Na Terra de Miranda ainda há quem mantenha viva a tradição familiar de fazer alheiras, como acontece em São Pedro da Silva, na casa da família Fidalgo, que no dia 21 de janeiro, juntou os pais, Francisco Fidalgo e Leonor Esteves, à filha, Glória Fidalgo, para uma jornada de trabalho familiar.
Na sequência de concursos públicos, quatro diretores de museus e palácios sob alçada da entidade Museus e Monumentos de Portugal foram reconduzidos dos cargos, entre as quais Celina Pinto, como diretora do Museu da Terra de Miranda.
O investigador, historiador e antropólogo Adriano Vasco Rodrigues, que desenvolveu trabalhos na área dos estudos judaicos, morreu no Porto, aos 95 anos, informou o deputado Nuno Gonçalves, ex-presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.
As relações que o escritor Guerra Junqueiro manteve com o mundo da arte, enquanto colecionador e proximidade aos artistas da sua época (1850-1923), são objeto de uma exposição que é inaugurada a 22 de janeiro, no Panteão Nacional, em Lisboa.
A aldeia mais oriental de Portugal, Paradela, no concelho de Miranda do Douro, está a celebrar a festa em honra do mártir, São Sebastião, uma festividade que se iniciou a 9 de janeiro e culmina neste sábado, dia 18, com missa solene, o cantar do ramo e o leilão do fumeiro.
A Fundação Calouste Gulbenkian abriu as candidaturas ao Apoio à Criação Artística, cujo valor pode variar entre os quatro e os 16 mil euros, em Artes Performativas, Artes Visuais, Cinema e Cruzamentos Disciplinares.
A taxa de execução dos 319 milhões de euros, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a Cultura, está nos 28,7%, indicou a secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro.
Na festa da “Matância de l cuchino”, no passado dia 29 de dezembro de 2024, foi apresentado em Genísio, no concelho de Miranda do Douro, o livro “GENÍSIO. Apontamentos históricos e etnográficos”, da autoria de Basileu Pires e Cândido Rodrigues.
Com o propósito de manter viva a tradição dos cantares dos Reis, o município de Miranda do Douro coorganiza no serão de sábado, 11 de Janeiro, na aldeia de Malhadas, o XIX Encontro “Bamos a cantar ls Reis”.
A inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, das danças dos Pauliteiros nas festas de Miranda do Douro está em consulta pública, anunciou o instituto Património Cultural.
Com o objetivo de destacar o papel (in)formativo da Biblioteca Municipal Trindade Coelho, em Mogadouro, vão realizar-se nos meses de janeiro, fevereiro e março, três vídeoconferências (webinares) dedicadas aos temas da leitura, da inteligência artificial e da igualdade de género.
Numa votação promovida em 2024, pela Porto Editora, a palavra “liberdade” foi a mais votada (22%), anunciou o grupo editorial.
O Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) inaugurou a 6 de janeiro, a nova biblioteca escolar, equipada com 500 novos livros, mobiliário e equipamento tecnológico, o que oferece aos alunos melhores condições de estudo para a aprendizagem e a aquisição de conhecimentos.
No Domingo, dia 5 de janeiro, a vila de Vimioso foi o palco do “Cantar de Reis”, um encontro que neste novo ano reuniu 10 grupos de várias freguesias do concelho, que quiseram preservar uma das mais belas tradições de Natal, com a entoação de cânticos dedicados ao Nascimento do Deus Menino.
No Domingo, dia 5 de janeiro e para celebrar uma das tradições mais belas da época de Natal, a vila de Vimioso volta a organizar o “Cantar dos Reis”, um evento que vai decorrer no pavilhão multiusos e que tem como convidado, o bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida.
A Concatedral de Miranda do Douro acolhe este sábado, dia 4 de janeiro, o Concerto de Ano Novo, um espetáculo musical interpretado por Dinis Meirinhos e David Bento, dois instrumentistas de guitarra e violino.
