, do Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, no dia 28 de dezembro, duas palestras dedicadas ao tema “As raízes judaicas do jubileu”, com a finalidade de entender a razão de ser deste preceito da Igreja Católica.
A comunidade trapista do Mosteiro de Santa Maria, Mãe da Igreja, em Palaçoulo, têm duas novas monjas trapistas, as jovens portuguesas Matilde e Columba, que descobriram na vocação religiosa um compromisso, sentido de pertença e um outro nível de felicidade.
O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, escreveu uma mensagem, para a Semana de Oração pelos Seminários 2024, que decorre até domingo, destacando a importância de envolver as comunidades católicas na identificação de possíveis vocações.
O Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, foi inaugurado no dia 23 de outubro, numa cerimónia que teve como momento alto, a celebração da eucaristia presidida pelo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, que neste regresso à diocese de Bragança-Miranda afirmou que a conclusão do mosteiro trapista “é um sonho de Deus concretizado!”.