No dia 1 de janeiro, a população de Vila Chã de Braciosa iniciou o novo ano com a celebração da Festa do Menino e o ritual da Velha, uma das tradicionais festas de solstício de inverno do concelho de Miranda do Douro.
Em plena época de Natal, a Biblioteca Municipal Dr. Norberto Lopes, em Vimioso, acolhe na tarde desta sexta-feira, dia 27 de dezembro, a iniciativa “Conta-me um conto… Num serão de Natal”, da autoria de Rui Branco Silva.
A população de São Pedro da Silva, no concelho de Miranda do Douro, recriou no Domingo, dia 22 de dezembro, o tradicional peditório para a Festa em honra de Santa Luzia, que consiste um antigo ritual protagonizado pelos mascarados “O Velho e a Galdrapa”, cuja missão é ir de casa em casa, recolher as dádivas e convidar as pessoas a festa.
No dia 24 de dezembro, a Freguesia de Miranda do Douro inaugurou um mural dedicado à emblemática “Festa dos Carros da Fogueira do Galo”, uma antiga tradição que põe em destaque o espírito comunitário da juventude mirandesa, na celebração do Natal.
A cidade de Miranda do Douro volta a ser o palco do festival de música e tradição “Geada”, agendado para o fim de semana de 28 e 29 de dezembro, numa edição em que o maior destaque são as relações de proximidade e culturais com a província espanhola de Castela e Leão.
No Norte e Centro do país, as festas das máscaras, associadas ao Solstício de Inverno, estão a ganhar uma nova identidade, graças ao cuidado das populações na preservação destas tradições ancestrais.
Neste sábado, dia 21 de dezembro, a Associação Filarmónica Mirandesa oferece um Concerto de Natal, na concatedral, em Miranda do Douro, num espetáculo musical que conta com a participação da Banda Filarmónica de Lamas e uma homenagem aos antigos músicos mirandeses.
Os museus e monumentos portugueses vão estar encerrados nos dias 24 e 31 de dezembro devido à tolerância de ponto para esses dias, anunciaram as entidades que os tutelam a nível nacional.
No dia 24 de dezembro, a vila de Sendim vai celebrar o dia de consoada, com a festa da Fogueira do Galo, em que os destaques são o acender da fogueira ao final da tarde, a Missa do Galo à meia-noite e a ceia de Natal pela noite dentro, animada com a música dos gaiteiros e as danças dos pauliteiros.
No Domingo, dia 22 de dezembro, a localidade de São Pedro da Silva, no concelho de Miranda do Douro, recria o tradicional peditório da Festa de Santa Luzia, um antigo ritual protagonizado pelos mascarados de inverno, o Velho e e Galdrapa e que este ano tem como novidades a apresentação do mural e de um livro.
Na tarde desta terça-feira, dia 17 de dezembro, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD) visitaram o espaço de diversão e animação “Tierra Natal”, em Miranda do Douro, antes das férias de Natal, que decorrem de 18 de dezembro até 5 de janeiro.
A Associação de Língua Mirandesa (ALCM) editou o primeiro ‘e-book’, em mirandês, um trabalho que é a transcrição de contos publicados num ‘podcast’, com a finalidade de tornar a língua acessível a novos falantes, através da leitura e do áudio.
A Associação dos Caretos de Podence apresenta este sábado, dia 14 de dezembro, um livro que conta os 30 anos de histórias até à consagração destas figuras como património da UNESCO, numa publicação que tem prefácio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Em 2025, oito localidades de norte a sul do país, entre as quais Miranda do Douro, vão acolher as futuras Unidades Patrimoniais Territoriais (UPT) para acompanhar o património localmente, anunciou a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, no parlamento.
De 22 de dezembro a 1 de janeiro de 2025, celebram-se no concelho de Miranda do Douro, as festas de solstício de inverno, antigas tradições que remetem para o ciclo da natureza e a chegada do inverno e são importantes elos de socialização nas comunidades rurais, como acontece em São Pedro da Silva, com a Festa de Santa Luzia ou do Velho e a Galdrapa.
A Mirandanças – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Terra de Miranda, organiza no serão de sábado, dia 14 de dezembro, um sarau cultural, com o propósito de celebrar o Natal e promover a solidariedade.
No sábado, dia 7 de dezembro e no âmbito do cinquentenário da revolução dos cravos, a Junta de Freguesia de Picote vai homenagear o capitão de Abril, Teófilo Bento, nascido na localidade a 6 de dezembro de 1944.
No concelho de Miranda do Douro e dada a proximidade das Festas de Solstício de Inverno, vai realizar-se no serão desta sexta-feira, dia 6 de dezembro, no arquivo municipal, uma conversa sobre “Rituais do Solstício de Inverno: Vender a alma ao Diabo?”, uma tertúlia cujo convidado é o etnógrafo e diretor do Centro de Música Tradicional Sons da Terra, Mário Correia.
O município de Mogadouro investiu cerca de 120 mil euros para dinamizar a época natalícia, com a iluminação de natal, uma pista de gelo, o comboio turístico, a corrida São Silvestre, um teatro infantil, o concerto de Natal e os cantares dos Reis, detalhou o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, António Pimentel.
Para animar a XXIII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) de Vimioso, vai realizar-se na tarde de Domingo, dia 8 de dezembro, o Festival de Folclore da Castanha, que nesta 11ª edição tem como participantes o Rancho Folclórico de Vimioso, o Rancho Folclórico de Cetes (Paredes) e o grupo Aulas de Música de Aliste y Tras Os Montes, de Trabazos (Espanha).
A Associação Filarmónica Mirandesa foi uma das 32 bandas convidadas para participar no Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas, uma tradição que faz parte das comemorações do feriado nacional do 1º de Dezembro, que assinala a Restauração da Independência de Portugal.
A cidade de Miranda do Douro inaugurou a decoração e iluminação de Natal, um investimento que segundo a presidente do município, Helena Barril, pretende assinalar a importância desta época festiva para os mirandeses e tornar a cidade mais bonita e apelativa para os visitantes e turistas.
Na tarde de Domingo, dia 1 de dezembro, a cidade de Miranda do Douro é o palco do teatro musical “Amália, Fado & Saudade”, um espetáculo que recria a vida e carreira da diva do Fado, Amália Rodrigues.
O município de Vimioso ainda não aderiu ao Plano de Ação para os Media, que prevê a distribuição de jornais diários e seminários, por entender que terá de aguardar pelo fim do concurso público lançado para o efeito.
A Direção-Geral das Artes (DGArtes), em parceria com o município de Miranda do Douro, promovem na noite de sábado, 30 de novembro, na aldeia do Palancar, os concertos “Ecos da Montanha”.
O presidente da Museus e Monumentos de Portugal mostrou-se preocupado, com o facto de vários equipamentos tutelados pela empresa pública, estarem fechados para obras em 2025, coincidindo com uma campanha turística focada no património.
A cidade de Miranda do Douro foi o palco do 2º Encontro Arte e Coesão Territorial, uma iniciativa organizada pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), que teve como propósito apresentar os 34 projetos artísticos, dirigidos aos territórios onde há uma reduzida atividade artística e profissional.
O Santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, acolhe no sábado, dia 16 de novembro, o tradicional magusto, uma iniciativa da Comissão de Festas com a finalidade de preservar a tradição, promover o convívio e angariar dinheiro para a festa do próximo ano.
Nos dias 9 e 10 de novembro, a aldeia de Tó, no concelho de Mogadouro, foi o destino de muitas pessoas, naturais da localidade e outros visitantes, que quiseram participar na Feira de São Martinho, um certame que juntou a mostra de produtos locais, com uma variada animação cultural, em que os maiores destaques foram o magusto, as chegas de touros e a gastronomia.
De 8 de novembro a 17 de janeiros de 2025, a Casa da Cultura, em Miranda do Douro, tem em exposição “Maçcarilhas i Bichas”, uma coleção de 35 máscaras em madeira, do artesão Carlos Ferreira, alusivas aos rituais solstícios de inverno, na Terra de Miranda.
O posto de turismo de Mogadouro acolhe até 5 de dezembro, a exposição “Olhe – O Ramal Ferroviário do Sabor” que reúne 11 propostas para “refuncionalizar e revitalizar” as antigas estações de comboio da linha ferroviária do Sabor.
Com o propósito de descentralizar a atividade cultural no concelho, o município de Miranda do Douro vai iniciar na tarde de Domingo, dia 10 de novembro, um novo ciclo de Concertos de Outono, sendo que o primeiro se realiza na igreja paroquial da Especiosa, com o espetáculo “De l Praino à Estrela”.
Para celebrar o dia de São Martinho, a Freguesia de Vimioso e a Comissão de Festas 2025 estão a organizar a 6ª Caminhada de São Martinho, que vai realizar-se no sábado, dia 9 de novembro, uma atividade que inclui almoço e um magusto com castanhas assadas e jeropiga.
Em Angueira, a II Feira do Mel e Produtos da Terra encerrou na tarde de Domingo, dia 20 de outubro, com as tradicionais chegas de touros e a visita à feira, onde os expositores confirmaram a maior afluência de visitantes ao certame, embora tenham registado menos vendas.
A Associartecine, com sede em Caçarelhos, no concelho de Vimioso, em parceria com a Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN), promove entre 24 e 27 de outubro, o Encontro de Cinema Ambiental e Rural.
Picote acolheu nos dias 20, 21 e 22 de setembro, a “II Fiestas de las Lhénguas”, um evento cultural que reuniu nesta aldeia do concelho de Miranda do Douro, falantes de mirandês e de asturo-leonês, num encontro que permitiu definir estratégias comuns para a revitalização destas línguas minoritárias, como são a organização de eventos e a divulgação de vídeos promocionais através das redes sociais.
No âmbito da estratégia de proteção e promoção da língua mirandesa, o grupo de trabalho anunciou, em Miranda do Douro, que vai ser criada uma Estrutura de Missão até ao final do mês de setembro.
No âmbito do Dia Europeu das Línguas, que se assinala a 26 de setembro, a freguesia de Picote e a associação Frauga, voltam a organizar no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de setembro, a “II Fiestas de las Lhénguas”, um evento cultural que nesta edição tem como destaques a conversa com os escritores convidados, os concertos musicais e a liturgia da missa dominical, lida em mirandês e asturiano.
No dia 17 de setembro, no 26º aniversário do reconhecimento oficial da Língua Mirandesa foram apresentados no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), dois novos recursos para a aprendizagem da língua mirandesa, como são o site “RTP Ensina” e o audiolivro “Mensagem” de Fernando Pessoa.
O Museu da Terra de Miranda, em parceria com o Ministério da Cultura de Espanha, promove uma oficina ibérica de cestaria tradicional entre 6 e 12 setembro, integrada no projeto “Trama de um processo aberto”.
Está a decorrer em Picote, de 12 a 26 de agosto, um Campo de Trabalho Voluntário Internacional, uma iniciativa que trouxe à localidade dez jovens, para participar nas escavações arqueológicas da “Casa Romana do Castelhar”, uma antiga habitação romana datada dos séculos III/ IV.
Dando continuidade às festas da aldeia, a freguesia de Algoso organizou a 18 de agosto, o evento “Há Bailarico no Castelo”, com os propósitos de promover turisticamente o monumento do século XII e presentear os muitos emigrantes que regressaram à aldeia para gozar uns dias de férias, neste mês de agosto.
No serão de Domingo, dia 4 de agosto, a praça central da vila de Sendim encheu-se de gente, para assistir ao X Festival Ibérico de Pauliteiros, um evento cultural que este ano se realizou ao serão, num palco instalado no centro da praça, onde dançaram sete grupos portugueses e espanhóis.